Questões de Engenharia Naval

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Em relação à resistência estrutural primária de um navio, analise as afirmativas a seguir.

I - A curva de carga representa o carregamento que solicitará a viga-navio e é obtida subtraindo-se a curva de flutuação da curva de pesos do navio.

II - A ação das ondas sobre o navio modifi ca a distribuição da flutuação ao longo do seu comprimento, podendo resultar em maior solicitação estrutural à viga-navio.

III - O diagrama de forças cortantes atuantes na viga- -navio é obtido a partir da curva de carga e esse diagrama possui valor máximo próximo à seção de meia nau.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

As deformações de alquebramento, às quais estão sujeitas a viga-navio, geram, no convés das anteparas e no fundo, respectivamente, tensões

  • A.

    de tração e nulas

  • B.

    de tração e de compressão

  • C.

    de compressão e de tração

  • D.

    nulas e de tração

  • E.

    nulas e de compressão

  • A.

    15

  • B.

    20

  • C.

    25

  • D.

    30

  • E.

    35

Em relação ao fenômeno de vibração na estrutura de um navio, analise as afirmativas a seguir.

I - O efeito de slamming ao qual está sujeito um navio provoca um movimento vibratório de alta frequência que se propaga ao longo da sua estrutura.

II - Os esforços transmitidos pelo propulsor ao eixo provocam a vibração deste e, através das reações em seus mancais, induzem a vibração da estrutura do navio.

III - Os motores de combustão interna empregados na propulsão de um navio são fontes de excitação que podem vir a causar problemas de vibração indesejáveis à estrutura do navio.

IV - A ressonância entre o empuxo do propulsor e os modos de vibração axial da linha de eixo podem provocar vibrações indesejáveis à estrutura do navio na região do mancal de escora.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    I e IV, apenas.

  • B.

    II e III, apenas.

  • C.

    I, II e III, apenas.

  • D.

    II, III e IV, apenas.

  • E.

    I, II, III e IV.

Em relação às características de uma instalação propulsora marítima, analise as afirmativas a seguir.

I - A complexidade cada vez maior dos equipamentos modernos e dos requisitos crescentes de confi abilidade estão associados com a tendência de redução da tripulação.

II - Os gastos com consumo de óleo combustível representam uma parcela considerável do custo operacional do navio, o que determina a escolha por instalações de baixa efi ciência térmica.

III - O custo de manutenção e reparo depende de muitos fatores, tais como: política de manutenção e reparo, solicitação média da instalação, escolha do combustível e lubrifi cante e da qualificação da tripulação de máquinas.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

No projeto de uma instalação propulsora de navio, são conhecidos o coeficiente de redução da força propulsora (t) e o coeficiente de esteira (w). Nesse contexto, a eficiência do casco (ηH) é expressa por

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

Nos motores de combustão interna de quatro tempos do ciclo Otto, há transmissão de força motriz favorável à rotação do eixo virabrequim do motor, somente, no(s)

  • A.

    2º tempo

  • B.

    3º tempo

  • C.

    1º e 2º tempos

  • D.

    2º e 4º tempos

  • E.

    3º e 4º tempos

  • A.

    compressão e expansão adiabáticas reversíveis

  • B.

    compressão e expansão a volumes constantes

  • C.

    combustão e exaustão adiabáticas reversíveis

  • D.

    expansão e exaustão a volumes constantes

  • E.

    expansão e compressão adiabáticas reversíveis

Em relação ao sistema de lubrificação de um motor de combustão interna, analise as afirmativas a seguir.

I - A viscosidade de um óleo lubrificante deve ser suficiente para assegurar um atrito líquido das peças do motor a altas temperaturas de funcionamento, visto que a viscosidade diminui com o aumento da temperatura.

II - Os óleos lubrificantes de baixa temperatura de combustão são empregados nos motores de combustão interna a dois tempos que não utilizam cárter como depósito de óleo misturado ao óleo combustível.

III - O ponto de congelamento de um óleo lubrificante deve ser o mais alto possível, de forma a facilitar que o motor entre em movimento depois de um tempo prolongado de exposição a temperaturas muito baixas.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

Num ciclo Rankine ideal, uma turbina desenvolve uma potência de 20 HP com uma variação de entalpia igual a 100 kcal/kg. Para essa situação, qual o fluxo de massa de vapor, em kg/min, que passa pela turbina?

Dados: 1 HP 10,7 kcal/min

  • A.

    0,54

  • B.

    1,07

  • C.

    2,14

  • D.

    4,28

  • E.

    6,42

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