Questões de Engenharia Mecânica da Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN)

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O lubrificante aplicado nos motores do ciclo Diesel é um dos principais responsáveis por manter os motores em perfeito funcionamento, pois reduz o atrito entre as peças internas, ameniza as altas temperaturas e protege contra corrosão, entre outras impurezas. O óleo também tem a função de limpar o motor internamente e manter as impurezas em suspensão. Outras funções do lubrificante são neutralizar os ácidos formados durante a combustão e auxiliar na vedação da câmara de combustão, servir como fluido hidráulico para acionamento de componentes como o tucho hidráulico e o variador de fase do comando de válvulas. Dentro deste contexto, é correto afirmar que

  • A.

    na troca do óleo do motor deve-se trocar o filtro de combustível.

  • B.

    na troca do óleo do motor deve-se substituir também o filtro de óleo.

  • C.

    na troca do óleo do motor deve-se substituir o filtro de ar.

  • D.

    os óleos lubrificantes de uma forma geral são compostos de 60% a 75% de óleos básicos e 40% a 25% de aditivos.

A variação na vazão da bomba injetora de combustível do sistema de alimentação de um motor do ciclo Diesel, com 6 cilindros, é solucionada

  • A.

    eliminando vazamentos nos filtros de combustível.

  • B.

    substituindo o bico injetor.

  • C.

    substituindo o governador da bomba.

  • D.

    eliminando o ar da bomba injetora.

Analise a imagem do dispositivo hidráulico abaixo.

Após a análise da imagem, é correto dizer que a força Fb é

  • A.

    Fb = 20 Fa.

  • B.

    Fb =10 Fa.

  • C.

    Fb = 5 Fa.

  • D.

    Fb = Fa.

A imagem a seguir ilustra uma instalação de recalque, onde um líquido, descarregado por uma bomba no interior da tubulação, é submetida a três resistências respectivamente (21, 14 e 7 atm) até chegar a um meio ambiente, no qual a pressão indicada no manômetro é nula.

A pressão P no manômetro mais próximo à bomba é igual a

  • A.

    7 atm.

  • B.

    14 atm.

  • C.

    21 atm.

  • D.

    42 atm.

Uma tubulação de 100 mm de diâmetro interno é reduzida para 50 mm de diâmetro interno. No trecho de maior diâmetro, a velocidade do líquido é de 1 m/s. O valor da velocidade no trecho reduzido é de

  • A.

    4 m/s.

  • B.

    2 m/s.

  • C.

    0,5 m/s.

  • D.

    0,25 m/s.

O fluido hidráulico pode ser utilizado como um meio de transmissão de energia, um lubrificante, um vedador e um veículo de transferência de calor. Na maioria das vezes, os sistemas hidráulicos industriais empregam o óleo mineral produzido à base do petróleo que necessitam de aditivos os quais conferem ao óleo características especiais. Um destes aditivos que pode ser empregado na produção do óleo hidráulico é o inibidor de oxidação. Com base nessas informações, é correto afirmar que

  • A.

    os inibidores de oxidação protegem as superfícies metálicas do ataque de ácidos e materiais oxidantes, formando um filme protetor sobre estas superfícies.

  • B.

    os inibidores de oxidação são usados em aplicações, nas quais o óleo está sujeito a elevadas pressões.

  • C.

    a oxidação do óleo é aumentada por catalizadores metálicos como cobre, ferro ou chumbo e pelo aumento da temperatura e pela presença de bolhas de ar.

  • D.

    a oxidação impede que as bolhas de ar dos inibidores sejam absorvidas pelo óleo hidráulico e que causem pane ao sistema hidráulico.

Em um circuito hidráulico, a filtragem do óleo pode acontecer em diferentes pontos do sistema. Os filtros, responsáveis por esse processo, retêm partículas muito finas (3 a 40 μm) que podem proteger um componente específico do circuito. Os filtros que requerem uma carcaça mais resistente são

  • A.

    filtros de pressão.

  • B.

    filtros de sucção interno.

  • C.

    filtros de retorno.

  • D.

    filtros de sucção externo.

Nos motores de combustão interna do ciclo Otto do tipo Flex, houve um aumento da taxa de compressão em relação aos motores que só usam gasolina. Por causa disso, ocorreu um aumento em sua eficiência térmica. O aumento da taxa de compressão não foi maior em função do(a)

  • A.

    autodetonação do combustível.

  • B.

    aumento na emissão de fuligem, típica neste tipo de combustível.

  • C.

    aumento no consumo de óleo lubrificante.

  • D.

    dificuldade da partida.

O Overbooster é um equipamento utilizado em alguns motores do ciclo Otto classificados no Brasil como esportivos. Considerando essa informação, analise as afirmativas a seguir quanto às influências desse equipamento sobre o funcionamento do motor.

I Eleva a pressão do turbo e um aumento do torque do motor.

II Torna a direção hidráulica mais leve, melhorando a dirigibilidade.

III Produz uma maior abertura da borboleta para a mesma posição do pedal do acelerador (by wire).

Marque a certa.

  • A.

    Apenas a I está correta.

  • B.

    Apenas a II está correta.

  • C.

    I e III estão corretas.

  • D.

    II e III estão corretas.

Existem no mercado veículos equipados com caixa de câmbio de dupla embreagem (DCT) que usa duas embreagens, mas não tem pedal, pois sistemas eletrônicos e hidráulicos sofisticados controlam as embreagens, como em um câmbio automático comum. Entretanto as embreagens operam independentemente, porque uma controla as marchas ímpares (primeira, terceira, quinta e ré), enquanto a outra controla as marchas pares (segunda, quarta e sexta). De acordo com essas informações, é correto afirmar que as marchas

  • A.

    não podem ser mudadas, pois altera o funcionamento do motor na marcha lenta.

  • B.

    não podem ser mudadas porque interfere nas altas rotações do motor.

  • C.

    podem ser mudadas, porém interrompe o fluxo de potência do motor para o câmbio.

  • D.

    podem ser mudadas sem interromper o fluxo de potência do motor para o câmbio.

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