Lista completa de Questões de Engenharia Mecânica do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Na figura acima, que mostra parte de uma instalação de esgoto predial com ventilação secundária, o componente especificado pelo número 1 é um(a)
ralo sifonado.
tubo de queda.
tubo de ventilação.
caixa de gordura.
tubo ventilador de circuito.
Em uma ligação para fornecimento de energia elétrica, a razão entre a demanda média e a demanda máxima da unidade consumidora ocorridas em um mesmo intervalo de tempo é denominada fator de
demanda.
carga.
tensão.
potência.
corrente.
Para alimentar uma carga de 120 kW, em uma instalação elétrica com fator de potência igual a 0,75, é necessário fornecer à instalação uma potência, em kVA, igual a
75.
90.
120.
160.
195.
No processo de cogeração de energia, ocorre a produção conjunta de eletricidade e utilitário, vapor ou água quente. A planta de cogeração esquematizada na figura acima é um dos arranjos mais utilizados de cogeração em ciclo combinado. Nessa planta, estão combinados os ciclos
Brayton e Stirling, nessa ordem.
Brayton e Rankine, nessa ordem.
Otto e Ericsson, nessa ordem.
Rankine e Brayton, nessa ordem.
Stoddard e Rankine, nessa ordem.
Assinale a opção que apresenta a melhor definição de engenharia para ar-condicionado.
Ar-condicionado é o equipamento responsável por manter a temperatura de um ambiente dentro dos limites recomendados para conforto térmico dos seus ocupantes.
Ar-condicionado é o equipamento instalado e operado para manter a temperatura e umidade de um ambiente dentro dos limites recomendados para o conforto térmico dos seus ocupantes.
Ar-condicionado é todo o processo que permite ajustar simultaneamente a temperatura e umidade do ar de um ambiente, mantendo condições desejáveis de conforto térmico para seus ocupantes.
Ar-condicionado é o processo de tratamento do ar que, por meio do ajuste simultâneo de parâmetros como temperatura, umidade, grau de pureza e renovação, permite manter condições desejáveis para um espaço climatizado.
Ar-condicionado é todo equipamento que visa baixar a temperatura de um ambiente e, ao mesmo tempo, filtrar o ar e controlar sua temperatura, tendo como objetivo o conforto térmico das pessoas que ocupam esse mesmo ambiente.
Considerando as definições usuais de pressão para o ar atmosférico, assinale a opção correta.
A pressão manométrica é obtida por meio da leitura direta de um manômetro de mercúrio.
Pressão absoluta corresponde a uma pressão medida por instrumento rastreado pelo INMETRO e classificado por esse órgão como absoluto.
Pressão barométrica é um termo utilizado sempre que se refere à pressão medida por um barômetro, ao nível do mar.
A pressão absoluta é obtida da pressão manométrica subtraída da pressão atmosférica local.
A pressão diferencial é definida como aquela resultante da diferença entre as pressões medidas entre dois níveis de pressão quaisquer.
Com relação aos processos de transferência de calor entre o ar no interior de um duto metálico e o ambiente externo, assinale a opção correta.
A velocidade de escoamento do ar no interior do duto não afeta o processo de transferência de calor.
Pode-se reduzir o ganho de calor por radiação utilizando-se, para a superfície externa do duto, um material de baixa emissividade e alta refletividade.
A forma geométrica do duto e do meio externo a ele não afeta a transferência de calor.
Devido à baixa condutividade térmica do ar, a cobertura isolante térmica aplicada sobre o duto deve ser suficientemente porosa para assegurar o contato entre o ar externo e a superfície do duto.
Com referência à figura acima, que ilustra esquematicamente um sistema de condicionamento de ar que atende a um espaço ocupado, assinale a opção correta.
O damper B, responsável pela tomada de ar externo de renovação, deve sempre garantir uma vazão constante e igual a N × 27 m3 . h-1, em que N é o número máximo de ocupantes dos espaços climatizados atendidos pelo sistema.
O esquema mostra que a instalação da serpentina de aquecimento, logo após a serpentina de resfriamento, está incorreta. Serpentinas de aquecimento são usadas unicamente em aplicações de climatização em climas frios.
Pela abertura do damper C é possível recircular grande parte do ar proveniente das zonas ocupadas, fazendo que o ar se misture com o ar de renovação admitido pelo damper B. Dessa mistura resulta o estado do ar a montante do filtro mostrado.
O damper C é responsável por rejeitar o excesso de ar admitido pelo damper B através do damper A.
O esquema mostrado está incompleto, pois, em qualquer sistema de ar condicionado, é sempre necessário adotar umidificadores (inexistentes no esquema), sem os quais se torna impossível ajustar a umidade relativa do ar.
35 < X < 40
40 < X < 49
49 < X < 55
55 < X < 58
58 < X < 62
A figura acima mostra o desempenho divulgado por um fabricante para o COP do chiller em uso, em função do seu percentual de carga. Considerando essas informações, é correto afirmar que o COP do chiller em operação
é aproximadamente 66% menor que o divulgado pelo fabricante.
difere do COP divulgado pelo fabricante em menos de 5%, que é uma discrepância aceitável.
é aproximadamente 55% menor que o obtido com os dados registrados. Esses dados devem ser revistos, já que, certamente, existe um erro em um dos valores anotados pelo operador.
é 50% menor que o COP divulgado pelo fabricante.
é cerca de 50% maior que o COP divulgado pelo fabricante. Esses dados devem ser revistos já que, certamente, existe um erro em um dos valores anotados pelo operador.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...