Questões de Engenharia Mecânica

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Uma barra de comprimento L tem uma de suas extremidades fixada rigidamente, enquanto a outra é submetida a um carregamento transversal, como mostra a figura:

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.

As afirmativas abaixo se referem ao conceito de acidente no trabalho. Todas as alternativas abaixo podem ser consideradas acidentes de trabalho, EXCETO:

  • A.

    Doença endêmica.

  • B.

    Doença desenvolvida no exercício do trabalho.

  • C.

    A perda de um dedo causada pela falta de atenção de um operador que manuseava ferramentas afiadas.

  • D.

    Acidente de carro quando o funcionário dirigia de sua casa para o trabalho, realizando o seu trajeto habitual.

O gerente de uma loja deseja colocar um extintor de incêndio em seu escritório, onde ele e sua equipe irão trabalhar. A sala é composta por computadores, monitores de vídeo, mesas e aparelhos telefônicos. O tipo de sistema portátil de combate a incêndio mais adequado para equipar essa sala é:

  • A. Extintor de CO2.
  • B. Tanque de espuma.
  • C. Extintor de pó químico.
  • D. Extintor de água pressurizada.

Um motor de combustão interna é refrigerado por um fluido com calor especifico a pressão constante de 4,00 kJ/kg.K. O motor desenvolve 60 kW de potência útil e 30% de eficiência térmica, e a potência despendida para os gases de descarga e forças de atrito interna são de 90 kW. Sendo de 5°C a diferença de temperatura entre o gás do motor e o fluido refrigerante, pode-se afirmar que a vazão da bomba de arrefecimento (m') é de:

  • A. m' = 25 kg/s.
  • B. m' = 2,5 kg/s.
  • C. m' = 10 kg/s.
  • D. m' = 50 kg/s.

Com relação aos motores de combustão interna utilizados nos veículos, pode-se afirmar que:

  • A. Motores a álcool, gasolina, diesel e GNV funcionam por ignição por centelha.
  • B. Motores a gasolina funcionam por ignição por compressão.
  • C. Motores a diesel funcionam por ignição por centelha.
  • D. Motores a gasolina funcionam por ignição por compressão.

Quanto aos processos envolvidos em um ciclo de motor de combustão interna quatro tempos, pode-se afirmar que:

  • A.

    o sistema realiza trabalho nas etapas de admissão e expansão.

  • B.

    na etapa de descarga, ocorre a elevação da pressão no interior do cilindro.

  • C.

    na etapa de compressão, ocorre a combustão, gerando potência para realizar trabalho.

  • D. na etapa de compressão, ar atmosférico é admitido para o interior do cilindro, para posterior combustão.

Analise a figura abaixo:
Todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:

  • A.

    A tubulação de sucção é conectada à bomba através de uma redução excêntrica.

  • B.

    Ho é o desnível entre o nível do fluido no reservatório de sucção e o nível do fluido no reservatório de recalque.

  • C.

    A válvula de pé com crivo, instalada ao pé da tubulação de sucção, tem como função permitir a passagem do fluido apenas em fluxo ascendente.

  • D.

    A altura manométrica (Hman) é a energia que deve ser absorvida por 1 kg de fluido para que ele vença o desnível da instalação, a diferença de pressão entre os reservatórios e a perda de carga.

Corrosão é a deterioração e perda de um material devido a um ataque químico. As condições que favorecem a corrosão envolvem tanto alterações químicas quanto eletrônicas e sempre estão presentes no dia-a-dia, tornando-a um grande problema em qualquer sistema. Um tipo específico de corrosão é a intergranular, ou seja, quando a corrosão ocorre nos contornos de grãos em aços. Sabe-se que existem vários métodos para se inibir esse tipo de corrosão, entre eles, pode-se citar:

  • A.

    Seleção de aço de alto teor de Carbono (geralmente entre 0,1% e 0,5%), pois, além de ser um aço comum, isso praticamente elimina a precipitação de carbetos nos contornos de grão.

  • B.

    Recozimento extremamente curto na faixa de temperaturas de separação de carbetos. Método pouco empregado, pois o aumento na resistência à corrosão é relativamente pequeno.

  • C.

    Seleção de um aço com baixo teor de crômio. Um aço com 1% de crômio sofre corrosão menos facilmente que um aço carbono comum. A adição de teores mais elevados de crômio e níquel diminui ainda mais a resistência à corrosão.

  • D.

    Seleção de um aço com fortes formadores de carbetos. Entre estes elementos tem-se o titânio, nióbio e tântalo. Nesses aços o carbono não precipita nos contornos de grão, pois já precipitou antes como carbeto de titânio, de tântalo ou de colúmbio em temperaturas mais elevadas.

A figura acima mostra um veículo de manutenção de vias urbanas com estrutura constituída por um braço ABC rotulado em A com uma caçamba em sua extremidade. Este braço é acionado por um atuador linear cuja seleção é realizada levando em conta a carga a ser suportada. Considere que a carga total referente a um operário e à caçamba seja de 2,0 kN e despreze o peso da estrutura. Na posição indicada na figura, as forças atuantes no atuador e no pino A, respectivamente, em kN, valem:

  • A. 4

    e

    5 .

  • B.

    4 2 e 2.

  • C.

    2 2 e 2 2

  • D.

    2 e 2 5 .

  • E.

    2 e 2 2

Uma das maneiras encontradas para aumentar a confiabilidade de um sistema é o emprego de peças / sub-sistemas que atuam em um arranjo em paralelo (redundância em standby). Para o sistema mecânico representado abaixo, sendo p a confiabilidade de cada componente e sendo todos os componentes idênticos e independentes, a expressão que representa a confiabilidade total do sistema (Rs) é:


  • A. Rs = (p2 – p3 + p4)
  • B. Rs = (2.p2 + p3 – p4)
  • C. Rs = (2.p2 + p3 – p4)
  • D. Rs = (2.p2 + p3 – p4) - 1
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