Lista completa de Questões de Engenharia Florestal da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O fomento florestal caracteriza-se pela produção de matéria-prima para as indústrias de forma integrada com o produtor rural, sendo uma atividade empresarial que reduz ou elimina a necessidade de compra de terras. Com o objetivo de caracterizar a percepção dos produtores rurais do principal programa de fomento florestal do estado do Espírito Santo, Soares et al (2006) fizeram um diagnóstico da situação. Parte dos resultados é apresentados na tabela a seguir.
Acerca desses resultados, julgue os itens a seguintes.
A silvicultura com eucalipto já é a principal atividade para mais de 50% dos produtores da classe de contratos finalizados e renovados.
Julgue os itens a seguir relativos à Lei n.º 9.795/1999, que dispõe acerca da educação ambiental e institui a Política Nacional de Educação Ambiental.
O enfoque humanista, holístico, democrático e participativo é mencionado nessa lei.
O fomento florestal caracteriza-se pela produção de matéria-prima para as indústrias de forma integrada com o produtor rural, sendo uma atividade empresarial que reduz ou elimina a necessidade de compra de terras. Com o objetivo de caracterizar a percepção dos produtores rurais do principal programa de fomento florestal do estado do Espírito Santo, Soares et al (2006) fizeram um diagnóstico da situação. Parte dos resultados é apresentados na tabela a seguir.
Acerca desses resultados, julgue os itens a seguintes.
Para os produtores que finalizaram os contratos e não o renovaram, 43,5% passaram a ter a atividade de silvicultura como principal ou secundária.
Julgue os itens a seguir relativos à Lei n.º 9.795/1999, que dispõe acerca da educação ambiental e institui a Política Nacional de Educação Ambiental.
A educação ambiental não deve ser implantada como disciplina específica no âmbito dos currículos de ensino das instituições de ensino públicas e privadas.
O fomento florestal caracteriza-se pela produção de matéria-prima para as indústrias de forma integrada com o produtor rural, sendo uma atividade empresarial que reduz ou elimina a necessidade de compra de terras. Com o objetivo de caracterizar a percepção dos produtores rurais do principal programa de fomento florestal do estado do Espírito Santo, Soares et al (2006) fizeram um diagnóstico da situação. Parte dos resultados é apresentados na tabela a seguir.
Acerca desses resultados, julgue os itens a seguintes.
Pode-se inferir que as expectativas dos produtores que possuíam contratos em andamento tendiam a ser positivas em relação à floresta fomentada.
Julgue os itens a seguir relativos à Lei n.º 9.795/1999, que dispõe acerca da educação ambiental e institui a Política Nacional de Educação Ambiental.
A lei em apreço prevê que pelo menos 20% dos recursos arrecadados em função da aplicação de multas decorrentes do descumprimento da legislação ambiental sejam destinados às ações em educação ambiental.
Considerando a mediação dos conflitos socioambientais, julgue os itens que se seguem.
É papel do consenso de grupo, na solução de conflitos, eliminar as tensões e discórdias, estimulando a produção de soluções de melhor qualidade.
Em relação à crise ambiental decorrente do aumento exponencial da população humana, do crescimento econômico, das desigualdades sociais e dos impactos ambientais, julgue os itens subsequentes.
A superação da crise somente será possível com base na substituição do paradigma ecocêntrico pelo antropocêntrico.
Em relação à crise ambiental decorrente do aumento exponencial da população humana, do crescimento econômico, das desigualdades sociais e dos impactos ambientais, julgue os itens subsequentes.
Para a sustentabilidade da vida torna-se necessário reduzir a pegada ecológica, que consiste na quantidade de água e terra biologicamente produtiva para fornecer recursos renováveis às populações humanas.
Em relação à crise ambiental decorrente do aumento exponencial da população humana, do crescimento econômico, das desigualdades sociais e dos impactos ambientais, julgue os itens subsequentes.
As consequências da degradação e da poluição ambiental não são distribuídas igualitariamente entre a população. A mesma estrutura de classe social que determina a desigual distribuição da riqueza também determina a desigual distribuição dos riscos ambientais e da poluição.
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