Lista completa de Questões de Engenharia Florestal da Universidade da Amazônia (UNAMA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Entre outras informações sobre a floresta, os planos de manejo com vista à produção sustentada de madeira e, portanto, ao estabelecimento de ciclos de corte, devem levar em consideração:
a composição florística da área; a taxa de crescimento das espécies comerciais; os resultados dos inventários realizados na área (inventário amostral, inventário a 100% e inventário de fauna); o meio de transporte utilizado para levar a madeira para a indústria.
a estrutura ecológica da floresta; o estoque de regeneração natural; a relação de espécies cuja madeira tem alto valor comercial; as técnicas de arraste e derruba utilizadas na exploração da madeira.
a composição florística da área; a estrutura da floresta; o crescimento dos indivíduos; o recrutamento e a mortalidade; todo o processo dinâmico da floresta.
o estoque de regeneração natural na área; a taxa de crescimento das espécies de interesse; a taxa de recrutamento e a mortalidade de todas as espécies arbóreas; os utensílios usados nos tratamentos silviculturais realizados na área para favorecer o crescimento após a exploração.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Um sistema silvicultural policíclico poderá garantir uma produção sustentável de madeira nas áreas de florestas da Amazônia, se condições econômicas e tecnológicas forem fornecidas para um grande número de espécies, incluindo aquelas cuja madeira tem uso múltiplo. Assim, a estrutura ecológica da floresta vai mudar com o tempo (processo dinâmico), mas a floresta continuará mantendo um estoque de madeira com alto potencial econômico se houver:
plantio intensivo de espécies valiosas de rápido crescimento como, por exemplo, as do gênero Eucalyptus (eucalipto), no sub-bosque da floresta explorada.
identificação botânica de novas espécies, tanto arbóreas como arbustivas e herbáceas, nas florestas de produção.
aplicação de produtos arboricidas para eliminar os indivíduos indesejáveis, inclusive cipós e palmeiras, que competem com indivíduos das espécies de valor comercial, tanto madeireiro como não-madeireiro.
ampliação do mercado para um maior número de espécies madeireiras, introduzindo aquelas cujas madeiras atualmente não são bem conhecidas ou são desconhecidas.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
De acordo com o Código Florestal Brasileiro (Lei 4.771, de 15 de setembro de 1965), os princípios gerais que norteiam a execução do manejo de florestas naturais são:
a conservação dos recursos naturais; a conservação da estrutura da floresta e de suas funções; a manutenção da diversidade biológica; e o desenvolvimento socioeconômico da região.
a sustentabilidade ecológica, econômica e social da região amazônica; a preservação da Mata Atlântica; o uso do cerrado para produção não-madeireira; e o uso da caatinga para produção de energia (carvão e lenha).
a conservação dos recursos naturais; a certificação dos produtos oriundos de qualquer tipo de vegetação; o comércio legal dos produtos naturais; e a preservação das zonas de mangues e toda a vegetação costeira.
a exploração dos recursos florestais em áreas com documentação legítima e comprovada; a preservação das florestas naturais nas reservas indígenas; a manutenção da flora e da fauna em seu habitat; o desenvolvimento socioeconômico dos centros urbanos às proximidades das florestas de produção.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A Política Nacional do Meio Ambiente assegura a preservação, melhoria e recuperação da qualidade de vida ambiental, assim como assegura também as condições de desenvolvimento socioeconômico, aos interesses da segurança nacional. Portanto, de acordo com a Lei 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais), a extração, sem prévia autorização, de pedra, areia, cal ou qualquer mineral de florestas de domínio público ou consideradas de preservação permanente:
é permitida apenas para a Companhia Vale do Rio Doce.
constitui-se em crime ambiental.
é permitida apenas para as companhias nacionais de mineração.
é permitida para qualquer companhia de mineração, nacional ou internacional, desde que a sua equipe técnica seja bem treinada e capacitada.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
De acordo com a Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98), um dos crimes com maior possibilidade de ocorrência na região amazônica é:
provocar incêndios em mata ou floresta.
pescar em lagos artificiais, onde há criação de peixes, localizados em áreas florestadas.
pescar em lagos artificiais, onde há criação de peixes, localizados em áreas florestadas.
retirar, da floresta sob manejo, resíduos de madeira (principalmente galhos para produção de carvão) de espécies comerciais relacionadas no plano de manejo sustentável da empresa, aprovado pelo órgão competente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...