Questões de Engenharia Mecânica do ano 2003

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Para se evitar trepidações do volante em determinadas velocidades, é necessário que se faça:

  • A.

    troca dos discos de embreagem;

  • B.

    limpeza do tanque de combustível;

  • C.

    troca de óleo;

  • D.

    balanceamento das rodas;

  • E.

    limpeza do radiador.

A peça que une a roda ao eixo motriz é:

  • A.

    o giglê;

  • B.

    a calota;

  • C.

    o aro da roda;

  • D.

    a biela;

  • E.

    o cubo de roda

Se houver bolhas de ar na canalização do comando hidráulico dos freios de um veículo, o sistema de frenagem

  • A.

    funciona com maior eficiência;

  • B.

    permite ao motor trabalhar em marcha lenta;

  • C.

    deixa de funcionar;

  • D.

    abaixa a temperatura de funcionamento do motor;

  • E.

    diminui o consumo de combustível.

Utiliza-se um dispositivo antibloqueio nos freios quando:

  • A.

    as lonas estão gastas;

  • B.

    o veículo possui freio a ar;

  • C.

    está calor;

  • D.

    necessita-se de frenagem sem derrapagem;

  • E.

    o veículo possui freio a disco.

A maior vantagem dos freios de comando hidráulico é:

  • A.

    ação perfeitamente equilibrada em cada roda;

  • B.

    utilização de qualquer óleo lubrificante;

  • C.

    possibilidade da presença de ar no circuito hidráulico;

  • D.

    não ter peças móveis;

  • E.

    ser acionado eletricamente.

As caixas de direção efetuam:

  • A.

    modificação da altura do volante;

  • B.

    ajuste do ponto do motor;

  • C.

    movimento das rodas traseiras;

  • D.

    desmultiplicação do movimento do volante;

  • E.

    ajuste da folga do diferencial.

Nas direções servo-assistidas, os elementos de direção são

  • A.

    dispostos de maneira a dificultar o esterçamento das rodas;

  • B.

    pertencentes ao sistema de arrefecimento

  • C.

    dependentes da rotação do diferencial;

  • D.

    comandados pela posição do virabrequim;

  • E.

    auxiliados por um dispositivo hidráulico ou pneumático.

As molas de lâminas e as barras de torção são utilizadas no sistema:

  • A.

    de arrefecimento;

  • B.

    elétrico;

  • C.

    de frenagem;

  • D.

    de suspensão;

  • E.

    de direção.

Os amortecedores de ação dupla promovem no veículo o(a)

  • A.

    aceleração das oscilações;

  • B.

    frenagem das oscilações nos dois sentidos;

  • C.

    impedimento do funcionamento das molas;

  • D.

    frenagem das oscilações em apenas um sentido;

  • E.

    aumento de sua altura em relação ao piso.

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