Questões de Engenharia Florestal do ano 2008

Lista completa de Questões de Engenharia Florestal do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O Domínio do Bioma Mata Atlântica pode ser definido como o espaço que contém aspectos fitogeográficos e botânicos que tenham influência das condições climatológicas peculiares do mar incluindo as áreas associadas. Fazem parte desse Bioma as florestas

  • A.

    Ombrófila Densa, Subcaducifólia Subtropical, Estacional Semidecidual, Estacional Decidual, e com Araucária; os manguezais; as restingas e os campos de altitude associados; os brejos interioranos e os encraves florestais da Região Nordeste do semiárido.

  • B.

    Perenifólia Latifoliada Higrófila Costeira, Ombrófila Densa, Ombrófila Mista, Estacional Semidecidual, Estacional Decidual; os manguezais; as restingas e os campos de altitude associados; os brejos interioranos e os encraves florestais da Região Nordeste do semi-árido.

  • C.

    Latifoliada Perene Tropical, Ombrófila Densa, Ombrófila Aberta, Estacional Semidecidual, Estacional Decidual e o pantanal.

  • D.

    Ombrófila Densa, Ombrófila Mista, Estacional Semidecidual, Estacional Decidual, e com Araucária; os manguezais; as restingas e os campos de altitude associados; os brejos interioranos e a caatinga.

  • E.

    Ombrófila Densa, Ombrófila Aberta, Ombrófila Mista, Estacional Semidecidual, Estacional Decidual; os manguezais; as restingas e os campos de altitude associados; os brejos interioranos e os encraves florestais da Região Nordeste.

No bioma Mata Atlântica, a vegetação secundária em estágio médio ou avançado de recuperação poderá ser suprimida apenas se for

  • A.

    prevista no plano diretor como para área de expansão urbana; não for abrigo de espécies ameaçadas de extinção; não for área de proteção de mananciais e controle de erosão; não ter excepcional valor paisagístico; for autorizada pelo Estado.

  • B.

    prevista no plano de manejo da unidade de conservação como área de uso público; não for abrigo de espécies endêmicas; não for área de proteção de mananciais e controle de erosão; não ter excepcional valor paisagístico; for autorizada pelo Estado.

  • C.

    autorizada pelo Estado.

  • D.

    apresentado um EIA-RIMA, bem como realizadas audiências públicas sobre o projeto a ser desenvolvido na área.

  • E.

    solicitado, com antecedência de 3 (três) meses ao órgão competente, justificando o empreendimento.

Todas as imagens de sensoriamento remoto estão sujeitas a algumas formas de distorção geométrica. Estes erros podem ser devido a uma variedade de fatores, entre eles,

  • A.

    o uso de sensores termais; o movimento do sistema de varredura; a altura da plataforma; o comprimento de onda; o relevo do terreno e a curvatura e rotação da Terra.

  • B.

    a perspectiva da ótica do sensor; o movimento do sistema de varredura; o movimento e instabilidade da plataforma; a altitude e velocidade da plataforma; o relevo do terreno e a curvatura e rotação da Terra.

  • C.

    a resolução espectral; a área total imageada pelo sensor; o movimento do sistema de varredura; o movimento e instabilidade da plataforma; a altitude, e velocidade da plataforma e o relevo do terreno.

  • D.

    a emissividade espectral; a resolução radiométrica; movimento e instabilidade da plataforma; a altitude e velocidade da plataforma; o relevo do terreno e a curvatura e rotação da Terra.

  • E.

    a resolução temporal e os sistemas de lentes multitemporais; movimento e instabilidade da plataforma; a altitude e velocidade da plataforma; relevo do terreno e a curvatura e rotação da Terra.

Imagens de Sensoriamento Remoto são compostas de

  • A.

    matriz de elementos de resolução, ou pixels, que são a maior unidade de uma imagem.

  • B.

    matriz de elementos de resolução, ou quadrículas, que são a menor unidade de uma imagem.

  • C.

    matriz de elementos de resolução, ou pixels, que são a menor unidade de uma imagem.

  • D.

    resolução espacial, ou pixels, que são a menor unidade de uma imagem.

  • E.

    posters de imagens, ou pixels, que são a menor unidade de um satélite.

Em um mapa com uma escala de 1:100.000, um objeto de 1 cm de tamanho no mapa, seria no terreno (solo) um objeto de

  • A.

    1 Km

  • B.

    1 000 cm

  • C.

    100 000 m

  • D.

    10 000 m

  • E.

    100 Km

Segundo o documento da Agenda 21 brasileira, o conceito de Desenvolvimento Sustentável apresenta as seguintes dimensões:

  • A.

    social (melhoria da qualidade de vida da população); política (construção da cidadania); demográfica (limites da capacidade de suporte de determinado território e de base de recursos); cultural (capacidade de manter a diversidade de culturas); institucional (fortalecer engenharias institucionais e/ou instituições) e espacial (busca de maior eqüidade nas relações atmosféricas).

  • B.

    ecológica (manutenção da capacidade de sustentação dos ecossistemas); ambiental (manutenção de estoques de capital natural incorporado às atividades produtivas); social (construção da cidadania); política (base para tomada de decisão); demográfica (melhoria da qualidade de vida da população); cultural (capacidade de manter a diversidade de culturas); institucional (fortalecer engenharias institucionais e/ou instituições) e espacial (busca de maior eqüidade nas relações inter-regionais biosféricas).

  • C.

    ambiental (manutenção de estoques de capital natural incorporado às atividades produtivas); social (construção da cidadania); política (base para tomada de decisão); cultural (capacidade de manter a diversidade de culturas exóticas); institucional (fortalecer engenharias institucionais e/ou instituições) e espacial (busca de maior eqüidade nas relações inter-regionais).

  • D.

    ecológica (manutenção de estoques de capital natural incorporado às atividades produtivas); ambiental (manutenção da capacidade de sustentação dos ecossistemas); social (melhoria da qualidade de vida da população); política (construção da cidadania); demográfica (limites da capacidade de suporte de determinado território e de base de recursos); cultural (capacidade de manter a diversidade de culturas); institucional (fortalecer engenharias institucionais e/ou instituições) e espacial (busca de maior eqüidade nas relações interregionais).

  • E.

    ecológica (manutenção de estoques de capital natural incorporado às atividades produtivas); demográfica (limites da capacidade de suporte de determinado território e de base de recursos); cultural (construção da cidadania); institucional (fortalecer a tomada de decisão) e espacial (busca de maior eqüidade nas relações inter-regionais atmosféricas).

No Código Florestal é definida como:

  • A.

    pequena propriedade rural ou posse rural familiar: aquela explorada mediante o trabalho pessoal do proprietário ou posseiro e de sua família, admitida a ajuda eventual de terceiro e cuja renda bruta seja proveniente, no mínimo, em trinta por cento, de atividade agroflorestal ou do extrativismo.

  • B.

    reserva legal: área localizada no interior de uma propriedadeou posse rural, incluindo as áreas de preservação permanente, necessária ao uso sustentável dos recursos naturais, à conservação e reabilitação dos processos ecológicos, à conservação da biodiversidade e ao abrigo e proteção de fauna e flora nativas.

  • C.

    área de preservação permanente: área protegida nos termos dos arts. 4º e 5º desta Lei, coberta por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica, a biodiversidade, o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas.

  • D.

    área de preservação permanente: área protegida nos termos dos arts. 7º e 8º desta Lei, não coberta por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica, a biodiversidade, o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas.

  • E.

    reserva legal: área localizada no interior de uma propriedade ou posse rural, excetuada a de preservação permanente, necessária ao uso sustentável dos recursos naturais, à conservação e reabilitação dos processos ecológicos, à conservação da biodiversidade e ao abrigo e proteção de fauna e flora nativas.

Entende-se por conservação in situ:

  • A.

    o espaço territorial e seus recursos ambientais, incluindo as águas jurisdicionais, com características naturais relevantes, legalmente instituído pelo Poder Público, com objetivos de conservação e limites definidos, sob regime especial de administração, ao qual se aplicam garantias adequadas de proteção.

  • B.

    a conservação de ecossistemas e hábitats naturais e a manutenção e recuperação de populações viáveis de espécies em seus meios naturais e, no caso de espécies domesticadas ou cultivadas, nos meios onde tenham desenvolvido suas propriedades características.

  • C.

    todo e qualquer procedimento que vise assegurar a conservação da diversidade biológica e dos ecossistemas.

  • D.

    o conjunto de métodos, procedimentos e políticas que visem a proteção exclusivamente a longo prazo das espécies, hábitats e ecossistemas, além da manutenção dos processos ecológicos, prevenindo a simplificação dos sistemas naturais.

  • E.

    apenas a exploração do ambiente de maneira a garantir a perenidade dos recursos ambientais renováveis e dos processos ecológicos, mantendo a biodiversidade e os demais atributos ecológicos, de forma socialmente justa e economicamente viável.

O complexo florestal conhecido como floresta amazônica se estende, no Brasil, pelos seguintes estados: Amazonas, Amapá, Acre, Roraima, Rondônia, Pará, Tocantins, Maranhão e Mato Grosso, em uma área em torno de 5 milhões de km 2 . A respeito dos ecossistemas que compõem a floresta amazônica, julgue os itens a seguir.

A bacia do rio Amazonas é o principal fator na existência dos ecossistemas que compõem a floresta amazônica por propiciar umidade necessária e ter suas águas como agentes dispersores de semente.

  • C. Certo
  • E. Errado

O complexo florestal conhecido como floresta amazônica se estende, no Brasil, pelos seguintes estados: Amazonas, Amapá, Acre, Roraima, Rondônia, Pará, Tocantins, Maranhão e Mato Grosso, em uma área em torno de 5 milhões de km 2 . A respeito dos ecossistemas que compõem a floresta amazônica, julgue os itens a seguir.

Uma das principais características da floresta amazônica é a uniformidade de sua vegetação, constituída unicamente de floresta em terra firme, com árvores altas cujas copas formam uma barreira contra a entrada de luz, deixando o interior da floresta úmido e quente.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...