Questões de Engenharia Mecânica do ano 2011

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O vapor d’água entra em uma turbina adiabática a P1 e T1 com vazão de 5 kg/s e sai a P2 e T2. Considere que a potência produzida pela turbina é de 2,5 MW, e que as variações das energias cinéticas e potencial podem ser desprezadas. Sabendo-se que a entalpia na entrada da turbina vale 3.500 kJ/kg, o valor da entalpia, em kJ/kg, na saída da turbina, é

  • A.

    1.500

  • B.

    1.750

  • C.

    2.000

  • D.

    3.000

  • E.

    4.000

A figura acima apresenta a distribuição de temperaturas de um trocador de calor com escoamento contracorrente padrão. Considerando-se esse tipo de trocador de calor e outro semelhante, porém com escoamento paralelo padrão, analise as afirmações a seguir.

I – A temperatura de saída do fluido frio pode ser maior do que a temperatura de saída do fl uido quente no arranjo contracorrente, mas não no paralelo.

II – Para as mesmas temperaturas de entrada e de saída, a média log das diferenças de temperaturas no arranjo contracorrente é superior à do paralelo.

III – A área necessária para que ocorra uma dada taxa de transferência de calor é menor no arranjo contracorrente do que no arranjo paralelo, considerando-se um mesmo valor de U (coefi ciente global de transferência de calor) para os dois arranjos.

IV – O trocador com escoamento contracorrente, ao contrário do trocador com escoamento paralelo, proporciona a transferência de calor entre as parcelas mais quentes dos dois fl uidos em uma extremidade, assim como entre as parcelas mais frias na outra extremidade.

Estão corretas as afirmações

  • A.

    I e IV, apenas.

  • B.

    II e III, apenas.

  • C.

    I, II e III, apenas.

  • D.

    I, II e IV, apenas.

  • E.

    I, II, III e IV.

Os sistemas mecânicos vibrantes com três graus de liberdade possuem

  • A.

    três modos naturais de vibração

  • B.

    três modos naturais de vibração para cada grau de liberdade

  • C.

    três frequências naturais para cada grau de liberdade

  • D.

    uma frequência natural para cada grau de liberdade

  • E.

    apenas um modo natural de vibração para todo o sistema

Um sistema massa-mola-amortecedor, sujeito a uma condição inicial de deslocamento, apresentará uma resposta não oscilatória quando o(a)

  • A.

    deslocamento inicial for inferior ao deslocamento estático do sistema.

  • B.

    deslocamento inicial for igual ao deslocamento estático do sistema.

  • C.

    constante de amortecimento for muito pequena, podendo ser desprezada.

  • D.

    fração de amortecimento for inferior a um.

  • E.

    fração de amortecimento for superior a um.

  • A.

    1 / 37,5

  • B.

    0,12

  • C.

    3,5

  • D.

    1 / 0,12

  • E.

    37,5

Um motor de 20 kg é apoiado sobre um conjunto de molas cuja rigidez equivalente é de 200.000 N/m. Considerando-se o sistema com um grau de liberdade e desprezando-se qualquer efeito dissipativo de energia, a frequência crítica do sistema será igual a 100

  • A.

    Hz

  • B.

    Hz/s

  • C.

    rad/min

  • D.

    rad/s

  • E.

    ciclos/min

  • A.

    acelerada no sentido horário

  • B.

    acelerada no sentido anti-horário

  • C.

    parada e não acelerada

  • D.

    com movimento uniforme

  • E.

    com velocidade angular no sentido anti-horário

O ciclo padrão a ar Otto e o ciclo padrão a ar Diesel consistem em quatro processos. Nesse contexto, considere as afirmativas a seguir.

I - O processo de compressão isoentrópica pertence a ambos os ciclos.

II - O processo de fornecimento de calor a volume constante pertence a ambos os ciclos.

III - O processo de expansão isoentrópica pertence a ambos os ciclos.

IV - O processo de rejeição de calor a volume constante pertence a ambos os ciclos.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I e II

  • B.

    II e III

  • C.

    III e IV

  • D.

    I, II e IV

  • E.

    I, III e IV

O problema da detonação que pode ocorrer no motor de ignição por centelha deixa de ocorrer no motor Diesel.

PORQUE

Somente o ar é comprimido durante o curso de compressão do motor Diesel, ao contrário do motor de ignição por centelha, no qual uma mistura ar-combustível é comprimida. Analisando-se as afirmações acima, conclui-se que

  • A.

    as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.

  • B.

    as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.

  • C.

    a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.

  • D.

    a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.

  • E.

    as duas afirmações são falsas.

A pressão média efetiva (PME) pode ser usada como parâmetro para comparar o desempenho de motores alternativos de igual tamanho, sendo definida pela relação, na qual W é o trabalho e V é o volume, apresentada em

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

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