Questões de Engenharia Mecânica do ano 2011

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Na inspeção e troca dos discos de freio, o empeno máximo deve ser de:

  • A.

    0,10 mm;

  • B.

    0,20 mm;

  • C.

    0,40 mm;

  • D.

    0,15 mm;

  • E.

    0,35 mm.

A habilidade do veículo de retornar a direção das rodas dianteiras para frente após uma curva é denominada:

  • A.

    estabilidade direcional;

  • B.

    rota real;

  • C.

    curvamento;

  • D.

    retornabilidade;

  • E.

    estabilidade de convergência.

A distância entre o centro das rodas dianteiras e o centro das rodas traseiras é:

  • A.

    bitola do chassis;

  • B.

    distância entre eixos;

  • C.

    distância entre rodas;

  • D.

    geometria do veículo;

  • E.

    comprimento do chassis.

No sistema de freio de um automóvel, o ABS tem a função de:

  • A.

    distribuir o fluxo de fluído por igual às rodas;

  • B.

    transferir percentual de freio maior para as rodas traseiras;

  • C.

    bloquear as rodas no momento da frenagem;

  • D.

    evitar o travamento das rodas no momento da frenagem;

  • E.

    melhorar o controle e a instabilidade durante a freada.

Em um sistema de injeção eletrônica, a função do sensor de posição da borboleta de aceleração é:

  • A.

    informar para a UCE o ângulo de abertura da borboleta de aceleração;

  • B.

    informar para a UCE a quantidade de ar que está sendo admitido;

  • C.

    dosar a quantidade de combustível injetada;

  • D.

    medir o fluxo de ar que está sendo admitido;

  • E.

    medir o avanço de ignição.

No ciclo do motor de 4 tempos, a fase em que o pistão está em ponto morto superior em movimento descendente e ambas as válvula de admissão e escape estão fechadas é:

  • A.

    admissão;

  • B.

    compressão;

  • C.

    exaustão;

  • D.

    explosão;

  • E.

    descarga.

No sistema de arrefecimento do motor de combustão interna de um automóvel, o componente que tem a função de retirar calor do líquido circulante, é:

  • A.

    radiador;

  • B.

    válvula termostática;

  • C.

    válvula termostática;

  • D.

    reservatório de expansão;

  • E.

    bomba d’água.

No sistema de lubrificação do motor de combustão interna de um automóvel,a função do filtro lubrificante é:

  • A.

    manter a pressão constante no sistema;

  • B.

    reter partículas sólidas presentes no lubrificante;

  • C.

    retirar calor do óleo lubrificante;

  • D.

    proteger o motor de pressões;

  • E.

    diminuir o fluxo de lubrificante na desaceleração do motor.

No sistema de ignição do motor de combustão interna de um automóvel,a função da bobina de ignição é:

  • A.

    elevar a tensão de bateria de 12 V para 50 kV e alimentar as velas de ignição;

  • B.

    elevar a tensão de bateria de 12 V para aproximadamente 25 kV e alimentar as velas de ignição;

  • C.

    elevar a tensão de bateria de 3 V para aproximadamente 25 kV e alimentar as velas de ignição;

  • D.

    elevar a tensão de bateria de 5 kV para aproximada 25 kV e alimentar as velas de ignição;

  • E.

    elevar a tensão de bateria de 7 V para 25 kv e alimentar as velas de ignição.

Em um pneu cuja especificação é 175/70R-13,o número 13 significa:

  • A.

    a largura do pneu em polegadas;

  • B.

    a altura do pneu em polegadas;

  • C.

    o diâmetro da roda do veículo em polegadas;

  • D.

    relação entre a altura e a largura do pneu em polegadas;

  • E.

    diâmetro da roda do veículo em polegadas.

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