Questões de Engenharia Mecânica

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A respeito de lubrificação e do número característico de um mancal, afirma-se que o número de Sommerfeld é quadraticamente proporcional à(ao)

  • A. tensão superficial do fluido lubrificante.
  • B. viscosidade do fluido lubrificante.
  • C. velocidade de rotação do eixo.
  • D. razão de folga radial.
  • E. inverso da viscosidade do fluido lubrificante.

O funcionamento dos motores a dísel exige conhecimentos que vão além da operação propriamente dita do motor. Com relação a esse tema, julgue os seguintes itens.

Em um motor a dísel, para tirar ar da linha de alimentação basta afrouxar os filtros de óleo. Nesse caso, o ar sai naturalmente para a atmosfera.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os processos de lubrificação e as características dos lubrificantes são importantes na prevenção do desgaste prematuro de componentes mecânicos. Nesse contexto, tem-se que

  • A. na lubrificação por salpico, o lubrificante é borrifado por um spray a ar comprimido.
  • B. a lubrificação por colar é um tipo de lubrificação por gravidade.
  • C. o teste das quatro esferas mede a viscosidade de um lubrificante.
  • D. o teste Timkem mede a capacidade de carga de um lubrificante.
  • E. os aditivos detergentes e dispersantes de um lubrificante têm a função de agrupar os resíduos.

O funcionamento dos motores a dísel exige conhecimentos que vão além da operação propriamente dita do motor. Com relação a esse tema, julgue os seguintes itens.

Nos veículos dotados de motor a dísel, o curso livre do pedal de embreagem deve ser regulado de modo a ficar no intervalo de 15 mm a 20 mm.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de lubrificação e lubrificantes, afirma-se que

I - os óleos lubrificantes com baixa viscosidade são indicados em aplicações onde as superfícies lubrificadas se movem a altas velocidades.

II - uma fina película de lubrificantes permite, na lubrificação limite, o contato entre as superfícies lubrificadas.

III - quanto menores forem as folgas, menor deverá ser a viscosidade do óleo lubrificante.

IV - quanto melhor o grau de acabamento das peças lubrificadas, maior poderá ser a viscosidade do óleo lubrificante.

V - quanto maior for a carga sobre o mancal, menor deverá ser a viscosidade do óleo lubrificante.

Está correto APENAS o que se afirma em

  • A. I e II.
  • B. III e IV.
  • C. IV e V.
  • D. I, II e III.
  • E. III, IV e V.

Considerando as manutenções e os reparos em um veículo equipado com motor a dísel, julgue os próximos itens.

Na substituição dos pneus próprios para suportar altas cargas, deve ser observado que pneus com índice até 100 suportam mais cargas do que aqueles com índice indicado acima desse número.

  • C. Certo
  • E. Errado

  • A. condução e convecção.
  • B. condução e condução.
  • C. convecção e condução.
  • D. convecção e convecção.
  • E. sublimação e sublimação.

Considerando as manutenções e os reparos em um veículo equipado com motor a dísel, julgue os próximos itens.

São normais as falhas e os engasgos observados quando o veículo trafega em baixa velocidade e que ocorrem no início da utilização do veículo, após um longo período parado.

  • C. Certo
  • E. Errado

  • A. 3
  • B. 144
  • C. 1.290
  • D. 2.400
  • E. 3.500

Considerando as manutenções e os reparos em um veículo equipado com motor a dísel, julgue os próximos itens.

A frequência de manutenção é a mesma, tanto para um veículo funcionando com velocidade normal quanto para aquele cuja condição de condução seja contínua, em velocidade em torno de 80% da velocidade máxima recomendada pelo fabricante.

  • C. Certo
  • E. Errado
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