Questões de Engenharia Mecânica

Lista completa de Questões de Engenharia Mecânica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Se o valor presente dos fluxos de caixa do projeto for de aproximadamente R$ 264.400,00, o investimento é viável, considerando-se a taxa de atratividade verificada pelo engenheiro.

Se o tempo médio entre a ocorrência de duas falhas consecutivas é de 3 meses, a probabilidade de que não ocorram falhas em um período consecutivo de 6 meses é inferior a 15%.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em um sistema de injeção eletrônica, a função do sensor de posição da borboleta de aceleração é:

  • A.

    informar para a UCE o ângulo de abertura da borboleta de aceleração;

  • B.

    informar para a UCE a quantidade de ar que está sendo admitido;

  • C.

    dosar a quantidade de combustível injetada;

  • D.

    medir o fluxo de ar que está sendo admitido;

  • E.

    medir o avanço de ignição.

Os motores de corrente contínua sem escovas ou motores BLDC (brushless DC) oferecem diversas vantagens sobre os motores de corrente contínua com escovas. É uma DESVANTAGEM do motor sem escovas, com relação ao motor convencional com escovas, a(o)

  • A.

    alimentação em corrente alternada.

  • B.

    capacidade de torque.

  • C.

    potência no eixo.

  • D.

    eficiência.

  • E.

    custo.

No que concerne às hipóteses de dispensa e inexigibilidade de licitação, julgue os itens que se seguem.

De acordo com a lei, é dispensada a licitação para a prestação de serviços de informática a pessoa jurídica de direito público interno por órgãos ou entidades que, criados para esse fim específico, integrem a administração pública.

  • C. Certo
  • E. Errado

No ciclo do motor de 4 tempos, a fase em que o pistão está em ponto morto superior em movimento descendente e ambas as válvula de admissão e escape estão fechadas é:

  • A.

    admissão;

  • B.

    compressão;

  • C.

    exaustão;

  • D.

    explosão;

  • E.

    descarga.

O sistema de ajustes FURO-BASE é o sistema pelo qual,

  • A.

    para todas as classes de ajustes, as medidas máximas dos furos são iguais à medida nominal.

  • B.

    para todas as classes de ajustes, as medidas mínimas dos furos são iguais à medida nominal.

  • C.

    para todas as classes de ajustes, as medidas máximas dos furos são iguais à medida real.

  • D.

    em algumas classes de ajustes, as medidas mínimas dos furos são iguais à medida real.

  • E.

    em algumas classes de ajustes, as medidas mínimas dos furos são iguais à medida nominal.

No sistema de arrefecimento do motor de combustão interna de um automóvel, o componente que tem a função de retirar calor do líquido circulante, é:

  • A.

    radiador;

  • B.

    válvula termostática;

  • C.

    válvula termostática;

  • D.

    reservatório de expansão;

  • E.

    bomba d’água.

A Norma ABNT NBR 6158 fixa o conjunto de princípios, regras e tabelas que se aplicam à tecnologia mecânica, a fim de permitir a escolha racional de tolerâncias e ajustes, visando à fabricação de peças intercambiáveis. A NBR 6158 define folga máxima como sendo a diferença

  • A.

    negativa entre as dimensões do furo e do eixo, após a montagem, quando o diâmetro do eixo é maior que o diâmetro do furo.

  • B.

    negativa entre as dimensões do furo e do eixo, antes da montagem, quando o diâmetro do eixo é maior que o diâmetro do furo.

  • C.

    negativa entre as dimensões do furo e do eixo, antes da montagem, quando o diâmetro do eixo é menor que o diâmetro do furo.

  • D.

    positiva entre as dimensões do furo e do eixo, após a montagem, quando o diâmetro do eixo é menor que o diâmetro do furo.

  • E.

    positiva entre as dimensões do furo e do eixo, antes da montagem, quando o diâmetro do eixo é maior que o diâmetro do furo.

No sistema de lubrificação do motor de combustão interna de um automóvel,a função do filtro lubrificante é:

  • A.

    manter a pressão constante no sistema;

  • B.

    reter partículas sólidas presentes no lubrificante;

  • C.

    retirar calor do óleo lubrificante;

  • D.

    proteger o motor de pressões;

  • E.

    diminuir o fluxo de lubrificante na desaceleração do motor.

As Normas Técnicas Nacionais ou Internacionais são controladas por associações governamentais ou particulares. Com base nisso, é INCORRETO afirmar que

  • A.

    as Normas Técnicas são utilizadas por Laboratórios segundo acordo estabelecido por diversas Associações Normatizadoras.

  • B.

    a ABNT, ASTM, DIN e a BTU são exemplos de Associações Normativas.

  • C.

    as indústrias particulares também possuem normas próprias.

  • D.

    um ensaio mecânico, para ser realizado, deve recorrer a normas de especificação do material e do método de ensaio.

  • E.

    um mesmo ensaio, realizado por diferentes métodos, apresenta resultados semelhantes.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...