Questões de Engenharia Mecânica

Lista completa de Questões de Engenharia Mecânica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Julgue os itens de 88 a 92, acerca da manutenção de máquinas e equipamentos.

O processo de codificação em manutenção tem como objetivo específico o estabelecimento do método e do modelo de identificação e priorização das máquinas e equipamentos que serão objeto do programa de planejamento e controle da manutenção (PCM).

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere os dados abaixo para responder às questões de nos 1 e 2.

Um determinado problema de vibrações de um grau de liberdade é representado pela equação diferencial mx + kx = F(t) , onde m é a massa do sistema, k é a rigidez elástica da mola, x é o deslocamento vibratório e F(t) é a excitação externa. Os parâmetros m e k são constantes. A solução da equação homogênea associada a este problema, para x(0) e x (0) diferentes de zero, é

  • A. oscilatória com amplitude crescente.
  • B. oscilatória com amplitude decrescente.
  • C. oscilatória com amplitude constante.
  • D. não oscilatória e assintótica a um valor constante igual a zero.
  • E. não oscilatória e assintótica a um valor constante diferente de zero.

  • A.

    30 anos.

  • B.

    28 anos.

  • C.

    12 anos.

  • D.

    11 anos.

  • E.

    7 anos.

Sistemas de regulação de velocidade de turbinas atuam de forma a manter constante a rotação, mesmo quando ocorrem variações de carga no eixo da turbina. A principal razão para que se mantenha constante a rotação de uma turbina é:

  • A. manter estável a vazão de água na tubulação adutora.
  • B. impedir variações na pressão de alimentação do óleo lubrificante para os mancais da turbina.
  • C. impedir a variação do coeficiente de arrasto hidrodinâmico na grade da entrada do conduto forçado.
  • D. manter constante a posição das comportas dos canais de enchimento das turbinas.
  • E. manter constante a frequência da energia elétrica gerada.

Julgue os itens de 88 a 92, acerca da manutenção de máquinas e equipamentos.

A manutenção autônoma, que pode envolver tanto ações corretivas quanto preventivas, é realizada por técnicos especializados do departamento de manutenção da organização que tem autonomia para definir planejamento, controle e programa específico de manutenção para cada ativo catalogado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere os dados abaixo para responder às questões de nos 1 e 2.

Um determinado problema de vibrações de um grau de liberdade é representado pela equação diferencial mx + kx = F(t) , onde m é a massa do sistema, k é a rigidez elástica da mola, x é o deslocamento vibratório e F(t) é a excitação externa. Os parâmetros m e k são constantes. Considerando m = 20 kg, k = 1000 N/m e F(t) = 100 N (constante), o gráfico que representa a forma da solução da equação diferencial para x(0) e x (0) iguais a zero é

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

Para que uma peça sofra um mínimo de deformação durante sua soldagem, o processo selecionado deve

  • A.

    utilizar um metal de adição de altíssima resistência.

  • B.

    utilizar elevada corrente de soldagem.

  • C.

    produzir um grande ZTA (Zona Termicamente Afetada).

  • D.

    fornecer o mínimo aporte de calor na soldagem.

  • E.

    ser, necessariamente, o processo por eletrodo revestido.

As barragens em usinas hidrelétricas têm, entre outras, as finalidades de criar uma altura de queda e uma reserva de energia potencial hidráulica. Em relação às barragens de usinas hidrelétricas e aos seus componentes, considere as seguintes afirmativas:

1. Os sistemas de drenos de fundação em barragens têm por objetivo diminuir as subpressões ao longo do contato concreto-rocha ou das descontinuidades do maciço de fundação, que são os caminhos preferenciais de percolação da água. A existência desses drenos aumenta a estabilidade e a segurança das barragens.

2. As comportas de segmento são assim chamadas porque o plano vedante tem a forma de um segmento de cilindro. Os esforços de acionamento dessas comportas correspondem, principalmente, ao peso próprio e ao atrito das vedações laterais, sendo desprezível o atrito nos mancais.

3. A principal vantagem das comportas de segmentos utilizadas em vertedouros é que elas podem ser abertas por abaixamento, o que facilita a manutenção do nível de água na represa exatamente na cota desejada.

4. Para possibilitar a inspeção e eventuais reparos em comportas com o reservatório cheio, podem ser feitas ranhuras nos pilares de sustentação dessas comportas, à montante, onde são inseridas comportas de emergência, chamadas de stop-logs.

Assinale a alternativa correta.

  • A. Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
  • B. Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
  • C. Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.
  • D. Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
  • E. As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

No que se refere a elevadores e sistemas de transporte vertical, julgue os itens subsequentes.

Admite-se, para fins de projeto e construção de elevadores cuja finalidade é o transporte de passageiros portadores de deficiência, que as dimensões do interior de sua cabina sejam tais que impossibilitem o giro da cadeira de rodas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um veículo percorre, em linha reta, uma distância AB de 1000 m, obedecendo à equação x = 10t2 e, em seguida, uma distância BC de 1000 m, obedecendo à equação 1000 + 200(t - 10), onde x é a distância percorrida e t o tempo corrente. As acelerações do veículo, nos trechos AB e BC, em m/s2, são, respectivamente,

  • A. 20 e 0
  • B. 40 e 0
  • C. 40 e 20
  • D. 20 e 200
  • E. 20t e 200
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...