Lista completa de Questões de Engenharia Mecânica do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca do ensaio de fratura frágil, assinale a opção correta.
O corpo de prova do tipo Charpy é engastado na máquina de ensaio, enquanto o corpo de prova de Izod é nela apoiado.
O ensaio de fratura frágil em corpos de prova dos tipos Charpy e Izod só será válido se houver separação total das partes rompidas do corpo de prova. Caso isso não aconteça, o ensaio deve ser repetido com uma altura de pêndulo maior.
A temperatura de ensaio não influencia os resultados obtidos.
Um ensaio de impacto é suficiente para se tirar conclusões sobre o material ensaiado, pois, normalmente, os resultados de ensaios de vários corpos de prova são bem homogêneos.
Nada se pode dizer sobre a ductilidade do metal submetido ao ensaio de impacto.
Na soldagem de uma peça com eletrodo (revestido), o eletrodo é consumido à medida que vai se formando o cordão de solda, cuja proteção contra contaminações do ar atmosférico é feita por atmosfera gasosa e escória, proveniente da fusão do seu revestimento. Assinale a opção que apresenta uma desvantagem desse processo de soldagem.
baixo custo do equipamento
versatilidade
soldagem em locais de difícil acesso
disponibilidade de consumíveis no mercado
baixa produtividade devido à taxa de deposição
Com relação aos processos de soldagem, assinale a opção
No processo de soldagem MIG/MAG (
Incluem-se entre as limitações de utilização da soldagem MIG: complexidade na regulagem do processo, nãoutilização em presença de corrente de ar, e probabilidade elevada de gerar porosidade no cordão de solda.
O processo de soldagem TIG (
Entre as vantagens do processo de soldagem TIG, podem ser citados soldas de excelente qualidade, acabamento do cordão de solda e baixo custo.
O processo de soldagem plasma assemelha-se muito ao processo TIG pelo fato de se utilizarem eletrodos nãoconsumíveis e gases inertes nos dois processos.
Quando os metais são deformados plasticamente à temperatura ambiente, ocorre uma série de alterações microestruturais. Cada grão individual muda sua forma, para acompanhar a deformação como um todo. À medida que a deformação prossegue, cada grão é deformado e, conseqüentemente, se torna mais resistente e mais duro, sendo mais difícil deformá-lo posteriormente, isto é, sua ductilidade deminui. O comportamento descrito é denominado
ductibilidade.
encruamento.
tenacidade.
alongamento.
fragilidade.
As tubulações destinadas à passagem de inflamáveis e combustíveis de baixa viscosidade devem ser pintadas de
vermelho.
verde.
creme.
alumínio.
preto.
Na figura mostrada acima, pode-se identificar uma válvula
com comando de bóia.
de controle.
gaveta com comando de engrenagem.
diafragma.
fecho rápido.
Acerca de juntas de vedação, assinale a opção
Alguns dos fatores que asseguram adequada vedação da junta são: escolha criteriosa do material da junta, força de vedação e forças de esmagamento adequadas.
Para a escolha do material da junta, deve-se levar em consideração os seguintes aspectos: temperatura de trabalho, tipo de fluido que a junta vedará, classe de pressão do flange e força dos parafusos.
Um dos materiais aplicados em juntas de vedação é o papelão hidráulico, cujos componentes básicos são a fibra de aramida, borracha nitrílica, fibra de carbono e grafite.
As juntas de vedação, que podem ser sanfonadas e deslizantes, servem para vedar a passagem indesejada de fluidos.
As juntas de vedação para flanges podem ser dos tipos face com ressalto (RF) e face plana ou lisa (FF).
A respeito de tubulações industriais, julgue os itens seguintes. I Os principais processos de fabricação de tubulações são os de laminação, por extrusão e por fundição. II Entre os fatores que influenciam a seleção dos materiais para confecção das tubulações, incluem-se tipo de fluido a ser conduzido; temperatura e pressão de trabalho; resistência mecânica; ações sob a tubulação (dilatações térmicas, sobrecargas, esforços de montagem, entre outros); natureza dos esforços mecânicos e segurança. III Na seleção do material das tubulações que conduzirão determinado fluido, deve-se considerar as condições de trabalho, os níveis de tensão, a agressividade do meio onde a tubulação passará e o custo. IV Tubulações de aço carbono são fáceis de soldar e conformar, possuem baixo custo e podem ser utilizadas para transporte de água doce, gás natural e álcool. A quantidade de itens certos é igual a
I.
II.
III.
IV.
V.
A respeito de segurança em caldeiras, julgue os itens a seguir.
I As caldeiras devem ser submetidas a inspeções de segurança inicial, periódica e extraordinária, sendo considerado condição de risco grave e iminente o não-atendimento aos prazos estabelecidos nas normas regulamentadoras.
II A inspeção de segurança deve ser realizada logo após a entrada em funcionamento das caldeiras novas.
III A inspeção de segurança periódica, constituída por exames interno e externo, deve ser executada a cada 12 meses, para caldeiras das categorias A, B e C.
IV A inspeção de segurança periódica, constituída por exames interno e externo, deve ser executada a cada 24 meses, para caldeiras da categoria A, desde que, aos 12 meses de funcionamento sejam testadas as pressões de abertura das válvulas de segurança.
V Na inspeção subseqüente, aos 25 anos de uso, as caldeiras, caso ainda estejam em condições de uso, devem ser submetidas a rigorosa avaliação de integridade, para que se determinem a sua vida remanescente e os novos prazos máximos para inspeção.
A quantidade de itens certos é igual a
1.
2.
3.
4.
5.
Na instalação de vasos de pressão em ambientes fechados, devem ser atendidos os seguintes requisitos, conforme alteração que consta na Portaria SIT n.º 57, de 19/6/2008: I existência de, pelo menos, duas saídas amplas, permanentemente desobstruídas e dispostas em direções distintas; II acesso fácil e seguro para as atividades de manutenção, operação e inspeção, sendo que, para guarda-corpos vazados, os vãos devem ter dimensões que impeçam a queda de pessoas; III ventilação permanente com entradas de ar que não possam ser bloqueadas; IV iluminação conforme normas oficiais vigentes; V sistema de iluminação de emergência. Constitui risco grave e iminente, em ambientes abertos, o
I.
II.
III.
IV.
V.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...