Questões de Engenharia Mecânica da Pólo de biotecnologia do Rio de Janeiro (BIO RIO)

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Uma das ferramentas para controle da qualidade é o QFD, cujo princípio básico é:

  • A. entregar os produtos aos clientes no menor tempo possível, sem onerar demasiadamente a empresa.
  • B. buscar um comprometimento maior com os fornecedores, através do estabelecimento de parcerias.
  • C. promover um rodízio entre as equipes de produção, de forma a disseminar o conhecimento.
  • D. eliminar toda e qualquer falha nos processos de desenvolvimento do produto.
  • E. incorporar, nas fases de desenvolvimento do produto, as reais necessidades dos consumidores.

Em planejamento de experimentos, os indivíduos / unidades que não são submetidos a qualquer tipo de tratamento e que são tomados como referências para análise da eficiência de certo tratamento, são denominados:

  • A. centros de análise.
  • B. amostras randomizadas.
  • C. variáveis de resposta.
  • D. grupos de controle.
  • E. fatores de tratamento.

Deseja-se aplicar uma análise de experimentos para verificar o desgaste dos pneus em um automóvel como função da marca do pneu (4 marcas serão analisadas) e de sua posição no veículo (dianteiro/traseiro X direito/esquerdo). Este tipo de experimento, em que há dois fatores de perturbação para a variável resposta, é denominado:

  • A. fatorial.
  • B. bloco aleatorizado.
  • C. quadrado latino.
  • D. hierárquico.
  • E. rotacional.

O uso da informática é essencial para acelerar as análises de controle da qualidade de um produto e diminuir os erros humanos. Um gráfico de controle cuja análise é bastante facilitada com o uso do computador é o gráfico de Levey-Jennings, que mostra:

  • A. o quanto os resultados de uma variável se desviam em relação ao seu valor médio, em uma corrida analítica.
  • B. o quanto varia o atributo de um item que está sendo observado, em função do tempo de análise.
  • C. o número de itens defeituosos em um processo produtivo, em função do número de peças produzidas.
  • D. o quanto varia o valor médio de uma amostra em função de seu tamanho, em um experimento randomizado.
  • E. o número de ciclos produtivos completos em função do dia da semana, em uma análise de desempenho operacional.

Para que se tenha uma boa gestão da produção, é importante termos uma previsão a mais acurada possível da demanda dos clientes. Em relação às técnicas de previsão que podem ser adotadas para a demanda de um produto que já está há algum tempo no mercado, pode-se dizer que:

  • A. a previsão é perfeita, já que os aspectos aleatórios podem ser determinados com precisão.
  • B. a confiabilidade da previsão aumenta na medida em que se dispõe de mais dados históricos.
  • C. a velocidade dos computadores é o aspecto principal para uma boa qualidade da previsão.
  • D. a acurácia das previsões aumenta na medida em que se aumenta a janela futura de previsão.
  • E. supõem que as causas que influenciaram a demanda passada não continuarão a agir no futuro.

Um sistema de produção composto por uma única linha de produção, onde os produtos finais são exatamente iguais e a matéria prima é processada na mesma forma e sequência, pode ser considerado como sendo do tipo:

  • A. intermitente puro.
  • B. intermitente com montagem / desmontagem.
  • C. contínuo com montagem / desmontagem.
  • D. contínuo com diferenciação final.
  • E. contínuo puro.

Segundo a norma ISO 9001, pode-se aplicar em um sistema de gestão da qualidade a metodologia conhecida pela sigla PDCA, que significa:

  • A. “Produto-Design-Custo-Automação”.
  • B. “Para-De-Com-Ao”.
  • C. Plan-Do-Check-Act”.
  • D. “Prepare-Design-Create-Antecipate”.
  • E. “Project-Development-Control-Automation”.

O sistema de gestão da qualidade de uma organização deve atender a alguns requisitos de documentação. Neste aspecto, o documento mais geral, que descreve o escopo desse sistema, os procedimentos estabelecidos e a interação entre os processos que o compõem, é denominado:

  • A. controle de registros.
  • B. controle de documentos.
  • C. especificação funcional.
  • D. manual da qualidade.
  • E. termo de referência.

Os produtos apresentam uma série de parâmetros que, em conjunto, descrevem o que o consumidor considera como sendo qualidade. Podem-se classificar estes parâmetros como sendo físicos, sensoriais ou de orientação temporal. Segundo essa classificação, a alternativa que relaciona apenas parâmetros do tipo físico é:

  • A. resistência, gosto e confiabilidade.
  • B. comprimento, largura e resistência.
  • C. largura, durabilidade e gosto.
  • D. praticidade, cor e embalagem.
  • E. confiabilidade, durabilidade e praticidade.
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