Lista completa de Questões de Engenharia Florestal da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
De acordo com a lei de Educação Ambiental, Lei n.º 9.795/1999, e o Decreto 4.281/2002, que a regulamenta, julgue os itens a seguir.
A cidadania brasileira considera obrigatório o direito à educação ambiental, cabendo à sociedade como um todo manter a atenção à formação de valores e atitudes voltados para a prevenção, a identificação e a solução de problemas ambientais.
De acordo com a lei de Educação Ambiental, Lei n.º 9.795/1999, e o Decreto 4.281/2002, que a regulamenta, julgue os itens a seguir.
Segundo o Decreto, compete ao órgão gestor levantar, sistematizar e divulgar as fontes de financiamento de projetos de Educação Ambiental. Cabe pontuar que, como o decreto se refere ao território nacional, apenas instituições brasileiras são contempladas.
De acordo com a lei de Educação Ambiental, Lei n.º 9.795/1999, e o Decreto 4.281/2002, que a regulamenta, julgue os itens a seguir.
A educação ambiental deve ser implantada como uma disciplina específica no currículo de ensino fundamental, no intuito de desenvolver a consciência ambiental com maior intensidade.
A foto acima mostra uma das ações do Movimento dos atingidos por Barragens (MAB) contra a instalação de uma hidroelétrica no Rio Madeira. Com relação à importância da participação e articulação social para as questões socioambientais descritas no Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA), julgue os itens a seguir.
A participação e o controle social das comunidades podem levar a um empoderamento destas, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa socioambientalmente.
A foto acima mostra uma das ações do Movimento dos atingidos por Barragens (MAB) contra a instalação de uma hidroelétrica no Rio Madeira. Com relação à importância da participação e articulação social para as questões socioambientais descritas no Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA), julgue os itens a seguir.
O modelo de desenvolvimento econômico adotado contribui para o processo de exclusão social e expansão de impactos ambientais.
De acordo com os conceitos de pesquisa-participante, pesquisaação e pesquisa ação-participante, julgue os próximos itens.
A pesquisa participante, no que se refere à utilização dos recursos naturais, promove o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis pelos governos e universidades para serem entregues à comunidade-alvo.
De acordo com os conceitos de pesquisa-participante, pesquisaação e pesquisa ação-participante, julgue os próximos itens.
A pesquisa-ação difere dos processos educativos tradicionais pelo seu caráter formativo com base no propósito emancipatório.
De acordo com os conceitos de pesquisa-participante, pesquisaação e pesquisa ação-participante, julgue os próximos itens.
A pesquisa-ação participante está associada à visão holística em detrimento da visão especialista. Portanto, sua principal característica é a análise psicológica e social dos educandos para que possam resolver seus problemas diários.
A pesquisa-ação participante está associada à visão holística em detrimento da visão especialista. Portanto, sua principal característica é a análise psicológica e social dos educandos para que possam resolver seus problemas diários.
O Ambientalismo surgiu como uma facção do movimento social na década de 50 do século passado, em defesa por melhores condições de trabalho nas indústrias.
A pesquisa-ação participante está associada à visão holística em detrimento da visão especialista. Portanto, sua principal característica é a análise psicológica e social dos educandos para que possam resolver seus problemas diários.
A Conferência de Estocolmo, em 1972, foi fundamental para a articulação das entidades ambientalistas e o governo. Tal ação se deu no sentido de aumentar o comprometimento do governo com a questão da poluição industrial.
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