Lista completa de Questões de Engenharia Mecânica da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O sistema de elevação, ilustrado na figura acima, foi construído de modo a permitir que uma massa de 400 kg seja abaixada a uma velocidade de 3 m/s. O tambor, que tem 600 mm de diâmetro e massa de 200 kg, possui um raio de giração igual a 200 mm.
O momento de inércia (de massa) do tambor é igual a
O sistema de elevação, ilustrado na figura acima, foi construído de modo a permitir que uma massa de 400 kg seja abaixada a uma velocidade de 3 m/s. O tambor, que tem 600 mm de diâmetro e massa de 200 kg, possui um raio de giração igual a 200 mm.
A velocidade angular do tambor é igual aO sistema de elevação, ilustrado na figura acima, foi construído de modo a permitir que uma massa de 400 kg seja abaixada a uma velocidade de 3 m/s. O tambor, que tem 600 mm de diâmetro e massa de 200 kg, possui um raio de giração igual a 200 mm.
A energia cinética do sistema é igual aConsidere a bomba centrífuga mostrada na figura acima.
Os componentes indicados pelas letras de na figura, correspondem, respectivamente, a
voluta, rotor, bocal de sucção, bocal de descarga, pá do rotor.
bocal de sucção, voluta, bocal de descarga, pá do rotor, rotor.
bocal de descarga, rotor, bocal de sucção, voluta, pá do rotor.
bocal de sucção, voluta, pá do rotor, bocal de descarga, rotor.
Considere a bomba centrífuga mostrada na figura acima.
O rotor na bomba centrífuga mostrada na figura é do tipo
As figuras I e II acima mostram duas formas para colocação da bomba em uma instalação de bombeamento. Acerca dessas montagens e as justificativas para utilizá-las, assinale a opção correta.
A figura II representa a montagem mais adequada, pois as chances de ocorrência de cavitação são menores.
A figura I representa a melhor forma de colocar a bomba, pois o NPSH disponível do sistema é menor do que o NPSH requerido pela bomba.
Qualquer uma das montagens pode ser utilizada. Do ponto de vista do bombeamento, não há diferença entre as duas montagens.
A figura I mostra a montagem correta, pois a bomba é autoescorvante.
Existem diferentes abordagens, baseadas em diferentes conceitos, para o problema da manutenção. O controle autônomo dos equipamentos, dentro do princípio "do meu equipamento cuido eu" em que o operador passa a ser operador-mantenedor, é uma das características da
manutenção produtiva total – TPM (total productive maintenance).
manutenção centrada na confiabilidade – RCM (reliability centered maintenance).
A manutenção preditiva, está relacionada a(s)
correção de falha ou desempenho menor que o esperado.
quebra zero: a máquina não pode parar durante o período em que foi programada para operar.
um esquema de inspeções estabelecido tendo como base o tempo ou o número de unidades de uso.
ações de manutenção que são realizadas com base na modificação de parâmetros de condição ou desempenho, acompanhados sistematicamente.
Na manutenção centrada na confiabilidade, a probabilidade que um equipamento ou sistema que falhou seja restaurado para um estado de funcionamento dentro de um tempo especificado de não-funcionamento, dentro do qual a manutenção deve ser realizada sob determinadas condições, é denominada
Texto para as questões 47 e 48
Em um procedimento de manutenção, a construção de vários tipos de diagramas gráficos simples são importantes elementos auxiliares no planejamento das operações. O diagrama CPM (critical path method) permite planejar as paradas de manutenção para que durem o menor prazo possível e administrar eventuais atrasos na execução de alguma operação de manutenção.
Considere o diagrama mostrado na figura acima, que representa a seqüência de operações na parada para manutenção em uma instalação de ar condicionado.O caminho crítico é representado no diagrama pela seqüência de operações
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...