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A partir das dimensões moldadas de um navio, para diversos calados e inclinações, são obtidas suas curvas hidrostáticas, que NÃO são suficientes, entretanto, para prever
a altura da quilha ao centro de flutuação KB.
a altura da quilha ao centro de gravidade KG.
o deslocamento em peso e volume.
as áreas do plano de flutuação.
as toneladas por centímetro de imersão.
A maior resistência à propulsão é indicada pelo coeficiente de forma
de bloco.
de linha dágua.
de seção mestra.
prismático vertical.
prismático.
Um navio possui um calado correspondente à linha de carga de verão no valor de 4,80 m. O valor do calado correspondente à linha de carga tropical é
5,00 m
4,70 m
4,90 m
5,10 m
4,60 m
Uma situação de estabilidade, na qual K=quilha, G=centro de gravidade, B=centro de empuxo e M=metacentro, é indicada por
KB > KM
KB > KG
KG > KM
GB > GM
BM > GM
Qual o fator que NÃO influencia o efeito de superfície livre de óleo em tanques parcialmente carregados, na estabilidade estática transversal inicial do navio?
Densidade do óleo
Altura de óleo no tanque
Largura do tanque
Comprimento do tanque
Deslocamento do navio
O ângulo máximo de inclinação transversal de um navio, sob a ação de vento lateral, ocorre somente na situação em que a(o)
força provocada pelo vento se iguala à força de empuxo vertical no navio.
força provocada pelo vento se iguala à força de empuxo lateral no navio.
energia acumulada pela força do vento se iguala à energia acumulada pelo empuxo lateral no navio.
energia acumulada pelo momento do vento se iguala à energia acumulada pelo momento de restauração do navio.
momento provocado pelo vento se iguala ao momento de restauração do navio.
Sobre avaria e subdivisão em Arquitetura Naval, analise as afirmações a seguir.
I - Os compartimentos de máquinas deverão ser delimitados por anteparas estanques à água, prolongadas até o convés de borda livre.
II - As anteparas do pique tanque de ré deverão ser colocadas em todos os navios, dispostas de maneira a encerrar o tubo telescópico num compartimento estanque à água, e deverão prolongar-se até o convés resistente.
III - Uma antepara de colisão, sem aberturas, deverá ser colocada em todos os navios e deverá estender- se até o convés de borda livre.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Considerando que uma massa de 5.000 t a bordo de um navio é movimentada na vertical para cima de 2 metros, analise as afirmativas a seguir.
I - A faixa de estabilidade do navio diminui.
II - A área abaixo da curva de estabilidade do navio aumenta.
III - A distância vertical do centro de gravidade G ao metacentro M diminui.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Sobre a estabilidade transversal de navios, analise as afirmações a seguir.
I - Ângulo de emborcamento é o ângulo onde termina a faixa de estabilidade.
II - Um navio com o centro de gravidade localizado acima de seu metacentro possui estabilidade.
III - A declividade na origem da curva de estabilidade estática (braço de endireitamento em metros x ângulo de inclinação em radianos) de uma embarcação é equivalente à distância em metros de seu centro de gravidade G ao seu metacentro M transversal.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Sobre Teste de Inclinação de navios, analise as afirmações a seguir.
I - Lanças de guindastes, baleeiras, aparelhos ou paus de carga devem estar fixos e em posição de viagem no momento de cada leitura, e tampas de escotilhas devem, sempre que possível, estar fechadas.
II - Líquidos pertencentes a caldeiras, equipamentos e tubulações devem ser mantidos, tanto quanto possível, nos seus níveis normais de operação.
III - Seu objetivo é a determinação da distância KG da quilha ao seu centro de gravidade na condição leve, logo após o término de sua construção e/ou após obras e alterações de construção que levem a uma suposta alteração na posição do centro de gravidade.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
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