Lista completa de Questões de Engenharia Mecânica da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Motores elétricos são máquinas capazes de transformar energia elétrica em energia mecânica, utilizando normalmente o princípio da reação entre dois campos magnéticos. Acerca do motores elétricos, assinale a opção incorreta.
Nos motores de corrente contínua o estator é formado por bobinas fixas que, com a passagem da corrente contínua, criam pólos magnéticos que induzem correntes no rotor, fazendo-o girar. Nesse tipo de motor não é possível inverter o sentido de rotação.
A principal diferença entre o motor de corrente alternada universal e o motor de indução é que no motor de indução, a corrente é induzida pelo campo magnético variável do estator, enquanto no motor universal a corrente vem da rede elétrica.
Os motores de indução monofásicos de fase dividida a capacitor são reversíveis por meio da inversão da polaridade do enrolamento auxiliar em relação à do enrolamento principal.
A diferença de velocidade que existe entre a velocidade síncrona do campo magnético girante e a velocidade na qual gira o rotor de um motor de indução trifásico é chamada de escorregamento e é normalmente expressa em porcentagem.
Se então a função inversa x = f -1(y) é tal que
A derivada de primeira ordem da função é igual a
1.
As seguintes funções descrevem as trajetórias de dois objetos móveis:
< trajetória I: y = 2x2 - 8x + 1;
< trajetória II: 2y = x2 + 8x - 4.
Os pontos das trajetórias I e II, no momento em que ambos os objetos se deslocam paralelamente são, respectivamente,
(-4, 65) e (-4, -12).
(4, 1) e (4, 22).
(3, -5) e (3, 49/2).
(2, -7) e (2, 6).
A velocidade de um avião, em m/s, t segundos após tocar o solo é determinada pela função V = 250 - 50t. Ao parar totalmente, o avião terá percorrido no solo a distância de
320 m.
400 m.
575 m.
625 m.
Considerando a treliça mostrada na figura acima, os valores das componentes em x e y das reações em A e B são iguais, respectivamente, a
Ay = + 4 kN; Bx = 2 kN; By = + 3 kN.
Ay = + 12 kN; Bx = 0; By = + 4 kN.
Ay = + 8 kN; Bx = 0; By = + 6 kN.
Ay = + 10 kN; Bx = 3 kN; By = + 5 kN.
O momento de inércia (de massa) do tambor é igual a
4 kg.m2.
6 kg.m2.
8 kg.m2.
9 kg.m2.
A velocidade angular do tambor é igual a
5 rad/s.
10 rad/s.
12 rad/s.
15 rad/s.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...