Questões de Engenharia Mecânica da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

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Considere um cilindro longo de raio interno ri, raio externo re, e comprimento L, conforme mostrado na figura.

Esse cilindro é submetido a um diferencial de temperatura ao longo do raio, mas pode ser considerado a uma temperatura constante ao longo do seu comprimento.

Considerando que a temperatura em T = Ti em r = ri e T = Te em r = re, avalie o fluxo de calor através do cilindro.

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

Considere o diagrama de resfriamento contínuo para aço AISI 4140 mostrado na figura.

Admitindo que uma peça fabricada com esse aço será utilizada em um componente mecânico que necessite elevada dureza, a trajetória mais indicada para um tratamento térmico

  • A.

    1.

  • B.

    4.

  • C.

    7.

  • D.

    8.

  • E.

    9.

Considere um sistema mola-massa-polia mostrado na figura a seguir. Determine a sua freqüência natural sabendo-se que a constante da mola é k e que se desprezam o atrito e a massa da polia.

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

Considere um dispositivo construído para avaliar o torque em um eixo circular a partir da medição da deformação em um extensômetro colado em um ponto P da superfície do eixo, conforme mostra a figura. Obtenha uma expressão que relacione o torque no eixo AB, T, com o valor da deformação medida pelo extensômetro, y.

 Admita que o eixo de raio r possui módulo elástico, E, coeficiente de Poisson, v; e um momento polar de inércia, J.

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

  • A.

     = 134,4 rad/s.

  • B.

     = 134,4 rpm.

  • C.

    = 234,4 rad/s.

  • D.

    = 34,4 rad/s.

  • E.

     = 1340,4 rad/s.

O disco circular B de raio r rola sem deslizar sobre o disco C, fixo, devido a uma velocidade angular  em torno do eixo vertical z.

A velocidade angular e a aceleração angular do disco B, são, respectivamente:

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

Um veículo pode ser modelado como um corpo rígido de massa m e centro de gravidade em C, acoplado a duas molas lineares de constantes k1 e k2, conforme mostrado na figura a seguir.

A matriz de massa e a matriz de rigidez associadas à dinâmica do veículo, são, respectivamente:

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

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