Lista completa de Questões de Engenharia Mecânica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A figura abaixo ilustra um sistema massa-mola. Ligam-se duas molas de constantes elásticas k e 5k à extremidade de um bloco de massa m.
Desprezado forças de atrito e amortecimento a freqüência de oscilação do sistema massa-mola dividida por 2 é ,
(5/6)1/2 (k/m) 1/2
(2/3)1/2 (k/m)1/2
(1/2)1/2 (k/m)1/2
(1/3)1/2 (k/m)1/2
(1/6)1/2 (k/m)1/2
Quanto aos princípios de funcionamento de geradores e de motores elétricos, julgue os itens que se seguem.
No motor de indução polifásico, a velocidade de rotação do eixo em regime permanente é proporcional à freqüência da rede de alimentação e inversamente proporcional ao número de pólos da máquina.
F,F,V,F
V,V,F,F
V,F,F,V
F,V,F,F
F,V,V,V
Os motores de combustão interna com ignição por centelha podem ser aproximados por um ciclo Otto, cujos diagramas típicos pressão X volume específico e temperatura X entropia específica estão apresentados abaixo.
Assinale a opção correta.
O processo 2-3 acontece quando o pistão está em seu ponto morto inferior.
O processo 1-2 é um processo irreversível de adição de calor, acontecendo quando o pistão sai do ponto morto superior para o ponto morto inferior.
A queima do combustível é representada por uma adição de calor a volume constante. O resultado deste processo é o aumento da pressão e da temperatura do ar e não é isoentrópico.
A presença de irreversibilidades nos processos de expansão e de compressão faria com que os pontos 2 e 4 fossem deslocados para a esquerda no diagrama temperatura-entropia específica.
A eficiência de um ciclo Otto qualquer é dada por , onde representa a razão de volumes e
Com respeito aos tratamentos térmicos, julgue os itens a seguir, marque com F a(s) afirmativa(s) falsa(s) e com V a(s) verdadeira(s) e assinale a opção correta.
( ) A figura (1) representa o tratamento térmico chamado recozimento que consiste no aquecimento do aço acima da zo- na crítica, seguido de um esfriamento lento. Com esse tipo de tratamento térmico restitui-se ao material as propriedades normais que foram alteradas por um tratamento mecânico ou térmico anterior, ou ainda refinar texturas brutas de fusão.
( ) Na figura (2) tem-se um diagrama esquemático do tratamento térmico chamado têmpera, caracterizado pelo resfriamento de uma peça acima da zona crítica, seguido de um aquecimento brusco em forno para aumentar a dureza superficial e as resistências à tração, à compressão e ao desgaste de materiais dúcteis.
( ) O tratamento térmico revenido, ilustrado na figura (3), consiste em um resfriamento de uma peça metálica previamente temperada até uma temperatura abaixo da zona crítica. Esse tratamento térmico é praticado com o intuito de corrigir certos efeitos da têmpera, quando se manifesta uma dureza ou fragilidade excessivas.
V,V,V
V,V,F
V,F,V
F,V,V
V,F,F
Julgue os itens seguintes, relativos à termodinâmica.
Considere uma substância termodinâmica que obedeça à relação PV = mRT + W, em que P, V, m, R, T e W são, respectivamente, a pressão, o volume, a massa, a constante do gás, a temperatura e uma constante estritamente positiva. Nessa situação, se o sistema for fechado, então, partindo-se de um estado inicial conhecido, é possível determinar um outro estado termodinâmico, decorrente de um processo isobárico, conhecendo-se apenas a pressão P no segundo estado e a constante W.
Considere uma experiência hipotética em que uma barra de ferro é colocada em água e ocorre somente a reação química anódica:
Fe → Fe ++ 2 e
em que "e" denota elétrons que se originam da reação química. Como os elétrons não podem ser conduzidos para longe do eletrodo é estabelecido um potencial elétrico "V" entre o interior do metal e a solução. Esse potencial pode ser medido relativamente a um eletrodo de referência padrão de hidrogênio com potencial Vo, para concentração unitária (1mol/litro) dos íons Fé++ em solução, por meio da lei logarítimica de Nernst
V = Vo + (a Log c ) / b
em que a é uma constante, b a valência do íon e c a concentração de íons Fé++ dada em moles de íon/litro.
Assinale a opção incorreta.
A reação acima representa a corrosão do ferro metálico (Fe) para a forma oxidada (Fe++ ).
A valência do íon em questão é 2.
Quanto maior a diferença de potencial V-Vo maior será o número de moles de íons de Fe++ por litro de solução.
Caso a barra de ferro fosse conectada eletricamente a um eletrodo Zn / Zn ++ , o potencial do ferro tenderia a diminuir protegendo o ferro do processo de corrosão.
O movimento de íons de ferro na direção do gradiente crescente do potencial do metal em contato com a solução é característico de um processo de oxidação.
Julgue os itens seguintes, relativos à termodinâmica.
Considere que, a um sistema termodinâmico fechado, constituído de gás ideal, seja adicionado calor à razão de 100 J/s, durante 10 s. Enquanto o calor é adicionado, o sistema realiza trabalho na vizinhança. Nessa situação, para se retornar ao estado inicial do sistema, sem violar a primeira lei da termodinâmica, deve-se retirar do sistema todo o calor adicionado, ou seja, 1.000 J, não permitindo que ocorra alteração de fronteira na forma de expansão ou contração.
A figura a seguir mostra uma viga biapoiada que está sujeita a um carregamento distribuído e um carregamento concentrado P. Conforme indicado, o carregamento distribuído varia linearmente de 0 a w no intervalo e assume uma característica uniforme, com intensidade w, em . Nesse problema, considere que w = 2P/(3a). É também apresentado o diagrama de esforços cortantes V presentes na viga considerada, no qual RA e RB são os valores absolutos das reações no apoios A e B, respectivamente. O valor de x para o qua a força cortante V anula-se é igual a:
65a/30
23a/10
67a/30
7a/3
5a/2
Julgue os itens seguintes, relativos à termodinâmica.
Considere que, em um sistema termodinâmico não-adiabático constituído de gás ideal, os processos sejam regidos pela relação PV n = W, em que P é a pressão e V, o volume, enquanto n e W são, respectivamente, o coeficiente politrópico e uma constante. Nessa situação, as trocas de calor com a vizinhança do sistema são sempre acompanhadas de trabalho de fronteira, caso o coeficiente politrópico não tenda a infinito.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...