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Processos irreversíveis no funcionamento das máquinas de fluxo causam uma diferença entre as energias cedida e fornecida pela máquina, comumente denominado perda. Estão incluídas nas perdas mecânicas as perdas devido
ao atrito de superfície nos canais das pás e caracol.
aos choques de pressão.
ao atrito nos mancais e gaxetas.
às fugas de fluido em labirintos e gaxetas.
à formação de bolhas.
No diagrama abaixo ΔL1 representa a deformação de um parafuso tracionado pela força de aperto FI, enquanto ΔL2 representa a deformação da peça comprimida com a mesma força.
Após o aperto do parafuso, esforços externos aumentam a carga de tração para FII
e, conseqüentemente, a deformação da peça passa a ser ΔL2+ΔL3.
e, conseqüentemente, a deformação da peça passa a ser ΔL3.
que é o limite teórico de carga de tração para a peça continuar com aperto.
que deve coincidir com o limite de elasticidade do material do parafuso.
o que torna mais fácil o seu desaperto.
A figura acima mostra o esquema de funcionamento de uma turbina do tipo
Kaplan.
Francis.
Bulbo.
Curtis.
Pelton.
Observe o sistema de transmissão representado abaixo.
Sendo MT, o torque, z, o número de dentes e desprezando- se as perdas, o torque do eixo III pode ser dado pela expressão:
Em um sistema de bombeamento, são bombeados 72 m 3 /h de água a 20 o C por uma tubulação, para uma altura de 88 m, que produz uma perda de carga equivalente a 12 m.c.a. Considerando que a eficiência global da instalação é de 80%, que a bomba está colocada no mesmo nível do reservatório de sucção e assumindo g = 10 m/s 2 , a potência em kW consumida pelo motor da bomba para realizar esse bombeamento é igual a
10.
15.
25.
40.
60.
A esteira montada em um tambor, acionada por um sistema de transmissão por correias, conforme figura abaixo, apresenta uma velocidade periférica de 0,2 m/s.
Para atender o processo, essa velocidade deverá ser alterada para 0,25 m/s. Nesse caso, deve-se reduzir em 25%
a potência do motor.
a distância entre centros das polias.
o diâmetro do tambor.
o diâmetro da polia 2.
o diâmetro do eixo II.
Motores do ciclo Otto a dois tempos são muito utilizados para acionar bombas portáteis, pequenos geradores e vários outros elementos de pequeno porte. Com relação a esses motores, assinale a opção correta
A queima do óleo junto com o combustível torna esse tipo de motor menos poluente que os motores de quatro tempos.
Esse tipo de motor, como possui somente dois tempos, realiza somente duas fases do ciclo: compressão e expansão, gerando, em geral, menos potência que um motor de quatro tempos para a mesma cilindrada.
O ciclo de dois tempos é realizado em duas voltas do virabrequim.
Durante a operação, as válvulas de admissão e exaustão ficam momentaneamente abertas ao mesmo tempo, permitindo que uma parte da mistura ar/combustível aspirada saia diretamente para o cano de escapamento, fenômeno conhecido como lavagem.
O cárter, que aloja o virabrequim, também possui funções na admissão, pois se conecta com o exterior e aspira a mistura ar/combustível. Também conectada ao cárter está a janela de admissão, por onde é feita a entrada da mistura no cilindro, que será depois comprimida pelo pistão.
A figura representa uma PSV (válvula de segurança) de alto curso.
Nesse tipo de válvula, ajustando-se o anel diferencial à posição mais alta, tem-se
a diminuição da velocidade de abertura da válvula.
a pressão de fechamento próxima à pressão de serviço.
o aumento da pressão de fechamento.
menor possibilidade de vazamento.
maior proteção em instalações de descargas grandes e abruptas.
Assinale a opção correta com relação aos motores do ciclo Diesel.
A ignição é feita por centelha provocada por descarga elétrica em uma vela.
A dosagem de combustível é feita por um sistema de válvulas borboletas montadas no coletor de admissão.
O combustível é injetado diretamente no cilindro por bicos injetores após a compressão do ar admitido na fase de aspiração.
As taxas de compressão são usualmente baixas para evitar o fenômeno da pré-ignição.
São menos poluentes que os motores do ciclo Otto a álcool, pois queimam totalmente o enxofre contido no combustível, transformando-o em compostos SO x .
Na predição da vida útil dos rolamentos, um dos métodos mais utilizados na indústria consiste na medição do nível global RMS. Nessa técnica,
à medida que a deterioração aumenta, aumenta proporcionalmente a relação entre o valor do RMS e o valor de pico (fator de crista).
em estágios avançados de falhas tem-se grande alteração no valor de pico.
em estágio inicial de falhas tem-se grande alteração no valor de RMS.
tem-se alta capacidade de identificação e diagnóstico de defeito.
em estágios mais avançados de deterioração, há redução do fator de crista.
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