Lista completa de Questões de Engenharia Mecânica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um vaso de pressão esférico é usado para armazenar gás propano a 200 KPa de pressão interna. Sabendo que o diâmetro externo, d, é de 2 m e que a espessura da parede é igual a d/4000, qual é a tensão de cisalhamento máxima absoluta, em MPa?
Engenharia Mecânica - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
1 746 rpm, 142,5 mm
873 rpm, 90 mm
466 rpm, 90 mm
873 rpm, 300 mm
1 746 rpm, 225 mm
Boa parte dos sistemas mecânicos está sujeita a carregamentos que variam ao longo do tempo. Essa condição de funcionamento pode culminar em falhas progressivas, irreversíveis e localizadas, denominadas de fadiga. Sabe-se também que componentes com descontinuidades geométricas estão sujeitos ao fenômeno de concentração de tensões. Com base nesse tema, qual é o limite de resistência à fadiga de um componente sem entalhe, sabendo que o fator de concentração de tensão em fadiga, Kf, vale 3 e o limite de resistência à fadiga de um componente entalhado fabricado do mesmo material é 150 MPa?
Engenharia Mecânica - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Num laboratório de ensaios mecânicos, os conduítes de cabos elétricos são aparentes e fabricados em PVC (Poli-Cloreto de Vinila). Após alguns anos de uso do laboratório, percebeu-se que entre os apoios dos trechos de conduítes havia uma deformação flecha considerável. O fenômeno ocorrido com o material, que pode explicar o acontecido, é:
fadiga.
recuperação elástica.
fluência.
fragilização a frio.
recristalização.
A corrosão é um ataque eletroquímico destrutivo que geralmente se inicia na superfície do material. Tubulações industriais devem ser projetadas a fim de mitigar a ação dessa intempérie. Uma das formas de corrosão se dá de forma muito localizada a partir da formação de pequenos buracos que penetram para dentro do material. Assinale a alternativa a que se refere o exemplo dado.
Engenharia Mecânica - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Na fabricação de um reator para uma indústria farmacêutica, utilizou-se o aço inoxidável AISI 304. As partes do reator foram soldadas. O equipamento foi transportado do fabricante até o cliente e, no desembarque, percebeu-se que, próximo às junções soldadas, havia pronunciados sinais de corrosão. O fenômeno que pode explicar o ocorrido é:
reação do cromo com o níquel na liga de aço, retirando a propriedade antioxidante do material.
fadiga térmica com precipitação de ferro.
precipitação do níquel, retirando a propriedade antioxidante do material.
precipitação do cromo, retirando a propriedade antioxidante do material.
corrosão sob tensão (stress corrosion).
Estruturas sob condições dinâmicas de operação podem ser investigadas a partir de modelagens numéricas que fazem uso de procedimentos de discretização. Assinale a alternativa correspondente à rigidez equivalente de um sistema montado com duas molas em série com rigidez k1 e k2, respectivamente.
Engenharia Mecânica - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Sistemas de bombeamento podem ser aplicados para elevar a pressão e transportar fluidos de um lugar para outro. Considerando a instalação de bombeamento ilustrada a seguir, assinale a alternativa que melhor indica a válvula de retenção que compõe a linha de recalque abaixo.
Engenharia Mecânica - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
a curva I se refere ao ensaio com o corpo de prova A; a curva II refere-se ao corpo de prova B; a diferença de resultado deve-se à anisotropia do material compósito.
a curva I se refere ao ensaio com o corpo de prova B; a curva II refere-se ao corpo de prova A; a diferença de resultado deve-se à fragilidade do material compósito.
os resultados deveriam ser idênticos, não podendo haver a discrepância entre eles.
a curva I se refere ao ensaio com o corpo de prova B; a curva II refere-se ao corpo de prova A; a diferença de resultado deve-se, exclusivamente, à homogeneidade do material compósito.
a curva I se refere ao ensaio com o corpo de prova A; a curva II refere-se ao corpo de prova B; a diferença de resultado é devida, exclusivamente, a não uniformidade da cura do material compósito.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...