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Os tubos são condutos fechados, destinados principalmente ao transporte de fluidos. Uma tubulação é um conjunto de tubos com diversos acessórios. Para designar as espessuras de um tubo de condução de aço são adotadas as séries (Schedule Number). Desta forma, um tubo com o numero de série 10 significa que:
a tensão admissível do material do tubo é dez vezes maior que a pressão interna de trabalho;
a tensão admissível do material do tubo é cem vezes maior que a pressão interna de trabalho;
a tensão admissível do material do tubo é mil vezes maior que a pressão interna de trabalho;
o diâmetro externo do tubo pode ser qualquer, e a espessura da parede de dez milímetros;
o diâmetro interno do tubo pode ser qualquer, e a espessura da parede de dez milímetros.
Os purgadores de vapor são dispositivos automáticos que separam e eliminam o condensado formado nas tubulações de vapor e aparelhos de aquecimento, sem deixar escapar o vapor. São dispositivos de separação mais importantes e de emprego mais comum em tubulações industriais. Com relação às principais características dos purgadores de vapor, pode-se afirmar que o purgador de:
bóia perde pouco vapor, tem grande resistência a golpes de aríete, possui descarga intermitente e não tem capacidade de eliminação de ar;
panela invertida perde pouco vapor, não tem resistência a golpes de aríete, possui descarga contínua e tem capacidade de eliminação de ar;
panela aberta perde bastante vapor, tem grande resistência a golpes de aríete, possui descarga contínua e não tem capacidade de eliminação de ar;
expansão metálica perde pouco vapor, tem grande resistência a golpes de aríete, possui descarga intermitente e não tem capacidade de eliminação de ar;
expansão líquida perde bastante vapor, não tem resistência a golpes de aríete, possui descarga intermitente e tem capacidade de eliminação de ar.
Para o perfeito conhecimento dos aços, é imprescindível o estudo do diagrama de equilíbrio Fe-C. Este diagrama é representado até um certo valor de teor de carbono, porque este elemento forma com o ferro o carboneto de ferro Fe3C, que contém um percentual de carbono de, aproximadamente:
0,77 %
2,11 %
6,70 %
4,30 %
0,30 %
O desenvolvimento dos mancais, desde os deslizantes até os de rolamento, teve sua origem na idéia de interpor corpos que se movessem entre a superfície fixa e a giratória. A carga principal do mancal pode ser dirigida transversalmente ou longitudinalmente ao eixo. A solicitação de um mancal é ainda caracterizada pelo valor da velocidade e da temperatura de funcionamento. Desta forma, pode-se afirmar que:
uma ranhura de lubrificação de um mancal de deslizamento, para permitir o acesso do óleo, deve estar situada em zona de alta pressão do espaço de deslizamento;
existem situações, no projeto de mancais, em que os mancais de rolamento são preteridos pelos mancais de deslizamento devido a limitações apresentadas pelos primeiros;
deve-se dar sempre preferência à utilização de mancais de deslizamento, pois os mancais de rolamento necessitam de cuidados especiais na montagem;
os mancais de rolamento são mais precisos que os mancais de deslizamento, porém os primeiros apresentam esforço de atrito dez vezes maior que nos de deslizamento;
na montagem de um rolamento de esferas canelado, é indiferente a montagem do anel do eixo ou da caixa, porém é mais cômodo iniciar pelo ajuste mais apertado.
O módulo de elasticidade de um material é obtido através de ensaio de tração de um corpo de prova, que fornece uma indicação da rigidez do material e depende fundamentalmente das forcas de ligação interatômicas. Ele é determinado pelo quociente da tensão convencional, pela deformação convencional ou alongamento específico na região linear do diagrama tensão-deformação. Desta forma, pode-se afirmar que o módulo de elasticidade:
é diretamente proporcional à deformação;
transversal corresponde à metade do módulo de elasticidade volumétrico;
é menor para metais com temperaturas de fusão mais elevadas;
é independente da direção de aplicação da tensão nos eixos cristalográficos;
é inversamente proporcional à temperatura do material.
Os módulos de resiliência e tenacidade correspondem à capacidade de um material absorver energia na fase elástica e total, respectivamente. Eles correspondem às áreas do diagrama tensão-deformação no ensaio de tração. Nesta linha de raciocínio, pode-se afirmar que a dimensão destes módulos é:
N/m3
N/m
Nm/m3
mm/mm
Na elaboração de uma especificação, o projetista estabelece um valor nominal e os limites de tolerância. Na fabricação sob controle, determinam-se a média do processo e os limites de controle. Os limites de especificação representam aquilo que se exige no projeto, para que o produto atenda a finalidade para a qual é desejado. Os limites obtidos nas cartas de controle resultam do processo de fabricação empregado e refletem aquilo que o processo é capaz de realizar. Nesta linha de raciocínio, pode-se afirmar que:
se a tolerância do processo não coincidir com a tolerância da especificação, o processo de fabricação deverá ser reajustado ou a especificação deverá ser alterada;
se a tolerância do processo for muito menor que a tolerância de especificação, haverá redução no custo do processo de fabricação, que tem uma qualidade superior ao especificado;
a tolerância de especificação é medida pelo controle da média e desvio padrão de amostras retiradas do processo produtivo, em tempos previamente definidos pelas normas vigentes;
a carta de controle da média é necessária e suficiente para processos de fabricação em que o limite inferior de controle é maior que o limite superior de especificação;
a carta de controle do desvio padrão ou da amplitude pode substituir a dispersão no limite superior da média com relação ao limite superior de especificação.
O gráfico acima representa dois diagramas tensão-deformação, obtidos em um ensaio de tração dos aços A e B. Na tensão elástica de 270 MPa, estão indicados dois valores de deformação para esses aços. Com relação ao ensaio de tração dos aços A e B ilustrados na figura, julgue os seguintes itens.
O aço B é mais tenaz que o aço A apesar de ter menor resistência mecânica.
O gráfico acima representa dois diagramas tensão-deformação, obtidos em um ensaio de tração dos aços A e B. Na tensão elástica de 270 MPa, estão indicados dois valores de deformação para esses aços. Com relação ao ensaio de tração dos aços A e B ilustrados na figura, julgue os seguintes itens.
O aço A é mais rígido que o aço B.
O gráfico acima representa dois diagramas tensão-deformação, obtidos em um ensaio de tração dos aços A e B. Na tensão elástica de 270 MPa, estão indicados dois valores de deformação para esses aços. Com relação ao ensaio de tração dos aços A e B ilustrados na figura, julgue os seguintes itens.
O módulo de elasticidade do aço B é de 27 GPa.
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