Questões de Engenharia Mecânica da Pólo de biotecnologia do Rio de Janeiro (BIO RIO)

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Em qualidade, diz-se que um produto atende ao requisito de conformidade quando:

  • A. possui uma aparência agradável.
  • B. a frequência de falhas é muito pequena.
  • C. sua durabilidade é satisfatória.
  • D. é capaz de realizar a tarefa pretendida.
  • E. é produzido de acordo com as especificações.

A inspeção de um produto consistirá de uma simples verificação da presença ou ausência de determinado caráter qualitativo. Neste caso, a inspeção é definida como sendo por:

  • A. atributos.
  • B. variáveis.
  • C. amostragem.
  • D. seleção.
  • E. defeito.

  • A. uma redução e um aumento de 5%, em relação à linha central.
  • B. uma redução e um aumento de 95%, em relação à linha central.
  • C. a metade e o dobro do valor referente à linha central.
  • D. um desvio padrão da média para baixo e para cima da linha central.
  • E. três desvios padrões da média para baixo e para cima da linha central

  • A. a produção da fábrica A tem alta exatidão e alta precisão, enquanto a da fábrica B tem baixa exatidão e alta precisão.
  • B. a produção da fábrica A tem baixa exatidão e baixa precisão, enquanto a da fábrica B tem alta exatidão e alta precisão.
  • C. a produção da fábrica A tem alta exatidão e baixa precisão, enquanto a da fábrica B tem baixa exatidão e alta precisão.
  • D. a produção da fábrica A tem baixa exatidão e alta precisão, enquanto a da fábrica B tem baixa exatidão e baixa precisão.
  • E. a produção da fábrica A tem baixa exatidão e alta precisão, enquanto a da fábrica B tem alta exatidão e baixa precisão.

São características da metodologia de Taguchi:

  • A. busca pelo máximo treinamento da equipe, uso de campanha motivacional para os funcionários e premiação pela eficiência operacional.
  • B. busca pela máxima satisfação do cliente, uso de QFD nos processos produtivos da empresa e análise da produção via cartas de controle.
  • C. busca pela mínima taxa de produtos defeituosos, uso de TQM nos processos produtivos e avaliação de lotes por amostragem estratificada.
  • D. busca pela mínima variabilidade em relação a um valor nominal, uso de arranjos ortogonais e aplicação da razão sinal-ruído no planejamento de experimentos.
  • E. busca pela automatização do processo produtivo, uso de padronização excessiva dos processos e avaliação da produção por screening.

O conceito principal do sistema Toyota de produção (TPS, pela sigla em inglês) é:

  • A. elevar o nível dos estoques, para aumentar a confiança no produto e diminuir a perda de clientes.
  • B. eliminar os desperdícios, para obter produtos finais de alto valor agregado e baixo preço.
  • C. eliminar a mão de obra, para obter produtos mecanizados e com elevada eficiência.
  • D. aumentar a velocidade do sistema de produção, elevando o lucro mesmo que haja mais perdas.
  • E. reduzir os impactos ambientais, utilizando matérias primas naturais e processos não poluentes.

Uma empresa tradicional decide adotar a filosofia do “Just in Time”. Portanto espera-se que, daqui em diante, a empresa passe a apresentar:

  • A. maior fluxo de informações, menor volume de estoques e menor tamanho dos lotes de entrega.
  • B. maior fluxo de informações, menor volume de estoques e maior tamanho dos lotes de entrega.
  • C. menor fluxo de informações, menor volume de estoques e menor tamanho dos lotes de entrega.
  • D. menor fluxo de informações, maior volume de estoques e maior tamanho dos lotes de entrega.
  • E. menor fluxo de informações, menor volume de estoques e maior tamanho dos lotes de entrega.

Um dos princípios da filosofia associada ao lean manufacturing é o “pull”, que significa:

  • A. identificar o que cria valor para o cliente e orientar o processo produtivo para tal.
  • B. criar fluxo na cadeia de valor, tornando todo o processo fluído.
  • C. aplicar uma melhoria contínua nos processos, mesmo quando o desempenho já estiver bom.
  • D. identificar a melhor sequência de atividades, eliminando desperdícios.
  • E. produzir na atividade de montante apenas quando necessário para a atividade de jusante.

Um conceito do controle de qualidade total é:

  • A. orientação pelo fornecedor, ajustando a cadeia de processos em função de sua disponibilidade.
  • B. priorizar as funções de jusante no processo, onde se baseia a satisfação do cliente.
  • C. prioridade para controle por processos, em relação ao controle por resultados.
  • D. distanciar a alta direção do restante da empresa, para evitar ingerências políticas.
  • E. inverter a ordem de prioridades, deixando a solução do problema mais crítico para o futuro.

A qualidade total utiliza uma série de ferramentas para melhorar o desempenho da organização, as quais podem ser divididas em dois conjuntos: ferramentas de análise do processo e ferramentas de análise estatística. A alternativa que lista apenas ferramentas de análise estatística é:

  • A. histogramas, diagrama de fluxo de processo e gráficos de controle.
  • B. brainstorming, gráficos de controle e análise ABC.
  • C. diagrama de fluxo de processo, histogramas e brainstorming.
  • D. histogramas, análise ABC e gráficos de controle.
  • E. análise ABC, brainstorming e diagrama de fluxo de processo.
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