Questões sobre Geral

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A corrosão, que é a transformação de um material pela sua interação química ou eletroquímica com o meio, e sua prevenção são fatores de grande importância para a confiabilidade operacional e a durabilidade de equipamentos industriais. A deterioração de materiais causada pela corrosão sob fadiga se caracteriza

  • A.

    pela ação conjunta de tensões mecânicas cíclicas e do meio corrosivo.

  • B.

    pela associação de três fatores: tensões residuais no material, meio contendo cloretos e temperaturas acima de 60º C.

  • C.

    por um ataque localizado em uma área limitada, apresentando uma perfuração importante, enquanto as regiões vizinhas permanecem inatacadas.

  • D.

    pela ação de um processo de desgaste mecânico combinado com um meio corrosivo.

  • E.

    pelo contato elétrico entre materiais que apresentam diferentes potenciais elétricos.

Na carta psicométrica da figura, o ponto X representa as condições do ambiente condicionado e o ponto Y as do ambiente externo.

No equipamento condicionador, o ar deve deixar o evaporador nas condições do ponto

  • A.

    A.

  • B.

    B.

  • C.

    C.

  • D.

    D.

  • E.

    E.

Na utilização de dutos enterrados para transporte de água,

  • A.

    a resistividade do solo não afeta a corrosão de dutos metálicos.

  • B.

    o valor da resistividade do solo pode fornecer uma medida do potencial de corrosão externa do duto.

  • C.

    dutos de ferro fundido podem ser instalados em solos de baixa resistividade, sem problemas.

  • D.

    a proteção catódica não é eficaz como meio de prevenção da corrosão nessa situação.

  • E.

    águas com alta alcalinidade e pH maior que 8 não afetam os dutos.

Em mecânica dos fluidos é normal o uso de modelos para efeito de estudo. Para que haja semelhança completa entre modelo e protótipo

  • A.

    as velocidades devem ser as mesmas.

  • B.

    o fluido de trabalho deve ser o mesmo.

  • C.

    os adimensionais como Reynolds e Prandtl devem ser iguais.

  • D.

    as forças devem ser iguais.

  • E.

    as temperaturas dos fluidos devem ser iguais.

Alguns materiais possuem baixa resistência a corrosão. Na maioria dos meios, porém, essa resistência pode ser melhorada, ampliada ou até mesmo obtida no seu mais elevado grau, utilizando-se técnicas adequadas de proteção. Acerca dessas técnicas, assinale a opção incorreta.

  • A.

    Os revestimentos ampliam a resistência a corrosão do material metálico, formando uma película interposta entre o metal e o meio corrosivo, que pode dar ao material um comportamento mais nobre, como no caso das deposições metálicas mais catódicas que o metal de base, ou se constituir em uma barreira entre o metal e o meio.

  • B.

    Os inibidores de corrosão são muito utilizados quando o meio corrosivo é líquido e atua em circuito fechado. Os inibidores são compostos químicos adicionados ao meio que promovem polarização anódica ou catódica ou formam uma película que aumenta a resistência de contato das áreas anódicas e catódicas das pilhas de corrosão.

  • C.

    Sendo o oxigênio um agente despolarizante, a sua retirada favorece a polarização catódica, com conseqüente diminuição da intensidade do processo corrosivo. A retirada de oxigênio do meio é chamada de desaeração.

  • D.

    O aumento da resistência a corrosão via controle de pH visa favorecer a apassivação daqueles metais que se tornam passivos com o pH ligeiramente básico.

  • E.

    A proteção catódica é muito utilizada em estruturas aéreas e consiste em tornar a estrutura a proteger em anodo de uma célula eletroquímica ou eletrolítica, forçando um alto grau de polarização catódica.

A figura 1 mostra o ciclo de refrigeração por compressão a vapor.

Tratando-se de um ciclo ideal, a figura 2 representa o diagrama

  • A.

    volume-temperatura.

  • B.

    temperatura- entropia.

  • C.

    pressão- temperatura.

  • D.

    pressão-entalpia.

  • E.

    temperatura-volume.

Na fabricação de caldeiras, vasos de pressão, tanques e dutos, os aços comumente mais empregados são

  • A.

    os aços-carbono de baixo carbono, pelo baixo custo e em razão da boa resistência, boa ductilidade e boa soldabilidade que oferecem.

  • B.

    os aços inoxidáveis austeníticos, pela resistência à corrosão e possibilidade de serem endurecidos por tratamento térmico.

  • C.

    os aços de alta resistência e baixa liga, por serem menos tenazes e menos conformáveis que os aços-carbono convencionais.

  • D.

    os aços rápidos, em razão da maior resistência mecânica em temperaturas mais elevadas decorrente do coalescimento dos carbonetos de liga.

  • E.

    os aços-carbono de alto carbono, em razão da alta tenacidade que apresentam.

A barra engastada da figura tem 2 m de comprimento, módulo de resistência à flexão de 10 000 mm3 e seção transversal constante.

Para que a tensão admissível de 200 MPa não seja ultrapassada, a máxima carga que se pode aplicar na extremidade livre da barra é, em kN, de

  • A.

    0,1.

  • B.

    1.

  • C.

    1,2.

  • D.

    1,5.

  • E.

    2.

São caracterizados como aços inoxidáveis o grupo de aços ligados ao cromo com excelente resistência à oxidação e corrosão. Acerca dessa categoria de aços assinale a opção incorreta.

  • A.

    Os aços inoxidáveis contém um mínimo de 10,5% de cromo como principal elemento de liga.

  • B.

    O estado passivo dos aços inoxidáveis é conseqüência da formação de um filme extraordinariamente fino de óxido protetor (espessura de 30 Å a 50 Å) na superfície desses materiais.

  • C.

    Os aços inoxidáveis martensíticos são ligas Fe-Cr-C que possuem uma estrutura cristalina martensítica na condição endurecida. São ferromagnéticos e endurecíveis por tratamento térmico.

  • D.

    Os aços inoxidáveis austeníticos são não-magnéticos na condição recozida e endurecíveis apenas por trabalho a frio.

  • E.

    A grande vantagem dos aços inoxidáveis duplex é que, além de apresentarem interessante combinação de elevadas propriedades mecânicas e de resistência à corrosão, podem ser utilizados em temperaturas acima de 300 ºC, o que os torna bastante versáteis.

O sistema de elevação de carga, esquematizado abaixo, é constituído de um tambor, duas polias fixas e três polias móveis.

A relação entre a velocidade de subida da carga e a velocidade de enrolamento do cabo no tambor é

  • A.

    3.

  • B.

    2.

  • C.

    1.

  • D.

    1/2.

  • E.

    1/3.

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