Questões de Engenharia Mecânica da Fundação Euclides da Cunha (FEC)

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Nos motores diesel, a injeção do combustível efetua-se:

  • A.

    no fim da compressão ;

  • B.

    no ponto morto inferior;

  • C.

    no fim da explosão;

  • D.

    ao se fechar a válvula de escape;

  • E.

    logo após o ponto morto superior.

Num sistema de Ignição com platinado, ignição insuficiente com faísca pequena de tom vermelha e fraca é um sintoma que pode ser devido a:

  • A.

    isolamento defeituoso do circuito de alta tensão;

  • B.

    ausência de corrente na saída da bateria;

  • C.

    motor de arranque defeituoso;

  • D.

    contatos do alternador desregulados;

  • E.

    anomalias do condensador.

Uma vela que apresenta um cone central sujo na sua extremidade, mas limpo em direção à base, significa:

  • A.

    funcionamento correto do motor;

  • B.

    grande aquecimento do motor;

  • C.

    excesso de óleo na câmara de combustão;

  • D.

    vazamento na junta do cabeçote;

  • E.

    mistura muito pobre.

O manômetro de alta pressão, ou compressômetro, é um aparelho que serve para:

  • A.

    controlar a pressão fornecida pelo alternador

  • B.

    detectar a má regulagem de marcha reduzida;

  • C.

    analisar a qualidade da mistura;

  • D.

    analisar a qualidade de gases queimados;

  • E.

    analisar a compressão.

Choques surdos, irregulares, com tendência a desaparecer nos regimes elevados, podem indicar:

  • A.

    desgaste dos mancais do virabrequim;

  • B.

    desbalanceamento do volante do motor;

  • C.

    borboleta principal do carburador solta;

  • D.

    correia dentada partida;

  • E.

    desgaste nas juntas do cabeçote.

A lâmpada de neón ou estroboscópio é um aparelho destinado a fazer diversos controles no motor, dentre os quais para:

  • A.

    ajustar a freqüência das luzes do sistema de frenagem;

  • B.

    controlar a freqüência da corrente do circuito de ignição;

  • C.

    verificar a abertura e fechamento das válvulas;

  • D.

    controlar o estado do alternador;

  • E.

    verificar o funcionamento dos sistemas de controles.

Tendo em vista o sistema de embreagem monodisco de funcionamento a seco, quando o motorista aciona seu respectivo pedal, o disco de embreagem:

  • A.

    se quebra;

  • B.

    é acionado;

  • C.

    é desacionado;

  • D.

    se dobra;

  • E.

    é lubrificado.

As engrenagens de uma caixa de câmbio, em geral, possuem engrenagens de dentes:

  • A.

    retos, helicoidais e angulares;

  • B.

    intercíclicos;

  • C.

    invertidos e nivelados

  • D.

    elípticos

  • E.

    parabólicos, hiperbólicos e elípticos.

Em um veículo de transmissão automática, a posição da alavanca manual de câmbio para o acionamento do motor deve ser:

  • A.

    R (ré);

  • B.

    N (ponto morto);

  • C.

    1 (marcha lenta);

  • D.

    2 (marchas médias);

  • E.

    D (todas as relações de transmissão).

Em um veículo dotado de diferencial, a roda que se acha dentro da curva gira:

  • A.

    mais rapidamente do que a que está fora da curva;

  • B.

    na mesma velocidade da que está fora da curva;

  • C.

    mais lentamente do que a que está fora da curva;

  • D.

    com o dobro da velocidade da que está fora da curva;

  • E.

    com o quíntuplo da velocidade da que está fora da curva.

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