Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os equipamentos constituídos de componentes mecânicos em movimento de rotação são caracterizados pela denominada assinatura espectral. Com base nessa assinatura, é possível identificar uma grande quantidade de falhas de operação. Uma das possibilidades de representação dessa assinatura relaciona as variáveis
aceleração e tempo.
deslocamento e tempo.
velocidade e tempo.
aceleração e frequência.
deformação e aceleração.
O uso de EPI´s − Equipamentos de Proteção Individual nas atividades cotidianas que o requerem
constitui um transtorno, pois cada empregado deve ter a liberdade de usá-lo ou não.
é opcional e o empregado deve manifestar por escrito se aceita ou não seu uso.
depende das regras administrativas de cada empresa.
depende de acordos coletivos de trabalho entre a empresa e o órgão de classe.
está estabelecido em lei federal.
A análise de vibrações é um processo pelo qual as falhas em componentes mecânicos rotativos de um equipamento são descobertas pela taxa de variação das forças dinâmicas geradas. A medição dessas vibrações é realizada por transdutores denominados
voltímetros.
acelerômetros.
amperímetros.
amplificadores.
controladores.
Os funcionários que trabalham com banhos galvânicos como niquelação ou cromeação
podem utilizar objetos metálicos de adorno, como brincos, pulseiras, anéis ou mesmo piercings, por não apresentarem nenhum risco aos seus portadores.
podem utilizar objetos de adorno, desde que cientes do risco de esses objetos caírem no banho e serem atacados pelos produtos químicos.
devem ser instruídos a utilizar EPI´s como luvas, gorros, viseiras e protetores auriculares para evitar possíveis riscos de alteração nos adornos metálicos, que ficam dessa forma protegidos do banho galvânico.
devem ser impedidos de usar objetos de adorno metálicos, que podem provocar anemia e/ou possível dermatite ao seu portador.
devem ser instruídos sobre o risco de os banhos galvânicos atacarem e alterarem a característica original dos adornos metálicos.
Uma troca de óleo programada, a troca de um fusível queimado, o controle semanal do desgaste dos pneus e a avaliação da voltagem de um quadro de baterias automotivas utilizando um multímetro caracterizam, respectivamente, os processos de manutenção
preventiva, corretiva, preditiva e preditiva.
preventiva, corretiva, corretiva e preditiva.
preditiva, corretiva, corretiva e corretiva.
preditiva, preventiva, corretiva e corretiva.
corretiva, preventiva, preditiva e corretiva.
Nesta situação, entende-se que
a reforma reconduziu a máquina às condições originais de uso e não se deve preocupar com as quebras dos dentes da fresa.
as ferramentas utilizadas não têm a qualidade desejada, recomendando-se o uso de fresas de outro fornecedor.
a dureza da matéria-prima processada tem uma variabilidade muito grande, acarretando a necessidade de ser inspecionada.
o óleo de corte à base de cloro utilizado é inadequado e deve ser substituído por um que contenha lítio e molibdênio.
o alinhamento do eixo-árvore deve ser verificado, pois pode estar empenado, caso em que deve ser reparado.
Avalie as situações a seguir.
I - Um metalúrgico operador da fresadora verifica o desgaste da ferramenta com um instrumento a cada setup da máquina.
II - Um motorista de táxi mantém um cronograma rigoroso para a troca de óleo, do filtro de óleo e do filtro de pólen de seu veículo.
III - Durante a operação de usinagem com aço rápido, a ferramenta sofre ruptura e é rapidamente trocada por outra.
IV - O técnico do trem do Corcovado, após o dia de trabalho, verifica os cabos e lubrifica as partes móveis do carro.
As situações apresentadas são exemplos, respectivamente de manutenção
Os processos de recristalização e de crescimento de grãos modificam a estrutura cristalina de um material. Nesse contexto, afirma-se corretamente que
a força motriz para o crescimento de grão é o aumento na energia total associada aos contornos de grãos à medida que os grãos crescem.
a recristalização é o processo de formação de um novo conjunto de grãos, livres de deformação e com alta densidade de discordâncias.
a temperatura de recristalização independe da quantidade de trabalho a frio a que o material foi submetido anteriormente.
as operações de deformação plástica a quente são realizadas a temperaturas ligeiramente abaixo da temperatura de recristalização.
o crescimento de grão não precisa ser precedido por um processo de recristalização e pode ocorrer em todos os materiais policristalinos, tanto metais como cerâmicos.
Numa central de geração de energia elétrica (60 Hz) através de grupos geradores a diesel foi constatado que o gerador possui 6 polos, e que a caixa de transmissão acoplada diretamente entre o motor diesel e o gerador tem relação de transmissão 5:4. Nesse caso, depreende-se que a rotação do
motor diesel não pode ser determinada, assim como a do gerador.
eixo do motor é 1,25 vezes a rotação do eixo de saída da caixa de transmissão. Não é possível determinar nem a rotação do motor nem a do gerador.
eixo do motor é 600 rpm e a do gerador é 480 rpm.
eixo do motor é 600 rpm e a do gerador é 750 rpm.
Um eixo de aço ABNT 1020 será usinado em um torno universal que possui uma gama de velocidades entre 31,5 e 2.500 rpm. Será utilizada uma ferramenta de metal duro, e a velocidade de corte proposta para o passe de acabamento é de 314 m/min. Sabendo-se que o diâmetro final do eixo será de 50 mm, a rotação ideal (em rpm) para o passe de acabamento será, aproximadamente, de
500
1.000
1.500
2.000
2.500
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...