Lista completa de Questões de Engenharia Mecânica da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
2,65
2,64
2,50
2,15
2,14
A massa contida no interior do cilindro, durante o processo 1-2, é igual à
massa contida no processo de expansão.
massa de gás que foi admitida.
massa de gás contida no interior do volume morto.
massa de gás que foi admitida, menos a massa de gás que ficou retida no interior do volume morto, no ciclo anterior.
soma da massa de gás que ficou retida no interior do volume morto, no ciclo anterior, mais a massa de gás que foi admitida.
Produzem escória abundante os processos de soldagem
arame tubular, solda a gás e TIG
arco submerso, TIG e MIG/MAG
eletrodo revestido, arame tubular e arco submerso
MIG/MAG, eletrodo revestido e TIG
TIG, MIG/MAG e solda a gás
trapezoidal, triangular e dente de serra
trapezoidal, triangular e redonda
trapezoidal, dente de serra e triangular
retangular, redonda e triangular
retangular, trapezoidal e dente de serra
O vapor dágua entra em uma turbina adiabática a P1 e T1 com vazão de 5 kg/s e sai a P2 e T2. Considere que a potência produzida pela turbina é de 2,5 MW, e que as variações das energias cinéticas e potencial podem ser desprezadas. Sabendo-se que a entalpia na entrada da turbina vale 3.500 kJ/kg, o valor da entalpia, em kJ/kg, na saída da turbina, é
1.500
1.750
2.000
3.000
4.000
Um instrumento utilizado pelos metrologistas para medir ângulos é o
paquímetro
micrômetro
escalímetro
goniômetro
projetor de perfis
I, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
A figura acima apresenta a distribuição de temperaturas de um trocador de calor com escoamento contracorrente padrão. Considerando-se esse tipo de trocador de calor e outro semelhante, porém com escoamento paralelo padrão, analise as afirmações a seguir.
I A temperatura de saída do fluido frio pode ser maior do que a temperatura de saída do fl uido quente no arranjo contracorrente, mas não no paralelo.
II Para as mesmas temperaturas de entrada e de saída, a média log das diferenças de temperaturas no arranjo contracorrente é superior à do paralelo.
III A área necessária para que ocorra uma dada taxa de transferência de calor é menor no arranjo contracorrente do que no arranjo paralelo, considerando-se um mesmo valor de U (coefi ciente global de transferência de calor) para os dois arranjos.
IV O trocador com escoamento contracorrente, ao contrário do trocador com escoamento paralelo, proporciona a transferência de calor entre as parcelas mais quentes dos dois fl uidos em uma extremidade, assim como entre as parcelas mais frias na outra extremidade.
Estão corretas as afirmações
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Qual a estrutura cristalina do aço à temperatura ambiente?
Cúbica de face centrada
Cúbica de corpo centrado
Cúbica simples
Hexagonal simples
Hexagonal compacta
Dadas as situações:
I - um metalúrgico operador de torno universal, antes de iniciar a sua jornada diária de trabalho, lubrifica as engrenagens da caixa de redução do equipamento; II - um motorista de ônibus percebe o aumento da vibração do câmbio, quando o veículo está engatado na segunda e terceira marchas, e sugere ao seu supervisor que o carro seja encaminhado para a garagem da empresa; III - durante a operação de perfuração de chapas de aço, a broca sofre ruptura e é rapidamente trocada por outra; IV - um operador de colheitadeira, após a jornada de trabalho, limpa as partes móveis da ceifa, lubrifica suas engrenagens e aperta os parafusos de junção; V - um engenheiro constata que a variação dimensional das peças produzidas por um equipamento apresenta uma tendência de crescimento e durante a operação de set-up avalia as condições do equipamento. As situações apresentadas são exemplos de manutenção, respectivamente,{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...