Lista completa de Questões de Engenharia Mecânica da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca de juntas de vedação, assinale a opção
Alguns dos fatores que asseguram adequada vedação da junta são: escolha criteriosa do material da junta, força de vedação e forças de esmagamento adequadas.
Para a escolha do material da junta, deve-se levar em consideração os seguintes aspectos: temperatura de trabalho, tipo de fluido que a junta vedará, classe de pressão do flange e força dos parafusos.
Um dos materiais aplicados em juntas de vedação é o papelão hidráulico, cujos componentes básicos são a fibra de aramida, borracha nitrílica, fibra de carbono e grafite.
As juntas de vedação, que podem ser sanfonadas e deslizantes, servem para vedar a passagem indesejada de fluidos.
As juntas de vedação para flanges podem ser dos tipos face com ressalto (RF) e face plana ou lisa (FF).
Com relação a materiais metálicos, julgue os itens seguintes.
Na nomenclatura das ligas de alumínio, o sufixo F indica que não houve controle sobre a microestrutura, ou seja, o material se apresenta da forma como foi fabricado.
A respeito de tubulações industriais, julgue os itens seguintes. I Os principais processos de fabricação de tubulações são os de laminação, por extrusão e por fundição. II Entre os fatores que influenciam a seleção dos materiais para confecção das tubulações, incluem-se tipo de fluido a ser conduzido; temperatura e pressão de trabalho; resistência mecânica; ações sob a tubulação (dilatações térmicas, sobrecargas, esforços de montagem, entre outros); natureza dos esforços mecânicos e segurança. III Na seleção do material das tubulações que conduzirão determinado fluido, deve-se considerar as condições de trabalho, os níveis de tensão, a agressividade do meio onde a tubulação passará e o custo. IV Tubulações de aço carbono são fáceis de soldar e conformar, possuem baixo custo e podem ser utilizadas para transporte de água doce, gás natural e álcool. A quantidade de itens certos é igual a
I.
II.
III.
IV.
V.
Com relação a materiais metálicos, julgue os itens seguintes.
ALCLADS são chapas de duralumínio revestidas em ambas as faces com alumínio puro, de modo a melhorar a resistência à corrosão daquele material.
A respeito de segurança em caldeiras, julgue os itens a seguir.
I As caldeiras devem ser submetidas a inspeções de segurança inicial, periódica e extraordinária, sendo considerado condição de risco grave e iminente o não-atendimento aos prazos estabelecidos nas normas regulamentadoras.
II A inspeção de segurança deve ser realizada logo após a entrada em funcionamento das caldeiras novas.
III A inspeção de segurança periódica, constituída por exames interno e externo, deve ser executada a cada 12 meses, para caldeiras das categorias A, B e C.
IV A inspeção de segurança periódica, constituída por exames interno e externo, deve ser executada a cada 24 meses, para caldeiras da categoria A, desde que, aos 12 meses de funcionamento sejam testadas as pressões de abertura das válvulas de segurança.
V Na inspeção subseqüente, aos 25 anos de uso, as caldeiras, caso ainda estejam em condições de uso, devem ser submetidas a rigorosa avaliação de integridade, para que se determinem a sua vida remanescente e os novos prazos máximos para inspeção.
A quantidade de itens certos é igual a
1.
2.
3.
4.
5.
Com relação a materiais metálicos, julgue os itens seguintes.
Denomina-se temperabilidade a capacidade de um aço para formar martensita na têmpera.
Na instalação de vasos de pressão em ambientes fechados, devem ser atendidos os seguintes requisitos, conforme alteração que consta na Portaria SIT n.º 57, de 19/6/2008: I existência de, pelo menos, duas saídas amplas, permanentemente desobstruídas e dispostas em direções distintas; II acesso fácil e seguro para as atividades de manutenção, operação e inspeção, sendo que, para guarda-corpos vazados, os vãos devem ter dimensões que impeçam a queda de pessoas; III ventilação permanente com entradas de ar que não possam ser bloqueadas; IV iluminação conforme normas oficiais vigentes; V sistema de iluminação de emergência. Constitui risco grave e iminente, em ambientes abertos, o
I.
II.
III.
IV.
V.
Com relação a materiais metálicos, julgue os itens seguintes.
Um material com um coeficiente de estricção de 90% é considerado frágil.
De acordo com a norma NR13, quando for tecnicamente inviável e mediante anotação, no registro de segurança, feita pelo profissional habilitado, o teste hidrostático pode ser substituído por outra técnica de ensaio não-destrutivo ou inspeção que garanta segurança equivalente. Não se pode considerar como razão técnica que inviabilize o teste hidrostático
a resistência estrutural da fundação ou da sustentação do vaso incompatível com o peso da água que seria usada no teste.
o efeito prejudicial do fluido de teste a elementos internos do vaso.
a impossibilidade técnica de purga e secagem do sistema.
o uso de vasos de pressão que impeçam o exame interno ou externo por impossibilidade física.
a influência prejudicial do teste sobre defeitos subcríticos.
Com relação a materiais metálicos, julgue os itens seguintes.
Caso se deseje obter dureza homogênea em toda a seção de uma peça grande de aço que não caiba em um forno, é correto usar a têmpera por indução.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...