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A Resolução n° 102, de 31 de agosto de 1999, do CONTRAN, dispõe sobre a tolerância máxima do peso bruto de veículos. A tolerância máxima sobre o limite de peso bruto por eixo de veículos à superfície das vias públicas é de:
7,5%
10%
5%
4,5%
Para haver corrosão galvânica, é necessário que se forme uma célula galvânica, ou seja, um circuito elétrico composto por um eletrólito e dois eletrodos com potenciais diferentes. A respeito do processo de corrosão eletroquímica, assinale a opção incorreta.
Na célula galvânica, o metal de maior potencial de eletrodo (catodo) fornece elétrons para o circuito e o outro, o de menor potencial de eletrodo (anodo), recebe os elétrons.
A corrosão sempre ocorre no anodo.
Na eletrodeposição de um metal sobre outro (cromagem, niquelagem etc.), inverte-se a reação de corrosão. Uma fonte externa força os elétrons para o catodo, fazendo que os íons do metal a ser depositado sejam liberados pelo anodo e se depositem no catodo.
Alguns metais, como o alumínio, formam camadas de óxido extremamente aderentes à superfície, que acabam gerando um potencial efetivo muito mais catódico, impedindo a corrosão.
Se a acidez do eletrólito aumenta, a corrosão dos metais anódicos em relação ao hidrogênio se reduz.
A Resolução n° 68, de 23 de setembro de 1998, do CONTRAN, dispõe sobre os requisitos de segurança necessários à circulação de Combinações de Veículos de Carga – CVC. A Combinação de Veículos de Carga, respeitados os tipos de requisitos de Combinações previstos no anexo I dessa Resolução, deverá respeitar as seguintes condições:
O comprimento total do CVC não poderá ultrapassar 20 metros por unidade possuir um Peso Bruto Total - PBTC máximo de 50 toneladas por unidade.
Não poderá possuir Peso Bruto Total Combinado - PBTC superior a 74 toneladas e seu comprimento não poderá ultrapassar a 30 metros.
Não poderá possuir Peso Bruto Total Combinado a 50 toneladas por eixo e uma largura máxima por unidade de 2 metros.
A combinação não poderá seu Peso Bruto Total - PBTC superior 20 toneladas úteis e um comprimento total máximo de 30 metros, excluindo-se a unidade tratora.
É possível evitar a corrosão ou minimizá-la consideravelmente por meio de métodos de prevenção adequados. Com relação aos métodos de prevenção da corrosão, julgue os itens a seguir.
I Placas de magnésio fixadas à superfície de dutos de aço enterrados é uma forma de proteção galvânica, pois essas placas tornam-se anodos de sacrifício, corroendo-se em lugar do aço.
II Pintar superfícies com tintas orgânicas não é uma forma efetiva de prevenção contra corrosão por camada protetora, pois a tinta não isola o metal do eletrólito corrosivo.
III O aço estanhado só estará protegido da corrosão enquanto a superfície do mesmo estiver completamente coberta. Se a camada de estanho for perfurada, o estanho passará a atuar como anodo, acelerando a corrosão.
IV A galvanização das chapas de aço, operação em que a chapa é recoberta com uma camada de zinco, é um exemplo de proteção contra corrosão pelo método de camada protetora.
V A aplicação de uma tensão elétrica contínua a uma tubulação subterrânea, tornando-a catódica, é um exemplo de prevenção contra corrosão pelo método de proteção galvânica.
Estão certos apenas os itens
I e III.
I e V.
II e IV.
II e V.
III e IV.
A Resolução n° 84 do CONTRAN, de 19 de novembro de 1998, estabelece normas referentes à Inspeção Técnica de Veículos – ITV de acordo com o art. 104 do Código de Trânsito Brasileiro. A inspeção técnica de veículos começa pela sua identificação e prossegue inspecionando oito sistemas. A verificação da alimentação do combustível, estado geral da carroçaria, e do chassi e es-trutura do veículo é parte do sistema:
de direção.
de eixo e suspensão.
de motor e acionamento.
de componentes complementares.
Ao escolher materiais para uma dada aplicação, deve-se levar em conta propriedades mecânicas e físicas e também considerar o comportamento do material durante o processamento, o custo, a disponibilidade e outros aspectos. Acerca das aplicações dos principais materiais de engenharia, julgue os itens a seguir.
I Os ferros fundidos brancos são materiais não-dúcteis, muito frágeis, porém resistentes à abrasão e, por isso, recomendados para aplicações como freios de material ferroviário.
II A vulcanização por enxofre das borrachas estabelece ligações cruzadas que restringem os movimentos relativos entre as cadeias poliméricas, variando a elasticidade das mesmas. Quanto maior o grau de vulcanização, mais moles e elásticas as borrachas ficam.
III Os vidros temperados são vidros tratados termicamente de forma a introduzir tensões residuais de compressão nas suas superfícies, tornando-os indicados para aplicações que exijam resistência à tração.
IV Embora não apresente grande resistência à corrosão, o monel, nome dado a uma liga de cobre-níquel, é indicado para aplicações a altas temperaturas em função de suas excelentes propriedades mecânicas nessas condições.
V Os aços inoxidáveis conhecidos como 18-8 (18% Cr — 8% Ni) formam austenita estável à temperatura ambiente, o que lhes proporciona alta dureza e elevada resistência, porém com redução da resistência à corrosão, sendo, por isso, indicados para aplicações a temperaturas elevadas, como peças de fornos e estufas.
Estão certos apenas os itens
O programa computacional CAD possibilita separar um objeto de uma figura retangular em quatro objetos (lados) independentes, conforme figuras abaixo. O comando usado nessa operação é:
Trim
Explode
Divide
Desunir
O fator de potência de um circuito de corrente alternada é definido pela relação entre a potência real e a potência aparente. Em uma instalação com uma potência fixa, operando com um fator de potência de 0,5, o indicador de corrente mostra uma corrente de 50 A. Se essa instalação estivesse operando com fator de potência 1, a leitura no indicador seria igual a
Uma viga bi engastada, conforme mostrada na figura abaixo, recebe uma car-ga concentrada de P = 120 kgf,e o ponto de aplicação está no meio do vão L. Sendo L = 50 m, a reação nos apoios é:
Ra = Rb = 60 kgf
Ra = Rb = 25 kgf
Ra = 50 e Rb = 70 kgf
Ra = Rb = 50 kgf
Método estrela-triângulo é a denominação que se dá à forma de partida utilizada às vezes em motores trifásicos. Os enrolamentos das três fases do motor são mantidos independentes entre si, de forma que, da máquina, saem seis terminais de condutores. Na partida, esses terminais são ligados à rede por um esquema que é alterado para outro durante o funcionamento normal. Acerca dessa forma de partida de motores trifásicos, julgue os itens a seguir.
Estão certos apenas os itens
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