Questões de Engenharia Mecânica da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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A(s) microestrutura(s) encontrada(s) no aço eutetoide é(são)

  • A.

    ferrita.

  • B.

    perlita.

  • C.

    austenita.

  • D.

    ferrita e perlita.

  • E.

    perlita e cementita.

  • A. I - P , II - Q , III - R , IV - S e V - T
  • B. I - Q , II - R , III - P , IV - S e V - T
  • C. I - R , II - P , III - T , IV - S e V - U
  • D. I - U , II - Q , III - P , IV - S e V - T
  • E. I - R , II - P , III - S , IV - T e V - Q

O conceito de discrição, em metrologia, é definido como a(o)

  • A.

    aptidão de um instrumento de medição em não alterar o valor do mensurando.

  • B.

    aptidão de um instrumento de medição em conservar constantes suas características metrológicas ao longo do tempo.

  • C.

    aptidão de um instrumento de medição em dar indicação isenta de erro sistemático.

  • D.

    variação da resposta de um instrumento de medição dividida pela correspondente variação do estímulo.

  • E.

    erro de um instrumento de medição para o valor zero do mensurando.

As macro e microestruturas das soldas por fusão influenciam as propriedades das juntas soldadas, o que conduz a afirmar que o(a)

  • A. ciclo térmico de soldagem não influencia as reações e alterações microestruturais que ocorrem nas vizinhanças da junta soldada.
  • B. Metal de Base (MB) é uma região próxima do cordão de solda e que foi afetada pelo processo de soldagem.
  • C. temperatura de pico, na região de refino de grão, varia entre 727 °C e a linha A3, sendo caracterizada pela transformação parcial da estrutura original do metal de base.
  • D. Zona Termicamente Afetada (ZTA) é a região fundida do metal de base que teve sua microestrutura e/ou propriedades alteradas pelo ciclo térmico de soldagem.
  • E. estrutura da Zona Termicamente Afetada (ZTA) de um aço de baixo carbono inclui a região de crescimento de grão, outra de refino de grão e a região intercrítica.

  • A.

    0,001

  • B.

    0,002

  • C.

    0,003

  • D.

    0,004

  • E.

    0,005

As superligas são materiais que possuem combinações superlativas de propriedade, sendo comumente usadas na fabricação de

  • A. carcaças de aviões e na indústria naval.
  • B. implantes e próteses de alta resistência.
  • C. magnetos de alta potência para trens-bala.
  • D. turbinas de aviões e na indústria petroquímica.
  • E. fuselagens e tubeiras de foguetes.

  • A. positiva, positiva e nula.
  • B. positiva, positiva e negativa.
  • C. positiva, negativa e nula.
  • D. positiva, positiva e positiva.
  • E. negativa, positiva e nula.

  • A. simplesmente apoiada em ambas as extremidades.
  • B. engastada em ambas as extremidades.
  • C. engastada em uma extremidade e apoiada na outra.
  • D. engastada em uma extremidade e livre na outra.
  • E. apoiada em uma extremidade e com rotação nula no centro.

No que se refere ao processo de transferência de calor por convecção, analise as afirmativas a seguir.

I - Apesar de serem corrosivos, metais líquidos são empregados em situações onde se deseja obter altas taxas de transferência de calor, sendo que, no caso de um escoamento laminar em uma placa plana para a situação de convecção forçada, pode-se demonstrar que, para os casos envolvendo números de Prandtl muito baixos, o número de Nusselt local é função da raiz quadrada do número de Peclet.

II - O regime de convecção mista se refere a uma situação na qual tanto os efeitos de convecção livre e convecção forçada são relevantes e, nesse caso, o número de Grashof possui a mesma ordem de grandeza do quadrado do número de Reynolds.

III - Em várias situações de engenharia, deseja-se intensificar a transferência de calor em escoamentos internos, sendo que uma forma de se obter esse efeito é pela inserção de aletas longitudinais na superfície interna do tubo, o que acarreta um aumento da perda de carga.

Está correto o que se afirma em

  • A. III, apenas.
  • B. I e II, apenas.
  • C. I e III, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, II e III.

Um caminhão com massa de 10.000 kg deve subir uma rampa de 30 o a uma aceleração de 2,5 m/s2. Nessa situação, e considerando g = 10 m/s2, a força de atrito a ser suportada pelo conjunto de pneus, em kN, vale

  • A. 25
  • B. 40
  • C. 50
  • D. 60
  • E. 75
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