Questões de Engenharia Mecânica da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

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Texto para as questões 47 e 48

 

Em um procedimento de manutenção, a construção de vários tipos de diagramas gráficos simples são importantes elementos auxiliares no planejamento das operações. O diagrama CPM (critical path method) permite planejar as paradas de manutenção para que durem o menor prazo possível e administrar eventuais atrasos na execução de alguma operação de manutenção.

Considere o diagrama mostrado na figura acima, que representa a seqüência de operações na parada para manutenção em uma instalação de ar condicionado.

Haverá comprometimento da parada para manutenção caso as operações C e E atrasem

  • A. mais de quatro horas.
  • B. até quatro horas.
  • C. no máximo três horas.
  • D. no máximo duas horas.

O método mais comum de programação de atividades é a construção de diagramas conhecidos como diagrama de barras ou diagrama de Gantt, que mostram as tarefas a serem realizadas e o tempo designado para a execução de cada uma. Com relação a esse tipo de diagrama, assinale a opção correta.

  • A.

    Identifica-se por meio desse diagrama as atividades críticas que não podem sofrer atrasos, possibilitando um controle mais eficaz das tarefas prioritárias.

  • B.

    O diagrama de Gantt permite fazer a programação e acompanhamento das tarefas, indicando a necessidade de tempo e o tempo gasto na execução de cada tarefa.

  • C.

    Os custos da execução de cada tarefa pode ser claramente visualizada com esse diagrama.

  • D.

    Uma das grandes vantagens do diagrama de barras é priorizar as tarefas cuja redução terá menor impacto na antecipação da data final de término dos trabalhos, no caso de ser necessária uma redução desta data final.

A aplicação de metodologias de análise de falhas permite a priorização de ações técnicas e gerenciais que podem resultar no aumento da confiabilidade de produtos e processos. Dentre as metodologias mais conhecidas para essa finalidade estão a análise do tipo e efeito de falha — FMEA (failure mode and effect analysis) e a análise da árvore de falhas — FTA (fault tree analysis). Acerca dessas metodologias, assinale a opção incorreta.

  • A.

    A FTA procura establecer uma relação lógica entre falhas primárias e a falha final do produto.

  • B.

    A FTA se adapta melhor à análise de uma falha específica, já que o enfoque é dado à falha final do sistema.

  • C.

    A FMEA focaliza as falhas potenciais, suas causas e conseqüências, de modo que ações de melhoria possam ser propostas.

  • D.

    Na FTA, o número de prioridade de risco (NPR) fornece uma indicação do tipo de falha que deve receber atenção prioritária.

Motores de combustão interna são utilizados para motorização de veículos e também para aplicações estacionárias, especialmente em sistemas de emergência para geração de eletricidade. Acerca dos motores do ciclo Otto a quatro tempos, assinale a opção correta.

  • A.

    A compressão da mistura ar/combustível admitida no cilindro pode ser considerada adiabática porque a velocidade do pistão é alta, havendo pouco tempo para a troca de calor.

  • B.

    A relação entre o ponto morto superior e o ponto morto inferior é denominada relação ou taxa de compressão do motor.

  • C.

    A ordem dos quatro tempos ou fases em um ciclo são: admissão, compressão, descompressão e escapamento.

  • D.

    Durante os quatro tempos do ciclo o virabrequim executa uma volta completa.

Os componentes do motor do ciclo Otto indicados pelas letras de A a E na figura acima correspondem, respectivamente, a

  • A. biela; virabrequim; cabeçote; bloco e balancim.
  • B.

    árvore do comando de válvulas; biela; anéis de segmento; cabeçote e balancim.

  • C.

    árvore de manivelas; casquilho; pistão; bloco e válvula.

  • D. biela; volante, virabrequim; bloco e cabeçote.

A principal característica dos motores do ciclo Diesel é

  • A.

    a necessidade de um carburador para controlar a quantidade de combustível injetada no cilindro.

  • B.

    a realização de trabalho durante a expansão e escapamento, em razão das transformações adiabáticas que ocorrem nessas fases ou tempos.

  • C.

    o fato de a ignição ocorrer por um processo de auto-ignição do combustível devido a elevada temperatura e pressão alcançada no final da compressão do ar admitido no cilindro.

  • D.

    a compressão que é realizada sobre uma mistura ar/combustível admitida no cilindro durante a fase ou tempo de admissão.

Acerca dos combustíveis utilizados nos motores de combustão interna, assinale a opção correta.

  • A.

    Os motores do ciclo Otto funcionam somente com gasolina e álcool.

  • B.

    Os motores do ciclo Diesel só podem funcionar com óleo dísel de origem mineral ou vegetal (biodísel).

  • C.

    As turbinas à gás (ciclo Brayton) usam na prática querosene como combustível, mas é possível que operem com outros combustíveis, como gás natural, por exemplo.

  • D.

    O gás natural veicular (GNV) é uma mistura de hidrocarbonetos leves, gasosos, predominantemente propano e butano que podem ser armazenados no estado líquido em botijões ou cilindros apropriados para uso em veículos ou outra aplicações.

Uma máquina térmica libera 3.250 J de calor ao realizar um trabalho útil de 1.750 J. O rendimento dessa máquina térmica é aproximadamente

  • A. 30%.
  • B. 32%.
  • C. 35%.
  • D. 41%.

A primeira lei da termodinâmica pode ser expressa matematicamente como:  U = Q - W, onde  U é a variação na energia interna entre o estado final e o estado inicial, Q é a quantidade de calor fornecido ao sistema e W é o trabalho feito pelo sistema. Se em um sistema fechado  V = 0, W = 0, tal que  U = Q, o processo é denominado

  • A. adiabático.
  • B. isocórico.
  • C. isobárico.
  • D. isotérmico.

Um cubo de gelo a -10 ºC foi aquecido até se transformar totalmente em água líquida a 20 ºC. A quantidade total de calor envolvido nesse processo pode ser expressa como

  • A. a quantidade de calor fornecida ao gelo para elevar a temperatura de -10 ºC para 0 ºC + o calor latente de fusão.
  • B. a quantidade de calor fornecida ao gelo para elevar sua temperatura de -10 ºC a 20 ºC + o calor latente de fusão.
  • C. a quantidade de calor fornecida ao gelo para elevar a temperatura de 0 ºC a 20 ºC + o calor latente de vaporização.
  • D. a quantidade de calor fornecida ao gelo para elevar a sua temperatura de -10 ºC a 0 ºC + o calor latente de fusão + a quantidade de calor fornecida a água para elevar sua temperatura de 0 ºC a 20 ºC.
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