Questões de Engenharia Mecânica do ano 2003

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É uma alternativa de redução do volume da câmara de combustão:

  • A.

    retificar o eixo de comando de válvulas;

  • B.

    duplicar a junta do cabeçote;

  • C.

    trocar as válvulas;

  • D.

    aplainar o cabeçote;

  • E.

    trocar os anéis do pistão.

A opção que melhor caracteriza a diferença entre o motor de 2 tempos em relação ao de 4 tempos é:

  • A.

    regimes de rotação mais baixos, carga explosiva mais fraca, funcionamento mais econômico.;

  • B.

    regimes de rotação mais elevados, carga explosiva mais fraca, funcionamento mais econômico;

  • C.

    regimes de rotação mais elevados, carga explosiva mais elevada, funcionamento mais econômico;

  • D.

    regimes de rotação mais elevados, carga explosiva mais elevada, funcionamento menos econômico;

  • E.

    regimes de rotação mais baixos, carga explosiva mais fraca, funcionamento menos econômico.

A "batida de pistão" é um fenômeno que se pode ouvir nos motores onde há falhas, que podem provir do:

  • A.

    desgaste do difusor;

  • B.

    mau funcionamento do eixo de comando das válvulas;

  • C.

    empenamento do virabrequim;

  • D.

    mau alinhamento dos pistões;

  • E.

    desgaste da camisa do cilindro.

A diminuição da pressão de lubrificação dentro de um motor pode ser devida ao desgaste:

  • A.

    da junta da caixa de marcha;

  • B.

    da correia dentada;

  • C.

    das válvulas de admissão e escape;

  • D.

    do eixo de comando de válvulas;

  • E.

    dos mancais do virabrequim.

A cilindrada de um motor 6 cilindros, com 70mm de diâmetro e 80mm de curso, tem um valor aproximado de:

  • A.

    1847 cm3 ;

  • B.

    3360 cm3 ;

  • C.

    998 cm3 ;

  • D.

    1997 cm3 ;

  • E.

    1297 cm3 .

No automóvel, o retorno da corrente à bateria efetua-se pelo(a):

  • A.

    cabo de retorno do sistema de injeção;

  • B.

    cabo do alternador;

  • C.

    caixa de fusíveis;

  • D.

    parte metálica (massa) do veículo;

  • E.

    platinado;

A chamada "ignição eletrônica" se caracteriza por ser um dos dispositivos de ignição por bateria que:

  • A.

    aciona o distribuidor diretamente pelo alternador;

  • B.

    utiliza diretamente a bateria como meio de comando do circuito secundário da bobina;

  • C.

    utiliza "semicondutores" como meio de comando do circuito primário da bobina;

  • D.

    aciona diretamente o motor de arranque através de volantes magnéticos;

  • E.

    aciona diretamente o motor de arranque através do condensador.

A abertura total da borboleta de aceleração provoca no difusor um(a):

  • A.

    eficiente refrigeração do motor;

  • B.

    forte depressão;

  • C.

    fornecimento insuficiente de gasolina;

  • D.

    velocidade de ar pequena;

  • E.

    entupimento.

Ao acionar o afogador, ocorre o(a):

  • A.

    abertura da borboleta de arranque;

  • B.

    fechamento da borboleta de arranque;

  • C.

    fechamento da borboleta de aceleração

  • D.

    abertura da borboleta de aceleração;

  • E.

    acionamento da bomba de combustível

Nos motores diesel, a injeção do combustível efetua-se:

  • A.

    no fim da compressão ;

  • B.

    no ponto morto inferior;

  • C.

    no fim da explosão;

  • D.

    ao se fechar a válvula de escape;

  • E.

    logo após o ponto morto superior.

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