Lista completa de Questões de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a alternativa correta.
Em relação ao controle das formigas cortadeiras, considere as seguintes afirmativas: 1. A termonebulização é uma opção conhecida para o controle de formigas cortadeiras por sua eficiência, porém apresenta vários inconvenientes. Um deles é o alto custo do investimento inicial em equipamentos, além da dificuldade em transitar no campo com os equipamentos. Some-se a isso os custos de mão de obra de operação e manutenção, além de se exigir muito do operador em campo. 2. Em áreas extensas, o uso de termonebulização não é viável, pois, para o seu uso é preciso localizar os formigueiros. Também é necessária a aplicação individual em cada formigueiro. Para áreas extensas o recomendável é o controle com iscas granuladas. 3. Um quilograma de isca granulada à base de sulfluramida contém apenas 3 gramas dessa molécula química. Para determinar a dose de iscas granuladas a ser utilizada por formigueiro, basta multiplicar a área aparente dos formigueiros existentes em um ha pelo número de mudas ou árvores plantadas por ha. 4. As iscas granuladas agem sobre a casta das cortadeiras/carregadeiras. Quando essa casta morre pela ação da isca granulada, o transporte de material vegetal deixa de acontecer, o fungo simbionte fica sem substrato e morre, e as outras castas do formigueiro morrem por inanição. 5. A função dos porta-iscas é proteger as iscas granuladas da ação da umidade, da ação dos animais silvestres e das ação das formigas cortadeiras. Atualmente, várias marcas comerciais de iscas granuladas disponibilizam aos usuários iscas granuladas em microporta-iscas (MIPIS). Assinale a alternativa correta.
Sobre topografia, considere as seguintes afirmativas:
1. Tradicionalmente, o levantamento topográfico pode ser dividido em duas partes: o levantamento planimétrico, no qual se procura determinar a posição planimétrica dos pontos (coordenadas X e Y), e o levantamento altimétrico, que tem como objetivo determinar a cota ou altitude de um ponto (coordenada Z).
2. Rumo é o ângulo formado entre a meridiana de origem que contém os polos, magnéticos ou geográficos, e a direção considerada. É medido a partir do Norte, no sentido horário, e varia de 0º a 360º.
3. Azimute é o menor ângulo formado pela meridiana que materializa o alinhamento NorteSul e a direção considerada. Varia de 0º a 90º, sendo contado do norte ou do sul por leste e oeste. Esse sistema expressa o ângulo em função do quadrante em que se encontra. Além do valor numérico do ângulo, acrescenta-se uma sigla (NE, SE, SW, NW), cuja primeira letra indica a origem a partir da qual se realiza a contagem e a segunda indica a direção do giro ou quadrante.
4. De maneira geral, pode-se dizer que uma estação total nada mais é do que um teodolito eletrônico (medida angular), um distanciômetro eletrônico (medida linear) e um processador matemático, associados em um só conjunto.
5. A partir de informações medidas em campo, como ângulos e distâncias, uma estação total permite obter outras informações, como a distância reduzida ao horizonte (distância horizontal), o desnível entre os pontos (ponto a equipamento, ponto b refletor) e as coordenadas dos pontos ocupados pelo refletor, a partir de uma orientação prévia.
Assinale a alternativa correta.
Em relação a melhoramento genético florestal, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) Em espécies florestais, de modo geral, as estratégias básicas de melhoramento podem ser resumidas em seleção de procedências e seleção individual dentro das populações-base, utilizando-se a variabilidade existente naturalmente dentro das populações e entre os indivíduos. ( ) A qualidade genética das sementes florestais diminui conforme o método de produção, na seguinte ordem: área de coleta de sementes pomar clonal área de produção de sementes. ( ) O Pomar de Sementes Clonal Testado (PSCT) é uma plantação de árvores selecionadas geneticamente através de um teste de progênies e estabelecida através de mudas oriundas de sementes. ( ) A técnica de cultura de tecidos conhecida como embriogênese somática também é amplamente empregada, especialmente para o desenvolvimento de propágulos de coníferas, possibilitando a propagação massal de famílias-elite de árvores. Assinale alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.Ao se estudar um projeto de investimento florestal é necessário considerar as consequências futuras de decisões tomadas no presente. Em tais projetos, o fluxo de caixa são os valores monetários que refletem as entradas e saídas de dinheiro ao longo do horizonte de planejamento, formando uma proposta de investimento. Sua formação somente é possível se todas as especificações técnicas de recursos necessários, bem como de produtos a serem produzidos, forem conhecidas. Uma vez conhecidos os dados físicos, é possível transformá-los em valores monetários. Acerca desse assunto, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ) O fluxo de caixa convencional apresenta apenas uma mudança de sinal ao longo do horizonte de planejamento. ( ) O fluxo de caixa não convencional apresenta duas ou mais mudanças de sinal ao longo do horizonte de planejamento. ( ) Após o término da vida útil dos bens móveis e imóveis, há um valor de mercado definido como valor residual, considerado como uma receita no fluxo de caixa no final do horizonte de planejamento. ( ) O capital de giro representa uma saída de caixa no início do horizonte de planejamento e uma entrada de caixa no final do horizonte de planejamento. ( ) A depreciação, embora represente um custo, não se materializa em forma de desembolso, não afetando diretamente o fluxo de caixa do projeto, mas indiretamente, através da economia fiscal que ela gera. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Em relação à anatomia da madeira, considere as seguintes afirmativas:
1. A madeira é um conjunto heterogêneo de diferentes tipos celulares com propriedades específicas e que desempenham funções vitais como condução, transformação, armazenamento e transporte de substâncias nutritivas, bem como de sustentação do vegetal. 2. O lenho tardio corresponde ao crescimento da árvore no início do período vegetativo, normalmente primavera, quando as plantas despertam do período de dormência em que se encontravam, reassumindo suas atividades fisiológicas com todo vigor. 3. O crescimento das árvores é devido à presença de tecidos designados meristemas, dotados da capacidade de produzir novas células, sendo estes tecidos o meristema apical, responsável pelo crescimento em altura da árvore, e o meristema cambial, responsável pelo crescimento em diâmetro da árvore. 4. Dentro do reino vegetal, as angiospermas são exemplares primitivos, apresentando a sua madeira uma constituição bem mais simples e menos especializada que a das gimnospermas. 5. A medula é constituída por faixas horizontais de células parenquimáticas; sua função principal é o armazenamento de substâncias nutritivas; suas células apresentam uma maior longevidade em comparação com as outras células que constituem o lenho. Assinale a alternativa correta.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...