Questões de Engenharia Mecânica da Tribunal de Justiça do Paraná - TJPR (TJ - PR)

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Em relação às normas que regem os sistemas de transporte vertical, as que estão em vigor são:

  • A.

    NBR 13994 - NBRNM313 - NBRNM207 - NBR10098;

  • B.

    NBRNM313 - NBR10098 - NBR13994 - NBR7192;

  • C.

    NBRNM313 - NB 421 - NBR 14712 - NBR 5666;

  • D.

    NBRNM207 - NBRNM313 - NBR 5666 - NBR 14712.

Os freios de fricção utilizados nos transportadores verticais devem apresentar características de materiais de forro, tais como

  • A.

    alta resistência ao desgaste, excelente tenacidade, baixo coeficiente de atrito.

  • B.

    alta resiliência, médio coeficiente de atrito, baixa flexibilidade.

  • C.

    coeficiente de fricção alto e reproduzível, habilidade de suportar altas temperaturas, alta resistência ao desgaste.

  • D.

    coeficiente de fricção alto e reproduzível, alta tenacidade, habilidade de suportar altas temperaturas.

Quase todos os transportadores verticais utilizam freios auto acionantes. A figura abaixo mostra um freio de sapata. Neste caso, para que o freio seja auto acionante, precisamos que f = coeficiente de atrito

  • A.

    (a-b)  c.f

  • B.

    a/c f

  • C.

    ab (1-f)c

  • D.

    a/b = f

Nos transportadores verticais hidráulicos a máxima velocidade de deslocamento e a força produzida, são função de

  • A.

    vazão e da pressão da bomba, bem como das perdas de carga na tubulação e componentes.

  • B.

    somente da vazão e da pressão da bomba.

  • C.

    somente das perdas de carga na tubulação e componentes.

  • D.

    nenhuma resposta anterior.

Os sistemas de comando dos transportadores verticais hidráulicos

  • A.

    bombas de óleo, válvulas direcionais, válvulas de obturação.

  • B.

    válvulas direcionais, sensores de posição, válvulas de obturação.

  • C.

    válvulas direcionais, sensores de posição, conexões.

  • D.

    nenhuma resposta anterior.

Os aços estruturais são usados nos sistemas de transportes, com objetivos bem definidos. Entre eles, podemos citar

  • A.

    redução do peso morto das estruturas; aumento da capacidade de carga, facilidade de usinagem.

  • B.

    aumento do peso morto das estruturas, aumento da capacidade de carga, facilidade de usinagem.

  • C.

    aumento do peso morto das estruturas, diminuição da capacidade de carga, facilidade de usinagem.

  • D.

    redução do peso morto das estruturas, redução da capacidade de carga, facilidade de usinagem.

Como elementos de segurança são usados molas no interior dos poços de elevadores. Quais as características que norteiam a seleção do material desses elementos de máquinas?

  • A.

    Composição química, garantia de fornecedor, qualidade superficial, disponibilidade no mercado, propriedades mecânicas.

  • B.

    Composição química, qualidade superficial, custo, disponibilidade no mercado, propriedades mecânicas.

  • C.

    Custo, qualidade superficial, disponibilidade de mercado, garantia do fornecedor, propriedades mecânicas

  • D.

    Nenhuma resposta anterior.

Os trilhos de um transportador vertical são peças sujeitas a desgaste superficial. Para isso é necessário que os mesmos sejam submetidos a têmperas durante sua fabricação. Quais os fatores que tornam este processo de têmpera crítico para tais elementos?

  • A.

    A adição de elementos químicos que não se dissolvem na estrutura, de tal forma que não permitem a formação de martensíta.

  • B.

    A adição de elementos químicos que não se dissolvem na estrutura, dificultando o acabamento superficial das áreas de contato.

  • C.

    Comprimentos muito grandes em relação às outras dimensões, facilitando deformações indesejadas.

  • D.

    A composição química destes aços para construção de trilhos diminui a temperabilidade do material, forçando o uso de resfriamento drástico.

Nos transportadores verticais existe uma grande incidência de utilização de cabos de aço de grande responsabilidade e exigem características mecânicas, tais como

  • A.

    altos limites de resistência a tração e a fadiga;

  • B.

    combinação de valores de limites de escoamento e alongamento;

  • C.

    combinação de valores de proporcionalidade e estricção

  • D.

    todas as respostas acima.

Em um projeto mecânico de transportadores verticais, o conjunto de especificações a serem contempladas é

  • A.

    desenhos, textos, lista de material e instruções que constituem o memorando de decisões.

  • B.

    desenhos, lista de materiais, textos e quantidades necessárias de cada item.

  • C.

    desenho, textos, instruções que constituem o memorando de decisões e quantidades de cada item.

  • D.

    extos, instruções que constituem o memorando de decisões, lista de materiais, e quantidade de cada item.

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