Lista completa de Questões de Engenharia Florestal da Fundação José Pelúcio Ferreira (FJPF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
São objetivos da arborização de rodovias:
I Recompor a paisagem e consolidar o corpo estradal.
II Camuflar cortes e minimizar processos erosivos.
III Inibir a ação de vândalos e proteger os usuários.
IV Servir de sinalização viva e quebrar a monotonia.
V Oferecer locais de descanso e produzir o efeito estroboscópio.
Assinale as afirmativas corretas:
apenas I, III e V;
apenas II, III e V;
apenas II, III e IV;
apenas I, II e IV;
apenas III, IV e V.
O modelo de recuperação de matas ciliares que se baseia no princípio de que espécies intolerantes à sombra e de crescimento rápido devem fornecer condições ecológicas favoráveis ao desenvolvimento de espécies finais é o:
Ambiental;
Ilhas interativas;
Inteiramente ao acaso;
Sucessional;
Sazonal.
As madeiras para a produção de dormentes sempre se caracterizam por:
Apresentarem elevada resistência à compressão perpendicular;
Serem oriundas de espécies florestais exóticas;
Serem de difícil impregnação com substâncias preservantes;
Apresentarem baixa resistência ao fendilhamento;
Apresentarem coloração avermelhada.
A anisotropia da madeira ocorre devido à:
Umidade, que tem grande influência sobre as propriedades;
Contração e inchamento da parede celular;
Orientação das células em três direções principais;
Concentração de extrativos na região do cerne;
Presença de fendas nas extremidades das peças.
Num viveiro florestal que visa a produção de mudas para a recuperação de áreas degradadas e arborização viária, as operações fundamentais são:
Encanteiramento, corte raso, adubação e raleio;
Rustificação, capina manual, moldagem e desrama;
Repicagem, dança, poda de raízes e corte raso;
Semeadura, irrigação, capina manual, dança e rustificação;
Raleio, semeadura, desrama e moldagem.
Na proteção da arborização rodoviária, as iscas granuladas para o controle de Atta sp. e Acromyrmex sp., atuam nos sauveiros por:
Contato sobre jardineiras;
Ingestão sobre jardineiras;
Intoxicação sobre os fungos;
Ingestão sobre cortadeiras;
Contato sobre içás e bitus.
Na arborização rodoviária os serradores do gênero Oncideres sp. estão associados às seguintes espécies florestais:
Angico vermelho, eucalipto, casuarina e ingá;
Eucalipto, acacia negra, albizzia e angico vermelho;
Albizzia, pinheiro do Paraná, ingá e guapuruvu;
Acacia negra, angico vermelho, casuarina e guapuruvu;
Aroeira, cedro, canela-de-cheiro e ingá.
A ecoeficiência é uma filosofia de gestão empresarial que incorpora a gestão ambiental, associando-a aos objetivos econômicos. Podemos citar como elementos da ecoeficiência:
Incremento da produção de produtos manufaturados;
Intensificação da emissão de substâncias tóxicas;
Maximização do uso sustentável de recursos renováveis;
Aumento do gasto de energia com bens e serviços;
Diminuição da reciclagem de materiais renováveis.
Os instrumentos econômicos adotados pelo Poder Executivo como alternativa para a gestão ambiental do País que introduzem a sustentabilidade nas políticas de desenvolvimento, são:
EIA-RIMA, o IPI verde, ICMS;
Pronaf, o IPI verde e o ICMS ecológico;
Pronaf, ICMS ecológico e Código Penal;
IPI verde, ONGs e SNUC;
Leis de Crimes Ambientais e SNUC.
O transporte florestal rodoviário pode ser classificado em grupos de sortimentos, dentre os quais encontram-se:
Árvore estratificada, madeira serrada e árvore inteira;
Briquetes, árvore estratificada e granel;
Madeira longa, granel e galhagem fragmentada;
Madeira serrada, fragmentos de madeira e briquetes;
Madeira curta, madeira em bloco e madeira serrada.
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