Questões de Engenharia Mecânica da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

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O sistema de elevação, ilustrado na figura acima, foi construído de modo a permitir que uma massa de 400 kg seja abaixada a uma velocidade de 3 m/s. O tambor, que tem 600 mm de diâmetro e massa de 200 kg, possui um raio de giração igual a 200 mm.

O momento de inércia (de massa) do tambor é igual a

  • A. 4 kg.m2.
  • B. 6 kg.m2.
  • C. 8 kg.m2.
  • D. 9 kg.m2.

O sistema de elevação, ilustrado na figura acima, foi construído de modo a permitir que uma massa de 400 kg seja abaixada a uma velocidade de 3 m/s. O tambor, que tem 600 mm de diâmetro e massa de 200 kg, possui um raio de giração igual a 200 mm.

A velocidade angular do tambor é igual a

  • A. 5 rad/s.
  • B. 10 rad/s.
  • C. 12 rad/s.
  • D. 15 rad/s.

O sistema de elevação, ilustrado na figura acima, foi construído de modo a permitir que uma massa de 400 kg seja abaixada a uma velocidade de 3 m/s. O tambor, que tem 600 mm de diâmetro e massa de 200 kg, possui um raio de giração igual a 200 mm.

A energia cinética do sistema é igual a

  • A. 1.800 J.
  • B. 2.200 J.
  • C. 2.700 J.
  • D. 3.600 J.

Considere a bomba centrífuga mostrada na figura acima.

Os componentes indicados pelas letras de  na figura, correspondem, respectivamente, a

  • A.

    voluta, rotor, bocal de sucção, bocal de descarga, pá do rotor.

  • B.

    bocal de sucção, voluta, bocal de descarga, pá do rotor, rotor.

  • C.

    bocal de descarga, rotor, bocal de sucção, voluta, pá do rotor.

  • D.

    bocal de sucção, voluta, pá do rotor, bocal de descarga, rotor.

Considere a bomba centrífuga mostrada na figura acima.

O rotor na bomba centrífuga mostrada na figura é do tipo

  • A. aberto.
  • B. fechado.
  • C. semi-aberto.
  • D. misto.

As figuras I e II acima mostram duas formas para colocação da bomba em uma instalação de bombeamento. Acerca dessas montagens e as justificativas para utilizá-las, assinale a opção correta.

  • A.

    A figura II representa a montagem mais adequada, pois as chances de ocorrência de cavitação são menores.

  • B.

    A figura I representa a melhor forma de colocar a bomba, pois o NPSH disponível do sistema é menor do que o NPSH requerido pela bomba.

  • C.

    Qualquer uma das montagens pode ser utilizada. Do ponto de vista do bombeamento, não há diferença entre as duas montagens.

  • D.

    A figura I mostra a montagem correta, pois a bomba é autoescorvante.

Existem diferentes abordagens, baseadas em diferentes conceitos, para o problema da manutenção. O controle autônomo dos equipamentos, dentro do princípio "do meu equipamento cuido eu" em que o operador passa a ser operador-mantenedor, é uma das características da

  • A.

    manutenção produtiva total – TPM (total productive maintenance).

  • B.

    manutenção centrada na confiabilidade – RCM (reliability centered maintenance).

  • C. manutenção sistemática condicionada – MSC.
  • D. manutenção preventiva sistemática – MPS.

A manutenção preditiva, está relacionada a(s)

  • A.

    correção de falha ou desempenho menor que o esperado.

  • B.

    quebra zero: a máquina não pode parar durante o período em que foi programada para operar.

  • C.

    um esquema de inspeções estabelecido tendo como base o tempo ou o número de unidades de uso.

  • D.

    ações de manutenção que são realizadas com base na modificação de parâmetros de condição ou desempenho, acompanhados sistematicamente.

Na manutenção centrada na confiabilidade, a probabilidade que um equipamento ou sistema que falhou seja restaurado para um estado de funcionamento dentro de um tempo especificado de não-funcionamento, dentro do qual a manutenção deve ser realizada sob determinadas condições, é denominada

  • A. disponibilidade operacional.
  • B. manutenibilidade.
  • C. confiabilidade.
  • D. reprodutibilidade.

Texto para as questões 47 e 48

 

Em um procedimento de manutenção, a construção de vários tipos de diagramas gráficos simples são importantes elementos auxiliares no planejamento das operações. O diagrama CPM (critical path method) permite planejar as paradas de manutenção para que durem o menor prazo possível e administrar eventuais atrasos na execução de alguma operação de manutenção.

Considere o diagrama mostrado na figura acima, que representa a seqüência de operações na parada para manutenção em uma instalação de ar condicionado.

O caminho crítico é representado no diagrama pela seqüência de operações

  • A. A-C-D-F.
  • B. A-B-E-F.
  • C. A-C-E-F.
  • D. A-B-D-F.
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