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Estruturas de prospecção e produção de petróleo offshore possuem elementos construtivos e operacionais compostos por tubos ou estruturas cilíndricas verticais sujeitas aos esforços hidrodinâmicos de correntes marítimas. A velocidade da corrente (V0) associada às instabilidades de superfície (maré e ondas) proporciona esforços mecânicos que devem ser considerados no cálculo estrutural de tais elementos. Com referência ao escoamento em torno de um cilindro vertical, julgue os seguintes itens.
O modelo constitutivo de fluido newtoniano incompressível pode ser utilizado para representar este tipo de escoamento, proporcionando um comportamento linear no escoamento e caracterizando, portanto, uma relação linear dos esforços de arrasto hidrodinâmico com a velocidade de corrente.
Em diversas situações de transporte de fluidos (líquidos ou gases) em dutos, elementos construtivos localizados (curvas, redução de diâmetro etc.) compõem o arranjo da tubulação. Acerca do escoamento de fluidos em tubulações, julgue os próximos itens.
O regime do escoamento interno pode ser laminar ou turbulento. Para número de Reynolds inferior a 2.300, o escoamento é considerado laminar e o coeficiente de perda de carga é inversamente proporcional ao número de Reynolds.
Em diversas situações de transporte de fluidos (líquidos ou gases) em dutos, elementos construtivos localizados (curvas, redução de diâmetro etc.) compõem o arranjo da tubulação. Acerca do escoamento de fluidos em tubulações, julgue os próximos itens.
O perfil de velocidade do escoamento (variação da velocidade axial na secção transversal), em uma tubulação reta, contínua e com secção transversal uniforme, não é modificado ao longo de sua extensão. No entanto, a pressão do fluido decresce.
Em diversas situações de transporte de fluidos (líquidos ou gases) em dutos, elementos construtivos localizados (curvas, redução de diâmetro etc.) compõem o arranjo da tubulação. Acerca do escoamento de fluidos em tubulações, julgue os próximos itens.
Para escoamento turbulento incompressível em tubulações reais, o coeficiente de perda de carga depende exclusivamente do número de Reynolds.
Em diversas situações de transporte de fluidos (líquidos ou gases) em dutos, elementos construtivos localizados (curvas, redução de diâmetro etc.) compõem o arranjo da tubulação. Acerca do escoamento de fluidos em tubulações, julgue os próximos itens.
Para perdas localizadas do tipo bocal, em escoamento incompressível, a variação de pressão antes e depois do bocal varia conforme a modificação da vazão do escoamento.
Em diversas situações de transporte de fluidos (líquidos ou gases) em dutos, elementos construtivos localizados (curvas, redução de diâmetro etc.) compõem o arranjo da tubulação. Acerca do escoamento de fluidos em tubulações, julgue os próximos itens.
Para perdas localizadas do tipo bocal, em escoamento compressível, a variação de pressão antes e depois do bocal não depende do número de Mach.
A figura acima mostra uma viga de alumínio (E = 70 GPa, L = 0,3) apoiada por um pino em uma extremidade e por um apoio deslizante a do seu comprimento. A viga, com comprimento total de 1,2 m e secção quadrada com lado de 80 mm, está submetida a uma carga vertical de 4,0 kN na metade do comprimento e a uma carga horizontal de 1 kN na extremidade livre (ponto D). Considerando essa situação, julgue os itens subseqüentes.
Caso um outro pino fosse adicionado como terceiro apoio no ponto D, como mostrado na figura acima, o método para determinação das reações de apoio, dos esforços cortantes e dos momentos fletores seria o mesmo que o adotado para a configuração com apenas dois apoios.
A figura acima mostra uma viga de alumínio (E = 70 GPa, L = 0,3) apoiada por um pino em uma extremidade e por um apoio deslizante a do seu comprimento. A viga, com comprimento total de 1,2 m e secção quadrada com lado de 80 mm, está submetida a uma carga vertical de 4,0 kN na metade do comprimento e a uma carga horizontal de 1 kN na extremidade livre (ponto D). Considerando essa situação, julgue os itens subseqüentes.
A figura seguinte representa corretamente o diagrama de esforço cortante do sistema apresentado.
A figura acima mostra uma viga de alumínio (E = 70 GPa, L = 0,3) apoiada por um pino em uma extremidade e por um apoio deslizante a do seu comprimento. A viga, com comprimento total de 1,2 m e secção quadrada com lado de 80 mm, está submetida a uma carga vertical de 4,0 kN na metade do comprimento e a uma carga horizontal de 1 kN na extremidade livre (ponto D). Considerando essa situação, julgue os itens subseqüentes.
A figura a seguir representa o diagrama de momento fletor correto do sistema considerado.
A figura acima mostra uma viga de alumínio (E = 70 GPa, L = 0,3) apoiada por um pino em uma extremidade e por um apoio deslizante a do seu comprimento. A viga, com comprimento total de 1,2 m e secção quadrada com lado de 80 mm, está submetida a uma carga vertical de 4,0 kN na metade do comprimento e a uma carga horizontal de 1 kN na extremidade livre (ponto D). Considerando essa situação, julgue os itens subseqüentes.
A máxima tensão normal, , ocorre na posição x = 0,6 m e y = 40 mm.
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