Questões de Engenharia Mecânica do ano 2010

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Um manômetro de tubo em U com água tem uma de suas extremidades conectada a um túnel de vento, que funciona em regime permanente, e a outra aberta para a atmosfera. A diferença do nível de água no tubo em U é igual a 10 cm. Sabendo-se que a pressão de uma atmosfera equivale à pressão de 10 m de coluna de água, a pressão manométrica medida no túnel de vento, em atm, é

  • A. 0,1
  • B. 0,01
  • C. 0,001
  • D. 0,2
  • E. 0,02

Sobre a equação de Bernoulli aplicada a escoamentos incompressíveis em regime permanente, afirma-se que pode ser usada

I - ao longo de uma linha de corrente;

II - em escoamentos onde as tensões viscosas são importantes;

III - em escoamentos onde a energia mecânica se conserva.

Está correto APENAS o que se afirma em

  • A. I.
  • B. II.
  • C. III.
  • D. I e II.
  • E. I e III.

Uma turbina a jato de um avião admite ar a 50 m/s e descarrega ar a 80 m/s. A velocidade de admissão e a de descarga do ar têm a direção do eixo da turbina. A vazão de ar na turbina é igual a 200 kg/s. A força, em kN, que a turbina exerce sobre o avião é

  • A. 3
  • B. 6
  • C. 10
  • D. 16
  • E. 20

Uma turbo-bomba opera com velocidade angular do impelidor igual a N rad/s, com uma vazão volumétrica Q, em m3/s, fornecendo uma carga H, em Nm/ kg. Qual a equação que deve ser usada para calcular a velocidade específica, Ns, da bomba?

  • A. Ns = (N Q1/2)/ H3/4
  • B. Ns = (N1/2 Q1/2)/ H
  • C. Ns = (N1/2 Q)/ H5/4
  • D. Ns = (N Q1/2)/ H3/2
  • E. Ns = (N Q2)/ H7/4

A respeito de bombas centrífugas, afirma-se que

  • A. o fenômeno de cavitação ocorre normalmente na descarga da bomba.
  • B. a escorva consiste no enchimento da bomba e da tubulação de sucção com o líquido de trabalho.
  • C. as bombas com pás inclinadas para trás apresentam elevadas perdas por atrito e, portanto, menores rendimentos.
  • D. as carcaças concêntricas são mais eficientes que as carcaças em voluta.
  • E. na carcaça com voluta e com região difusora, na voluta a energia cinética é transformada em energia de pressão.

A respeito de lubrificação e do número característico de um mancal, afirma-se que o número de Sommerfeld é quadraticamente proporcional à(ao)

  • A. tensão superficial do fluido lubrificante.
  • B. viscosidade do fluido lubrificante.
  • C. velocidade de rotação do eixo.
  • D. razão de folga radial.
  • E. inverso da viscosidade do fluido lubrificante.

Os processos de lubrificação e as características dos lubrificantes são importantes na prevenção do desgaste prematuro de componentes mecânicos. Nesse contexto, tem-se que

  • A. na lubrificação por salpico, o lubrificante é borrifado por um spray a ar comprimido.
  • B. a lubrificação por colar é um tipo de lubrificação por gravidade.
  • C. o teste das quatro esferas mede a viscosidade de um lubrificante.
  • D. o teste Timkem mede a capacidade de carga de um lubrificante.
  • E. os aditivos detergentes e dispersantes de um lubrificante têm a função de agrupar os resíduos.

A respeito de lubrificação e lubrificantes, afirma-se que

I - os óleos lubrificantes com baixa viscosidade são indicados em aplicações onde as superfícies lubrificadas se movem a altas velocidades.

II - uma fina película de lubrificantes permite, na lubrificação limite, o contato entre as superfícies lubrificadas.

III - quanto menores forem as folgas, menor deverá ser a viscosidade do óleo lubrificante.

IV - quanto melhor o grau de acabamento das peças lubrificadas, maior poderá ser a viscosidade do óleo lubrificante.

V - quanto maior for a carga sobre o mancal, menor deverá ser a viscosidade do óleo lubrificante.

Está correto APENAS o que se afirma em

  • A. I e II.
  • B. III e IV.
  • C. IV e V.
  • D. I, II e III.
  • E. III, IV e V.

  • A. condução e convecção.
  • B. condução e condução.
  • C. convecção e condução.
  • D. convecção e convecção.
  • E. sublimação e sublimação.
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