Questões de Engenharia Mecânica da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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O momento de inércia de massa de um corpo rígido é uma propriedade do corpo extremamente importante para a análise de seu comportamento dinâmico. Essa propriedade representa a

  • A. distribuição da massa do corpo em relação à sua geometria.
  • B. relação entre a massa do corpo e a aceleração de seu centro de massa.
  • C. relação entre a força aplicada no centro de massa do corpo e sua correspondente aceleração.
  • D. relação entre o momento aplicado ao corpo e a aceleração linear do centro de massa do corpo.
  • E. relação entre a massa do corpo e sua rigidez.

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. I e II, apenas.
  • D. I e III, apenas.
  • E. I, II e III.

Se a variação de entalpia através das pás móveis e das pás fixas de um estágio de uma turbina a vapor é, respectivamente, 10 kJ/kg e 15 kJ/kg, então, o grau de reação do estágio é

  • A. 33%
  • B. 40%
  • C. 50%
  • D. 60%
  • E. 67%

O objetivo da sobrealimentação nos motores a diesel é

  • A. aumentar a potência por unidade de cilindrada produzida pelo motor.
  • B. aumentar o resfriamento dos cilindros.
  • C. diminuir o consumo de combustível.
  • D. reduzir o nível de ruído do motor.
  • E. reduzir a pressão dentro dos cilindros.

A respeito dos aspectos teóricos e práticos sobre o ciclo Brayton, sabe-se que é possível

  • A. avaliar o rendimento térmico com o conhecimento das temperaturas de entrada e saída do compressor, para o ciclo de Brayton ideal, considerando a análise de arpadrão frio.
  • B. inserir um regenerador no ciclo Brayton de ar-padrão, visando ao reaproveitamento dos gases de exaustão na turbina, porém este procedimento acarretará uma queda no rendimento térmico do ciclo.
  • C. ser representado em um diagrama pressão-volume específico através de um retângulo, no caso do ciclo Brayton ideal de ar-padrão.
  • D. acrescentar um difusor antes do compressor, o que faz com que a velocidade do ar seja aumentada em uma turbina a gás estacionária.
  • E. introduzir um bocal, após a turbina com descarga subsônica, com o objetivo de aumentar a pressão conforme o gás escoa por este último equipamento.

O projeto de um novo motor a diesel para caminhões médios foi encomendado por uma empresa. Optou-se por utilizar ferro fundido para fabricação do bloco do motor. Observando-se a disponibilidade dos fornecedores locais, que tipo de ferro fundido deve ser selecionado?

  • A. Vermicular.
  • B. Branco ou nodular.
  • C. Nodular.
  • D. Maleável.
  • E. Nodular ou maleável.

A respeito de escoamentos isentrópicos compressíveis, em regime permanente, de um gás ideal, em um bocal convergente com número de Mach igual a 1(um) na seção transversal de saída do bocal, constata-se que a

  • A. vazão mássica aumenta ao se reduzir a pressão na saída do bocal.
  • B. vazão mássica aumenta ao se reduzir a temperatura de estagnação na entrada do bocal.
  • C. pressão de estagnação diminui ao longo do bocal.
  • D. temperatura de estagnação diminui ao longo do bocal.
  • E. temperatura de estagnação aumenta ao longo do bocal.

A respeito de escoamentos isentrópicos compressíveis em regime permanente de um gás ideal em um bocal convergente- divergente, sabe-se que

  • A. quando o número de Mach é igual a 1(um) na garganta do bocal, afirma-se que a velocidade do gás, na saída do bocal, é supersônica.
  • B. quando a velocidade do gás, na saída do bocal, é supersônica, a pressão na garganta do bocal é igual à pressão crítica.
  • C. quando a velocidade do gás, na saída do bocal, é supersônica, ocorre a formação de uma onda de choque no divergente.
  • D. a pressão crítica é a pressão mais elevada que pode ser alcançada na garganta de um bocal convergentedivergente.
  • E. a condição de bloqueio ou estrangulamento do escoamento ocorre quando o número de Mach é maior que 1(um) na garganta do bocal convergente-divergente.

Em relação aos princípios de operação de trocadores de calor, analise as afirmativas a seguir.

I - No caso de dois trocadores de calor com o mesmo coeficiente global e as mesmas temperaturas de entrada e saída, o arranjo em correntes opostas necessitará de uma maior área de troca quando comparado com o arranjo em correntes paralelas.

II - Em um trocador de calor do tipo casco e tubos, é conveniente, para fins de operação, que fluidos com sedimentos escoem, preferencialmente, pelos tubos, pois é mais fácil limpar os tubos do que o casco.

III - Se for desejável obter um efeito de fluxo de calor constante na superfície do tubo interno de um trocador de calor bitubular, deve-se fazer com que a corrente externa se condense.

Está correto o que se afirma em

  • A. II, apenas.
  • B. I e II, apenas
  • C. I e III, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, II e III.

  • A. I, apenas.
  • B. I e II, apenas.
  • C. I e III, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, II e III.
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