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Engenharia Mecânica - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Existem vários mecanismos que tendem a aumentar a resistência mecânica dos aços-carbonos. Analise as afirmativas abaixo:
1. A diminuição do tamanho dos grãos aumenta a resistência mecânica.
2. O alívio das tensões térmicas aumenta a resistência mecânica.
3. A deformação a frio aumenta a resistência mecânica.
4. O aumento da temperatura do material aumenta a resistência mecânica
5. A inclusão de impurezas no metal aumenta a resistência mecânica.
Assinale a alternativa correta:
As afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras
As afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.
As afirmativas 1, 2 e 5 são verdadeiras.
As afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
As afirmativas 1, 3 e 5 são verdadeiras.
Haverá comprometimento da parada para manutenção caso as operações C e E atrasem
mais de quatro horas.
até quatro horas.
no máximo três horas.
no máximo duas horas.
Engenharia Mecânica - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
3 kg de um líquido (com calor específico de 4000 J/kg.K) deve ser aquecido até 80 °C, usando um aquecedor elétrico de 200 W acoplado a um temporizador. O sistema de controle mede a temperatura inicial (Ti) e ajusta o temporizador para tempo = 60(80 − Ti) segundos. Considerando que o recipiente não seja totalmente adiabático, analise as seguintes afirmações sobre este sistema de controle.
1. Trata-se de um sistema de controle em laço aberto.
2. Trata-se de um sistema de controle em laço fechado (ou em feedback).
3. A temperatura final será sempre 80 °C, independentemente das perdas.
4. O tempo de aquecimento será sempre 60(80 - Ti) segundos, independentemente das perdas.
5. O sistema de controle é automático.
Assinale a alternativa correta
As afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
As afirmativas 1, 3 e 5 são verdadeiras.
As afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
As afirmativas 2, 3 e 5 são verdadeiras.
As afirmativas 2, 4 e 5 são verdadeiras.
O método mais comum de programação de atividades é a construção de diagramas conhecidos como diagrama de barras ou diagrama de Gantt, que mostram as tarefas a serem realizadas e o tempo designado para a execução de cada uma. Com relação a esse tipo de diagrama, assinale a opção correta.
Identifica-se por meio desse diagrama as atividades críticas que não podem sofrer atrasos, possibilitando um controle mais eficaz das tarefas prioritárias.
O diagrama de Gantt permite fazer a programação e acompanhamento das tarefas, indicando a necessidade de tempo e o tempo gasto na execução de cada tarefa.
Os custos da execução de cada tarefa pode ser claramente visualizada com esse diagrama.
Uma das grandes vantagens do diagrama de barras é priorizar as tarefas cuja redução terá menor impacto na antecipação da data final de término dos trabalhos, no caso de ser necessária uma redução desta data final.
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Em relação a sistemas de controle de laço fechado (ou em feedback), considere as seguintes afirmativas:
1. Têm maior instabilidade do que sistemas de controle de laço aberto.
2. Dependem fundamentalmente de uma calibração para alcançar maior precisão.
3. Têm maior precisão do que sistemas de controle de laço aberto.
4. Podem ser contínuos ou discretos.
Assinale a alternativa correta:
As afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
As afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.
As afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras
As afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
As afirmativas 2 e 3 são verdadeiras
A aplicação de metodologias de análise de falhas permite a priorização de ações técnicas e gerenciais que podem resultar no aumento da confiabilidade de produtos e processos. Dentre as metodologias mais conhecidas para essa finalidade estão a análise do tipo e efeito de falha FMEA (failure mode and effect analysis) e a análise da árvore de falhas FTA (fault tree analysis). Acerca dessas metodologias, assinale a opção incorreta.
A FTA procura establecer uma relação lógica entre falhas primárias e a falha final do produto.
A FTA se adapta melhor à análise de uma falha específica, já que o enfoque é dado à falha final do sistema.
A FMEA focaliza as falhas potenciais, suas causas e conseqüências, de modo que ações de melhoria possam ser propostas.
Na FTA, o número de prioridade de risco (NPR) fornece uma indicação do tipo de falha que deve receber atenção prioritária.
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A figura abaixo apresenta a saída de um sistema de controle.
Considerando que o valor desejado para saída seja 1,0, julgue as seguintes afirmativas
1. O valor do overshoot está entre 0,4 e 0,5.
2. O maior erro tem o mesmo valor que o overshoot.
3. O sistema, neste caso, apresenta um comportamento estável.
4. O valor do overshoot é 22.
Assinale a alternativa correta:
As afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
As afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
As afirmativas 1 e 4 são verdadeiras
As afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
As afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
Motores de combustão interna são utilizados para motorização de veículos e também para aplicações estacionárias, especialmente em sistemas de emergência para geração de eletricidade. Acerca dos motores do ciclo Otto a quatro tempos, assinale a opção correta.
A compressão da mistura ar/combustível admitida no cilindro pode ser considerada adiabática porque a velocidade do pistão é alta, havendo pouco tempo para a troca de calor.
A relação entre o ponto morto superior e o ponto morto inferior é denominada relação ou taxa de compressão do motor.
A ordem dos quatro tempos ou fases em um ciclo são: admissão, compressão, descompressão e escapamento.
Durante os quatro tempos do ciclo o virabrequim executa uma volta completa.
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O sistema massa-mola-amortecedor representado na figura abaixo, é governado pela equação
Considerando que no instante inicial a massa está parada a uma distância z0 da posição de repouso da mola, a transformada de Laplace do sistema é:
Os componentes do motor do ciclo Otto indicados pelas letras de A a E na figura acima correspondem, respectivamente, a
biela; virabrequim; cabeçote; bloco e balancim.
árvore do comando de válvulas; biela; anéis de segmento; cabeçote e balancim.
árvore de manivelas; casquilho; pistão; bloco e válvula.
biela; volante, virabrequim; bloco e cabeçote.
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