Lista completa de Questões de Engenharia Mecânica da Fundação Euclides da Cunha (FEC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Nos motores diesel, a injeção do combustível efetua-se:
no fim da compressão ;
no ponto morto inferior;
no fim da explosão;
ao se fechar a válvula de escape;
logo após o ponto morto superior.
Num sistema de Ignição com platinado, ignição insuficiente com faísca pequena de tom vermelha e fraca é um sintoma que pode ser devido a:
isolamento defeituoso do circuito de alta tensão;
ausência de corrente na saída da bateria;
motor de arranque defeituoso;
contatos do alternador desregulados;
anomalias do condensador.
Uma vela que apresenta um cone central sujo na sua extremidade, mas limpo em direção à base, significa:
funcionamento correto do motor;
grande aquecimento do motor;
excesso de óleo na câmara de combustão;
vazamento na junta do cabeçote;
mistura muito pobre.
O manômetro de alta pressão, ou compressômetro, é um aparelho que serve para:
controlar a pressão fornecida pelo alternador
detectar a má regulagem de marcha reduzida;
analisar a qualidade da mistura;
analisar a qualidade de gases queimados;
analisar a compressão.
Choques surdos, irregulares, com tendência a desaparecer nos regimes elevados, podem indicar:
desgaste dos mancais do virabrequim;
desbalanceamento do volante do motor;
borboleta principal do carburador solta;
correia dentada partida;
desgaste nas juntas do cabeçote.
A lâmpada de neón ou estroboscópio é um aparelho destinado a fazer diversos controles no motor, dentre os quais para:
ajustar a freqüência das luzes do sistema de frenagem;
controlar a freqüência da corrente do circuito de ignição;
verificar a abertura e fechamento das válvulas;
controlar o estado do alternador;
verificar o funcionamento dos sistemas de controles.
Tendo em vista o sistema de embreagem monodisco de funcionamento a seco, quando o motorista aciona seu respectivo pedal, o disco de embreagem:
se quebra;
é acionado;
é desacionado;
se dobra;
é lubrificado.
As engrenagens de uma caixa de câmbio, em geral, possuem engrenagens de dentes:
retos, helicoidais e angulares;
intercíclicos;
invertidos e nivelados
elípticos
parabólicos, hiperbólicos e elípticos.
Em um veículo de transmissão automática, a posição da alavanca manual de câmbio para o acionamento do motor deve ser:
R (ré);
N (ponto morto);
1 (marcha lenta);
2 (marchas médias);
D (todas as relações de transmissão).
Em um veículo dotado de diferencial, a roda que se acha dentro da curva gira:
mais rapidamente do que a que está fora da curva;
na mesma velocidade da que está fora da curva;
mais lentamente do que a que está fora da curva;
com o dobro da velocidade da que está fora da curva;
com o quíntuplo da velocidade da que está fora da curva.
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