Lista completa de Questões de Engenharia Mecânica do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A figura a seguir mostra a seção transversal de um duto longo revestido com material isolante de condutividade térmica constante k. A camada de isolamento possui espessura e = b - a. A superfície externa do duto está exposta ao ar ambiente que se encontra a uma temperatura enquanto a superfície interna está exposta a um fluido frio a uma tempera- tura O coeficiente de transferência de calor por convecção ao redor do tubo é h. A dependência das resistências térmicas (por unidade de comprimento do duto) à condução, Rcond, e à convecção, Rconv, com relação à espessura e da camada isolante é mostrada na figura.
Sob a hipótese de regime permanente e considerando que a transferência de calor ocorre apenas na direção radial, julgue os itens a seguir.
I. À variação da espessura do material isolante estão associados dois efeitos concorrentes: a redução da taxa de transferência de calor por condução com a adição de material isolante e o aumento da taxa de transferência de calor por convecção devido ao aumento da área superficial externa.
II. A partir do gráfico, pode-se concluir que existe uma espessura crítica que maximiza a resistência térmica total à transferência de calor.
III. Para o caso representado no gráfico existe uma espessura crítica tal que a taxa de transferência de calor é máxima.
IV. O comportamento das resistências térmicas do sistema ilustrado no gráfico sugere que existe uma pequena faixa de valores de "e" em que a taxa com que o calor é transmitido ao fluido frio é maior do que aquela observada quando o duto não possui qualquer isolamento.
V. O aumento do coeficiente h de troca de calor por convecção faz com que a intersecção das curvas de Rcond e Rconv ocorra para maiores
I,II e IV
II,IV e V
I,III e V
I,III e IV
II,III e V
Sobre as técnicas de soldagem mais usuais, avalie os textos abaixo e marque com F a(s) afirmativa(s) falsa(s) e com V a(s) verdadeira(s) e assinale a opção correta.
( ) Na soldagem a arco elétrico com eletrodo revestido, a queima do revestimento durante o processo de soldagem forma uma atmosfera local na região do arco inadequada à deposição do material de solda e, por isso, verifica-se a formação de escória.
( ) O processo TIG é caracterizado pela utilização de um eletrodo não-consumível de tungstênio e o processo de deposição do material é protegido da contaminação atmosférica por um fluxo de gás inerte.
( ) Na brasagem, a união de peças metálicas é feita com o uso de uma liga metálica como material de adição que tem ponto de fusão inferior ao do metal das peças.
F,F,F
V,F,V
V,V,V
F,V,V
F,V,F
Assinale a opção incorreta.
A soldagem TIG é usada com freqüência para a soldagem de chapas finas por induzir menores deformações durante o processo de soldagem.
Em um processo de soldagem a arco voltaico, a penetração do cordão de solda aumenta com o aumento da intensidade da corrente elétrica.
Quando o avanço ao longo da linha de soldagem é muito rápido, verifica-se a formação de mordeduras nas laterais do cordão de solda.
A utilização de chama muito pobre em gás combustível em soldagens oxiacetileno causa a oxidação do metal fundido.
A automação do processo de soldagem MIG-MAG é mais simples que a do processo TIG, devido ao mecanismo de alimentação automática do arame de material de adição encontrado no primeiro.
Na figura a seguir o coeficiente de atrito dinâmico entre o pino, de diâmetro d, e a polia, de diâmetro D, é µ. A tração T necessária para elevar uma carga que exerce uma força P é igual a
T=P/2.
T=(Pµd)/2D.
T=(Pµd)/2D+ P/2.
T=P/2 -(Pµd)/2D.
T=P/2 +(Pµd)/2D.
Com relação aos ciclos de refrigeração por compressão a vapor, representados abaixo em diagramas pressão versus entalpia, julgue os itens a seguir e marque com F a(s) afirmativa(s) falsa(s) e com V a(s) verdadeira(s) e assinale a opção correta.
( ) O processo 4-1 da Figura (A) consiste da condensação do refrigerante, durante a qual calor é retirado do ambiente que se deseja resfriar.
( ) O processo 3-4 da Figura (A) representa a expansão do fluido de trabalho, a qual é considerada isoentálpica pelo fato desta ocorrer adiabaticamente.
( ) Em um ciclo real, as linhas que representam os processos de condensação e evaporação não são perfeitamente horizontais em virtude das perdas de carga no condensador e no evaporador.
( ) O processo " f " - "a" da Figura (B) consiste do superaquecimento do vapor anteriormente à aspiração, garantindo que líquido não entre no compressor.
F,V,V,V
V,F,V,V
V,V,F,V
F,F,V,F
F,V,V,F
Um trocador de calor do tipo tubular é utilizado para aquecer 2,5 kg/s de água de 15 a 85 °C. O aquecimento deve ser feito pela passagem de um óleo aquecido a uma temperatura de 160 ºC, pelo lado do casco do trocador de calor. Considere que os calores específicos da água e do óleo são, respectivamente, 4200 J/kg.K e 2000 J/kg.K.
A vazão mássica do óleo em kg/s deixando o trocador a uma temperatura de 100 °C é
Com relação à carta psicrométrica usada em processos de condicionamento de ar, analise as sentenças com base na carta psicrométrica esquematizada abaixo, marque com F a(s) afirmativa(s) falsa(s) e com V a(s) verdadeira(s) e assinale a opção correta.
( ) À direita da linha A, o vapor d'água encontra-se superaquecido e saturado. Ao longo da linha A, no entanto, encontram-se os pontos que caracterizam um estado de vapor saturado.
( ) As curvas isoentálpicas na carta psicrométrica podem ser obtidas a partir da definição da entalpia do ar úmido, h = CpT+Whg, em que Cp é o calor específico a pressão constante, T é a temperatura da mistura, W é a umidade absoluta e hg é a entalpia de va- por saturado à temperatura T.
( ) O processo representado pela linha 1-3-2 na carta psicrométrica representa a mistura do ar de retorno com o ar ambiente em sistemas de ar condicionado com recirculação. A mistura resultante tem umidade absoluta final igual à média, ponderada pela vazão, das umidades absolutas do ar de retorno e do ar am- biente, ou seja,
( ) A linha 4-2 representa o processo de retirada de carga térmica do ambiente a ser condicionado, em que ocorre tanto a absorção de calor sensível como de calor latente. Por outro lado, na linha 3-4 ocorre o condicionamento do ar, com resfriamento e desumidificação do ar. Esse processo ocorre normalmente nas serpentinas, por meio da retirada de calor sensível do ar úmido.
F,V,V,V
V,F,V,F
F,V,V,F
V,F,F,V
F,V,F,F
Com base em seus conhecimentos sobre compressores alternativos, julgue os itens a seguir.
I. O aumento da taxa de compressão em um compressor de um único estágio tem como um dos efeitos a redução da eficiência volumétrica.
II. Em um compressor multi-estágio é recomendável que as maiores taxas de compressão estejam associadas aos primeiros estágios de forma a minimizar a potência requerida para o acionamento do compressor.
III. Em um compressor de duplo estágio, o emprego de um trocador de calor para resfriar o gás durante a passagem de um estágio para outro implica a redução do trabalho total de compressão.
IV. Compressores alternativos apresentam a vantagem de fornecerem altas vazões mássicas de gás a pressões elevadas.
Estão corretos os itens
I e II.
II e IV.
II e III.
I e IV.
I e III.
De acordo com o ciclo Rankine esquematizado abaixo, julgue os seguintes itens, marque com F a(s) afirmativa(s) falsa(s) e com V a(s) verdadeira(s) e assinale a opção correta.
( ) A compressão realizada pela bomba é adiabática e reversível, sendo o trabalho realizado pela bomba quantificado pela diferença de entalpia entre os pontos 4-3.
( ) O valor do consumo específico de vapor é um parâmetro de comparação entre o tamanho relativo de plantas de vapor em função de sua potência produzida.
( ) A eficiência térmica do ciclo Rankine esquematizado acima é dada pela razão do trabalho líquido pelo calor adicionado, ou seja:
V,V,V
V,V,F
V,F,F
F,V,V
F,F,V
Com relação a sistemas de prevenção e combate a incêndio é incorreto afirmar que
em sistemas de encanamento para chuveiros automáticos (sprinklers), o diâmetro da tubulação reduz-se à medida que se aproxima dos bicos por onde sai o agente extintor.
em sistemas de proteção por hidrantes, as instalações hidráulicas de combate a incêndio devem ser independentes das demais existentes na edificação.
a forma mais recomendada para o combate a incêndios da classe B é por meio da retirada do comburente, empregando-se, por exemplo, CO2 ou pó químico seco.
por atuar diretamente na retirada de calor do sistema a água é o agente extintor mais recomendado no combate a incêndios da classe C.
gás carbônico e espuma química constituem agentes extintores adequados para o combate a incêndios em equipamentos elétricos e líquidos inflamáveis.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...