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Em relação à resistência estrutural primária de um navio, analise as afirmativas a seguir.
I - A curva de carga representa o carregamento que solicitará a viga-navio e é obtida subtraindo-se a curva de flutuação da curva de pesos do navio.
II - A ação das ondas sobre o navio modifi ca a distribuição da flutuação ao longo do seu comprimento, podendo resultar em maior solicitação estrutural à viga-navio.
III - O diagrama de forças cortantes atuantes na viga- -navio é obtido a partir da curva de carga e esse diagrama possui valor máximo próximo à seção de meia nau.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
As deformações de alquebramento, às quais estão sujeitas a viga-navio, geram, no convés das anteparas e no fundo, respectivamente, tensões
de tração e nulas
de tração e de compressão
de compressão e de tração
nulas e de tração
nulas e de compressão
15
20
25
30
35
Em relação ao fenômeno de vibração na estrutura de um navio, analise as afirmativas a seguir.
I - O efeito de slamming ao qual está sujeito um navio provoca um movimento vibratório de alta frequência que se propaga ao longo da sua estrutura.
II - Os esforços transmitidos pelo propulsor ao eixo provocam a vibração deste e, através das reações em seus mancais, induzem a vibração da estrutura do navio.
III - Os motores de combustão interna empregados na propulsão de um navio são fontes de excitação que podem vir a causar problemas de vibração indesejáveis à estrutura do navio.
IV - A ressonância entre o empuxo do propulsor e os modos de vibração axial da linha de eixo podem provocar vibrações indesejáveis à estrutura do navio na região do mancal de escora.
Está correto o que se afirma em
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Em relação às características de uma instalação propulsora marítima, analise as afirmativas a seguir.
I - A complexidade cada vez maior dos equipamentos modernos e dos requisitos crescentes de confi abilidade estão associados com a tendência de redução da tripulação.
II - Os gastos com consumo de óleo combustível representam uma parcela considerável do custo operacional do navio, o que determina a escolha por instalações de baixa efi ciência térmica.
III - O custo de manutenção e reparo depende de muitos fatores, tais como: política de manutenção e reparo, solicitação média da instalação, escolha do combustível e lubrifi cante e da qualificação da tripulação de máquinas.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
No projeto de uma instalação propulsora de navio, são conhecidos o coeficiente de redução da força propulsora (t) e o coeficiente de esteira (w). Nesse contexto, a eficiência do casco (ηH) é expressa por
Nos motores de combustão interna de quatro tempos do ciclo Otto, há transmissão de força motriz favorável à rotação do eixo virabrequim do motor, somente, no(s)
2º tempo
3º tempo
1º e 2º tempos
2º e 4º tempos
3º e 4º tempos
compressão e expansão adiabáticas reversíveis
compressão e expansão a volumes constantes
combustão e exaustão adiabáticas reversíveis
expansão e exaustão a volumes constantes
expansão e compressão adiabáticas reversíveis
Em relação ao sistema de lubrificação de um motor de combustão interna, analise as afirmativas a seguir.
I - A viscosidade de um óleo lubrificante deve ser suficiente para assegurar um atrito líquido das peças do motor a altas temperaturas de funcionamento, visto que a viscosidade diminui com o aumento da temperatura.
II - Os óleos lubrificantes de baixa temperatura de combustão são empregados nos motores de combustão interna a dois tempos que não utilizam cárter como depósito de óleo misturado ao óleo combustível.
III - O ponto de congelamento de um óleo lubrificante deve ser o mais alto possível, de forma a facilitar que o motor entre em movimento depois de um tempo prolongado de exposição a temperaturas muito baixas.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Num ciclo Rankine ideal, uma turbina desenvolve uma potência de 20 HP com uma variação de entalpia igual a 100 kcal/kg. Para essa situação, qual o fluxo de massa de vapor, em kg/min, que passa pela turbina?
Dados: 1 HP 10,7 kcal/min
0,54
1,07
2,14
4,28
6,42
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