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O torneamento é um dos processos de fabricação mecânica mais completos, uma vez que permite conseguir a maioria dos perfis cilíndricos e cônicos necessários aos produtos da indústria mecânica e, dessa forma, é indispensável em quaisquer oficinas mecânicas das fábricas e indústrias. Considere que a oficina mecânica de uma refinaria possua uma série de tornos mecânicos modernos que, respeitando-se as variações dos dispositivos ou dimensões, exigidas em cada caso, são compostos das seguintes partes:
Os mecânicos dessa refinaria, que operam os tornos mecânicos, possuem regras rigorosas de segurança, qualidade e operação, visando garantir a proteção individual, longa vida ao equipamento e ótima qualidade do produto final. Acerca da eficiência e da eficácia do processo produtivo para essa oficina mecânica, julgue os seguintes itens.
Peças de grande dimensão, de formato cilíndrico ou hexagonal regular, devem ser fixadas no torno por meio da placa universal de 3 castanhas com haste de fixação auxiliar.
O torneamento é um dos processos de fabricação mecânica mais completos, uma vez que permite conseguir a maioria dos perfis cilíndricos e cônicos necessários aos produtos da indústria mecânica e, dessa forma, é indispensável em quaisquer oficinas mecânicas das fábricas e indústrias. Considere que a oficina mecânica de uma refinaria possua uma série de tornos mecânicos modernos que, respeitando-se as variações dos dispositivos ou dimensões, exigidas em cada caso, são compostos das seguintes partes:
Os mecânicos dessa refinaria, que operam os tornos mecânicos, possuem regras rigorosas de segurança, qualidade e operação, visando garantir a proteção individual, longa vida ao equipamento e ótima qualidade do produto final. Acerca da eficiência e da eficácia do processo produtivo para essa oficina mecânica, julgue os seguintes itens.
Após o torneamento da superfície cilíndrica externa da peça a ser usinada, operação que tem como objetivo dar um formato cilíndrico ao material em rotação, o operador deve proceder à execução do faceamento.
O torneamento é um dos processos de fabricação mecânica mais completos, uma vez que permite conseguir a maioria dos perfis cilíndricos e cônicos necessários aos produtos da indústria mecânica e, dessa forma, é indispensável em quaisquer oficinas mecânicas das fábricas e indústrias. Considere que a oficina mecânica de uma refinaria possua uma série de tornos mecânicos modernos que, respeitando-se as variações dos dispositivos ou dimensões, exigidas em cada caso, são compostos das seguintes partes:
Os mecânicos dessa refinaria, que operam os tornos mecânicos, possuem regras rigorosas de segurança, qualidade e operação, visando garantir a proteção individual, longa vida ao equipamento e ótima qualidade do produto final. Acerca da eficiência e da eficácia do processo produtivo para essa oficina mecânica, julgue os seguintes itens.
O cabeçote móvel deve ser utilizado sempre que se desejar que a ferramenta realize uma operação de escarear.
O torneamento é um dos processos de fabricação mecânica mais completos, uma vez que permite conseguir a maioria dos perfis cilíndricos e cônicos necessários aos produtos da indústria mecânica e, dessa forma, é indispensável em quaisquer oficinas mecânicas das fábricas e indústrias. Considere que a oficina mecânica de uma refinaria possua uma série de tornos mecânicos modernos que, respeitando-se as variações dos dispositivos ou dimensões, exigidas em cada caso, são compostos das seguintes partes:
Os mecânicos dessa refinaria, que operam os tornos mecânicos, possuem regras rigorosas de segurança, qualidade e operação, visando garantir a proteção individual, longa vida ao equipamento e ótima qualidade do produto final. Acerca da eficiência e da eficácia do processo produtivo para essa oficina mecânica, julgue os seguintes itens.
O barramento, mostrado na letra g da figura, faz parte do sistema de deslocamento da ferramenta.
O torneamento é um dos processos de fabricação mecânica mais completos, uma vez que permite conseguir a maioria dos perfis cilíndricos e cônicos necessários aos produtos da indústria mecânica e, dessa forma, é indispensável em quaisquer oficinas mecânicas das fábricas e indústrias. Considere que a oficina mecânica de uma refinaria possua uma série de tornos mecânicos modernos que, respeitando-se as variações dos dispositivos ou dimensões, exigidas em cada caso, são compostos das seguintes partes:
Os mecânicos dessa refinaria, que operam os tornos mecânicos, possuem regras rigorosas de segurança, qualidade e operação, visando garantir a proteção individual, longa vida ao equipamento e ótima qualidade do produto final. Acerca da eficiência e da eficácia do processo produtivo para essa oficina mecânica, julgue os seguintes itens.
As pontas e contrapontas são acessórios utilizados no torno para auxiliar a fixação de peças com comprimentos maiores.
A figura abaixo mostra um esquema representativo de uma máquina de ensaio de tração, um gráfico de tensão versus deformação e um corpo de prova (CP) em aço-carbono utilizado em um ensaio. Esse tipo de ensaio é muito utilizado com o objetivo de se avaliar as propriedades mecânicas do material que será empregado na construção de estruturas, máquinas e equipamentos. Trata-se de uma tarefa de fundamental importância e de grande responsabilidade do mecânico de oficina, sendo que todos os procedimentos normalizados devem ser rigorosamente seguidos e, além disso, devem ser, também, de amplo conhecimento do operador da máquina universal de ensaios de tração.
Considerando os procedimentos normalizados, os resultados (raio inicial do CP = 5 mm e raio final do CP = 2,5 mm), a manipulação do equipamento de ensaio e os procedimentos corretivos, julgue os itens seguintes.
Se o resultado aferido para a tensão de ruptura, no ensaio de um corpo de prova de aço-carbono, for de 420 Mpa, esse resultado, em N/mm² 2 também será igual a 420.
A figura abaixo mostra um esquema representativo de uma máquina de ensaio de tração, um gráfico de tensão versus deformação e um corpo de prova (CP) em aço-carbono utilizado em um ensaio. Esse tipo de ensaio é muito utilizado com o objetivo de se avaliar as propriedades mecânicas do material que será empregado na construção de estruturas, máquinas e equipamentos. Trata-se de uma tarefa de fundamental importância e de grande responsabilidade do mecânico de oficina, sendo que todos os procedimentos normalizados devem ser rigorosamente seguidos e, além disso, devem ser, também, de amplo conhecimento do operador da máquina universal de ensaios de tração.
Considerando os procedimentos normalizados, os resultados (raio inicial do CP = 5 mm e raio final do CP = 2,5 mm), a manipulação do equipamento de ensaio e os procedimentos corretivos, julgue os itens seguintes.
No diagrama tensão versus deformação, mostrado na figura, a relação representa o módulo de elasticidade do material.
A figura abaixo mostra um esquema representativo de uma máquina de ensaio de tração, um gráfico de tensão versus deformação e um corpo de prova (CP) em aço-carbono utilizado em um ensaio. Esse tipo de ensaio é muito utilizado com o objetivo de se avaliar as propriedades mecânicas do material que será empregado na construção de estruturas, máquinas e equipamentos. Trata-se de uma tarefa de fundamental importância e de grande responsabilidade do mecânico de oficina, sendo que todos os procedimentos normalizados devem ser rigorosamente seguidos e, além disso, devem ser, também, de amplo conhecimento do operador da máquina universal de ensaios de tração.
Considerando os procedimentos normalizados, os resultados (raio inicial do CP = 5 mm e raio final do CP = 2,5 mm), a manipulação do equipamento de ensaio e os procedimentos corretivos, julgue os itens seguintes.
No gráfico, o ponto identificado pela letra A representa o limite de resistência do material.
A figura abaixo mostra um esquema representativo de uma máquina de ensaio de tração, um gráfico de tensão versus deformação e um corpo de prova (CP) em aço-carbono utilizado em um ensaio. Esse tipo de ensaio é muito utilizado com o objetivo de se avaliar as propriedades mecânicas do material que será empregado na construção de estruturas, máquinas e equipamentos. Trata-se de uma tarefa de fundamental importância e de grande responsabilidade do mecânico de oficina, sendo que todos os procedimentos normalizados devem ser rigorosamente seguidos e, além disso, devem ser, também, de amplo conhecimento do operador da máquina universal de ensaios de tração.
Considerando os procedimentos normalizados, os resultados (raio inicial do CP = 5 mm e raio final do CP = 2,5 mm), a manipulação do equipamento de ensaio e os procedimentos corretivos, julgue os itens seguintes.
O limite de escoamento para aços ou ligas não-ferrosas de alta dureza pode ser obtido no diagrama T x , de forma aproximada, a partir de um ponto de deformação em que , = 0,1%.
A figura abaixo mostra um esquema representativo de uma máquina de ensaio de tração, um gráfico de tensão versus deformação e um corpo de prova (CP) em aço-carbono utilizado em um ensaio. Esse tipo de ensaio é muito utilizado com o objetivo de se avaliar as propriedades mecânicas do material que será empregado na construção de estruturas, máquinas e equipamentos. Trata-se de uma tarefa de fundamental importância e de grande responsabilidade do mecânico de oficina, sendo que todos os procedimentos normalizados devem ser rigorosamente seguidos e, além disso, devem ser, também, de amplo conhecimento do operador da máquina universal de ensaios de tração.
Considerando os procedimentos normalizados, os resultados (raio inicial do CP = 5 mm e raio final do CP = 2,5 mm), a manipulação do equipamento de ensaio e os procedimentos corretivos, julgue os itens seguintes.
O limite de ruptura não deve ser utilizado para caracterizar o material, pois, quanto mais dúctil ele é, mais se deforma antes de se romper.
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