Questões sobre Geral

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Em um desenho técnico mecânico, a linha do tipo Tracejada Larga é usada em

  • A.

    planos de corte

  • B.

    contornos e arestas visíveis

  • C.

    contornos e arestas não visíveis

  • D.

    linhas de centro, de simetria e trajetórias

  • E.

    contornos de peças adjacentes ou posição limite de peças móveis

O pinhão de um caixa de engrenagens ferroviária possui 15 dentes, ângulo de pressão 20° e módulo 3 mm. O diâmetro primitivo deste pinhão é de

  • A.

    15 mm.

  • B.

    22,5 mm.

  • C.

    30 mm.

  • D.

    45 mm.

  • E.

    60 mm.

Vários veículos do ciclo Otto são equipados com o sistema de transmissão do tipo CVT, em que ao dirigi-lo, devido à suavidade no seu funcionamento, torna-se difícil sentir a mudança de marcha, que é uma característica que agrada alguns de seus usuários e desagrada a outros. Entretanto esse tipo de transmissão tem uma série de vantagens, entre as quais uma das mais importantes é

  • A.

    limitar a rotação máxima do motor.

  • B.

    possuir uma gama praticamente infinita de relações de transmissão.

  • C.

    aumentar a estabilidade do veículo.

  • D.

    diminuir o desgaste dos pneus e dos rolamentos das rodas.

Acerca de turbina a vapor e de motores do ciclo Otto e Diesel, julgue os itens seguintes.

Os motores de dois e quatro tempos distinguem-se entre si em função do número de movimentos do êmbolo que cada um necessita para completar seu ciclo, o que permite a queima da mistura ar-combustível. Nos motores a dísel, que trabalham com ciclo de quatro tempos, o combustível é injetado no cilindro pouco antes do limite superior do tempo de compressão. Esse tipo de motor fornece maior potência que os motores a gasolina.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere às características dos radares de pulso, julgue os itens 84 a 90.

Na figura abaixo é apresentada uma tela de radar do tipo A (A-scope), que permite a identificação da distância e do ângulo de azimute de objetos em torno do radar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sobre a carga térmica das unidades de tratamento de ar e condicionadores centrais estão CORRETAS as afirmativas:

I. A soma das cargas térmicas das unidades de tratamento servidas é a carga máxima simultânea do conjunto, não sendo necessariamente a soma dos máximos das zonas, que podem não ocorrer simultaneamente;

II. No cálculo da carga térmica deve ser acrescentado o calor dissipado nas bombas e nas redes de distribuição de fluidos;

III. Os ganhos de calor e umidade das fontes internas devem ser considerados no cálculo da carga térmica máxima, exceto em instalações especiais, onde sua presença permanente é garantida;

  • A.

    I e III.

  • B.

    II e III.

  • C.

    I e II.

  • D.

    Nenhuma das alternativas se refere ao cálculo de carga térmica das unidades de tratamento de ar e condicionadores autônomos.

A designação 5/16 – 18 – UNC 2A é de uma rosca

  • A.

    métrica, de diâmetro nominal de 5/16 mm, 18 fios por milímetro, série 2, externa e de passo fino

  • B.

    métrica, de diâmetro nominal de 5/16 mm, 18 fios por polegada, série 2, interna e de passo fino

  • C.

    unificada, de diâmetro nominal de 5/16 polegadas, 18 fios por milímetro, série 2, externa e de passo grosso

  • D.

    unificada, de diâmetro nominal de 5/16 polegadas, 18 fios por polegada, série 2, interna e de passo fino

  • E.

    unificada, de diâmetro nominal de 5/16 polegadas, 18 fios por polegada, série 2, externa e de passo grosso

Um rolamento rígido de esferas, com diâmetro interno 20 mm e diâmetro externo 42 mm, será montado em um eixo de diâmetro 20 mm com tolerância h6 (0;−13 μm). Sabe-se que o anel interno do rolamento tem tolerância (0;−10 μm). Com relação ao ajuste eixo-rolamento, é correto afirmar que o ajuste é

  • A.

    incerto, com folga máxima 0,013 e interferência máxima 0,010 mm.

  • B.

    incerto, com folga máxima 0,010 e interferência máxima 0,013 mm.

  • C.

    com folga, com folga máxima 0,023 mm e folga mínima nula.

  • D.

    com interferência máxima 0,023 mm e interferência mínima nula.

  • E.

    incerto, com folga máxima 0,13 e interferência máxima 0,10 mm.

As bombas centrífugas não são empregadas em sistemas e circuitos oleodinâmicos. A principal razão da impossibilidade do emprego dessas bombas centrífugas é porque

  • A.

    podem apresentar fluxo pulsante, causando modificações de velocidade nos atuadores hidráulicos e aumentando sua pressão.

  • B.

    não alteram a vazão, quando submetidas a pressões crescentes, causando impossibilidade no controle de velocidade dos atuadores, principalmente ao deslocarem cargas variáveis durante seus movimentos.

  • C.

    quando submetidas a pressões crescentes, reduzem, gradativamente, a vazão até interrompê-la no momento em que a pressão do sistema ou do circuito é maior ou igual à máxima pressão da bomba.

  • D.

    pertencem ao grupo das turbobombas e por isso têm seu campo de atuação delimitado para pequenas pressões e grandes vazões.

Acerca de turbina a vapor e de motores do ciclo Otto e Diesel, julgue os itens seguintes.

A utilização de superalimentação nos motores do ciclo Otto e Diesel amplia a disponibilidade de potência, ainda que os circuitos de alta pressão dos motores do ciclo Diesel alcancem, em condições normais, pressões de até 1.400 bars.

  • C. Certo
  • E. Errado
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