Lista completa de Questões de Engenharia Mecânica do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O vapor dágua entra em uma turbina adiabática a P1 e T1 com vazão de 5 kg/s e sai a P2 e T2. Considere que a potência produzida pela turbina é de 2,5 MW, e que as variações das energias cinéticas e potencial podem ser desprezadas. Sabendo-se que a entalpia na entrada da turbina vale 3.500 kJ/kg, o valor da entalpia, em kJ/kg, na saída da turbina, é
1.500
1.750
2.000
3.000
4.000
A figura acima apresenta a distribuição de temperaturas de um trocador de calor com escoamento contracorrente padrão. Considerando-se esse tipo de trocador de calor e outro semelhante, porém com escoamento paralelo padrão, analise as afirmações a seguir.
I A temperatura de saída do fluido frio pode ser maior do que a temperatura de saída do fl uido quente no arranjo contracorrente, mas não no paralelo.
II Para as mesmas temperaturas de entrada e de saída, a média log das diferenças de temperaturas no arranjo contracorrente é superior à do paralelo.
III A área necessária para que ocorra uma dada taxa de transferência de calor é menor no arranjo contracorrente do que no arranjo paralelo, considerando-se um mesmo valor de U (coefi ciente global de transferência de calor) para os dois arranjos.
IV O trocador com escoamento contracorrente, ao contrário do trocador com escoamento paralelo, proporciona a transferência de calor entre as parcelas mais quentes dos dois fl uidos em uma extremidade, assim como entre as parcelas mais frias na outra extremidade.
Estão corretas as afirmações
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Os sistemas mecânicos vibrantes com três graus de liberdade possuem
três modos naturais de vibração
três modos naturais de vibração para cada grau de liberdade
três frequências naturais para cada grau de liberdade
uma frequência natural para cada grau de liberdade
apenas um modo natural de vibração para todo o sistema
Um sistema massa-mola-amortecedor, sujeito a uma condição inicial de deslocamento, apresentará uma resposta não oscilatória quando o(a)
deslocamento inicial for inferior ao deslocamento estático do sistema.
deslocamento inicial for igual ao deslocamento estático do sistema.
constante de amortecimento for muito pequena, podendo ser desprezada.
fração de amortecimento for inferior a um.
fração de amortecimento for superior a um.
1 / 37,5
0,12
3,5
1 / 0,12
37,5
Um motor de 20 kg é apoiado sobre um conjunto de molas cuja rigidez equivalente é de 200.000 N/m. Considerando-se o sistema com um grau de liberdade e desprezando-se qualquer efeito dissipativo de energia, a frequência crítica do sistema será igual a 100
Hz
Hz/s
rad/min
rad/s
ciclos/min
acelerada no sentido horário
acelerada no sentido anti-horário
parada e não acelerada
com movimento uniforme
com velocidade angular no sentido anti-horário
O ciclo padrão a ar Otto e o ciclo padrão a ar Diesel consistem em quatro processos. Nesse contexto, considere as afirmativas a seguir.
I - O processo de compressão isoentrópica pertence a ambos os ciclos.
II - O processo de fornecimento de calor a volume constante pertence a ambos os ciclos.
III - O processo de expansão isoentrópica pertence a ambos os ciclos.
IV - O processo de rejeição de calor a volume constante pertence a ambos os ciclos.
Está correto o que se afirma APENAS em
I e II
II e III
III e IV
I, II e IV
I, III e IV
O problema da detonação que pode ocorrer no motor de ignição por centelha deixa de ocorrer no motor Diesel.
PORQUE
Somente o ar é comprimido durante o curso de compressão do motor Diesel, ao contrário do motor de ignição por centelha, no qual uma mistura ar-combustível é comprimida. Analisando-se as afirmações acima, conclui-se que
as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
as duas afirmações são falsas.
A pressão média efetiva (PME) pode ser usada como parâmetro para comparar o desempenho de motores alternativos de igual tamanho, sendo definida pela relação, na qual W é o trabalho e V é o volume, apresentada em
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...