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Engenharia Mecânica - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Analise a figura abaixo e julgue as seguintes afirmativas:
1. O material A é mais resistente mecanicamente.
2. O material A é mais dúctil.
3. O material A é mais frágil.
4. O material A tem menor módulo de elasticidade.
Assinale a alternativa correta:
As afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
As afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
As afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
As afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
As afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
As figuras I e II acima mostram duas formas para colocação da bomba em uma instalação de bombeamento. Acerca dessas montagens e as justificativas para utilizá-las, assinale a opção correta.
A figura II representa a montagem mais adequada, pois as chances de ocorrência de cavitação são menores.
A figura I representa a melhor forma de colocar a bomba, pois o NPSH disponível do sistema é menor do que o NPSH requerido pela bomba.
Qualquer uma das montagens pode ser utilizada. Do ponto de vista do bombeamento, não há diferença entre as duas montagens.
A figura I mostra a montagem correta, pois a bomba é autoescorvante.
Engenharia Mecânica - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
As ligas de aço-carbono, com conteúdo de carbono entre 0,022 e 2,14% (em massa), quando aquecidas durante tempo suficiente entre 912 °C e 1147 °C, apresentam-se na fase austenítica. Ao ser resfriada abaixo de 727 °C, as seguintes fases estarão presentes na liga:
Ferrita e cementita.
Perlita e bainita.
Bainita e martensita.
Martensita e perlita.
Eutética e politética.
Existem diferentes abordagens, baseadas em diferentes conceitos, para o problema da manutenção. O controle autônomo dos equipamentos, dentro do princípio do meu equipamento cuido eu em que o operador passa a ser operador-mantenedor, é uma das características da
manutenção produtiva total TPM (total productive maintenance).
manutenção centrada na confiabilidade RCM (reliability centered maintenance).
manutenção sistemática condicionada MSC.
manutenção preventiva sistemática MPS.
Engenharia Mecânica - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Analisando o diagrama de equilíbrio de fases abaixo, analise as seguintes afirmativas:
1. Uma liga com composição de B maior que C3 e temperatura abaixo de T1 não apresenta a fase α em nenhuma situação.
2. Uma liga com composição de B entre C1 e C3, e temperatura acima de T1, apresenta sempre uma fase líquida.
3. Uma liga com composição de B abaixo de C2 e temperatura acima de T1, não apresenta a fase β em nenhuma situação.
4. Uma liga com temperatura acima de T1 apresenta sempre uma fase líquida.
Assinale a alternativa correta:
As afirmativas 1 e 2 são verdadeiras
As afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
As afirmativas 1 e 4 são verdadeiras
As afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
As afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
A manutenção preditiva, está relacionada a(s)
correção de falha ou desempenho menor que o esperado.
quebra zero: a máquina não pode parar durante o período em que foi programada para operar.
um esquema de inspeções estabelecido tendo como base o tempo ou o número de unidades de uso.
ações de manutenção que são realizadas com base na modificação de parâmetros de condição ou desempenho, acompanhados sistematicamente.
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Em relação às ligas de ferro-carbono, pode-se afirmar que quanto menor o conteúdo de carbono:
Maior a dureza.
Maior a resistência mecânica
Maior a ductilidade.
Maior a resistência ao desgaste.
Maior o efeito dos tratamentos térmicos para a formação da martensita.
Na manutenção centrada na confiabilidade, a probabilidade que um equipamento ou sistema que falhou seja restaurado para um estado de funcionamento dentro de um tempo especificado de não-funcionamento, dentro do qual a manutenção deve ser realizada sob determinadas condições, é denominada
disponibilidade operacional.
manutenibilidade.
confiabilidade.
reprodutibilidade.
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O tratamento térmico que consiste no aquecimento do aço até a sua completa austenitização e posterior resfriamento ao ar, é conhecido como:
Revenimento
Recozimento
Têmpera
Alívio de tensões.
Normalização
O caminho crítico é representado no diagrama pela seqüência de operações
A-C-D-F.
A-B-E-F.
A-C-E-F.
A-B-D-F.
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