Questões de Engenharia Mecânica

Lista completa de Questões de Engenharia Mecânica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em uma montagem industrial, embora as ligações parafusadas bem dimensionadas geralmente não necessitem de travas de segurança, estas são frequentemente utilizadas. A força de sujeição dessas travas impede um deslocamento de peças parafusadas ou um afrouxamento dos parafusos e porcas. A respeito do projeto e dimensionamento de juntas parafusadas e de travas, bem como dos materiais envolvidos nesses procedimentos, julgue os itens consecutivos.

Uma solução aplicável para travamento de parafusos de aço inoxidável é a substituição de parafusos com acionamento por fenda transversal na cabeça pelas opções de acionamento representadas nas figuras abaixo, visto que as duas permitem o posterior enchimento da cabeça do parafuso com eletrodo AWS E6015.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere às características dos radares de pulso, julgue os itens 84 a 90.

Em um esquema CFAR (constant false alarm rate), o limiar de detecção é ajustado de modo que a probabilidade de falso alarme não varie.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em função das exigências de qualidade de uma junta soldada, um defeito pode ser considerado prejudicial para a utilização dessa junta. Em soldas de aço, as trincas são consideradas fortes concentradores de tensão.

Em relação à fissuração a frio, o risco de aparecimento de trincas aumenta com o

  • A.

    aumento do teor de carbono do material de base

  • B.

    aumento do aporte térmico

  • C.

    uso de eletrodo tipo básico ao invés de celulósico

  • D.

    uso de preaquecimento do metal de base

  • E.

    uso de maior corrente de soldagem

O material geralmente utilizado para fabricar um disco de freio ventilado de um trem metropolitano é o

  • A.

    titânio, pela sua alta resistência mecânica.

  • B.

    aço ligado com, no mínimo, 3% de carbono, por possuir alta resistência à fadiga.

  • C.

    ferro fundido cinzento.

  • D.

    aço ABNT 1020, pelo seu baixo custo.

  • E.

    aço inoxidável, pela elevada resistência à corrosão.

Existem no mercado veículos equipados com caixa de câmbio de dupla embreagem (DCT) que usa duas embreagens, mas não tem pedal, pois sistemas eletrônicos e hidráulicos sofisticados controlam as embreagens, como em um câmbio automático comum. Entretanto as embreagens operam independentemente, porque uma controla as marchas ímpares (primeira, terceira, quinta e ré), enquanto a outra controla as marchas pares (segunda, quarta e sexta). De acordo com essas informações, é correto afirmar que as marchas

  • A.

    não podem ser mudadas, pois altera o funcionamento do motor na marcha lenta.

  • B.

    não podem ser mudadas porque interfere nas altas rotações do motor.

  • C.

    podem ser mudadas, porém interrompe o fluxo de potência do motor para o câmbio.

  • D.

    podem ser mudadas sem interromper o fluxo de potência do motor para o câmbio.

Em uma montagem industrial, embora as ligações parafusadas bem dimensionadas geralmente não necessitem de travas de segurança, estas são frequentemente utilizadas. A força de sujeição dessas travas impede um deslocamento de peças parafusadas ou um afrouxamento dos parafusos e porcas. A respeito do projeto e dimensionamento de juntas parafusadas e de travas, bem como dos materiais envolvidos nesses procedimentos, julgue os itens consecutivos.

Parafusos submetidos a cargas perpendiculares ao respectivo eixo têm a tendência ao autodesatarrachamento total, o que pode ser sanado por travamento químico.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere às características dos radares de pulso, julgue os itens 84 a 90.

Caso se deseje detectar objetos a uma distância de pelo menos 150 m, considerando um chaveamento instantâneo do duplexador, o pulso deve ter uma largura máxima de 1μs.

  • C. Certo
  • E. Errado

Avalie o texto abaixo, referente aos sistemas de ar-condicionado.

“Sistema central em que um conjunto de unidades de tratamento de ar de expansão direta, geralmente instaladas dentro do ambiente a que serve (designadas unidades internas), cada uma operada e controlada independentemente das demais, é suprido em fluido refrigerante líquido em vazão variável por uma unidade condensadora central, instalada externamente (designada unidade externa).”

Ele faz menção ao conceito de:

  • A.

    Sistema de ar-condicionado uitário.

  • B.

    Sistema de ar-condicionado do tipo Schiller.

  • C.

    Condicionador autônomo compacto.

  • D.

    Sistema de ar-condicionado central multi-spli VRV.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...