Lista completa de Questões de Engenharia Naval da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O cais flutuante de um porto fluvial de carga geral é constituído por prismas de seção circular ou retangular, hermeticamente fechados, postos a flutuar segundo os eixos longitudinais, dispostos lado a lado e cobertos por um tabuleiro de madeira ou concreto onde a carga será depositada e os equipamentos, instalados. Com base nessas informações, julgue os itens subseqüentes.
O metacentro de cada prisma do cais flutuante, carregado com a respectiva carga, deve ficar acima do próprio baricentro para ser mantida a estabilidade do conjunto quando submetido a cargas mal distribuídas ou oscilar sob a ação de ondulação.
Os gestores do porto de SUAPE/PE o apresentam, em seu sítio na Internet, como o mais completo pólo para a localização de negócios industriais e portuários da região Nordeste, dispondo de infra-estrutura completa para atender às necessidades dos mais diversos empreendimentos, atraindo um número cada vez maior de empresas interessadas em colocar seus produtos no mercado regional ou exportá-los para outros países. O sítio, complementando a informação acima, acrescenta que mais de 70 empresas estão ali instaladas ou em fase de instalação, construindo em SUAPE um complexo portuário industrial. Acerca dessas informações, julgue os itens a seguir.
Os gestores chamam a atenção dos armadores e operadores para a vocação de hub port de SUAPE.
Os gestores do porto de SUAPE/PE o apresentam, em seu sítio na Internet, como o mais completo pólo para a localização de negócios industriais e portuários da região Nordeste, dispondo de infra-estrutura completa para atender às necessidades dos mais diversos empreendimentos, atraindo um número cada vez maior de empresas interessadas em colocar seus produtos no mercado regional ou exportá-los para outros países. O sítio, complementando a informação acima, acrescenta que mais de 70 empresas estão ali instaladas ou em fase de instalação, construindo em SUAPE um complexo portuário industrial. Acerca dessas informações, julgue os itens a seguir.
O porto de SUAPE é um instrumento facilitador na importação de matérias-primas e partes de equipamentos, ao mesmo tempo que faculta espaço e condições para a agregação de valor aos insumos importados que podem ser exportados, via porto, como manufaturados, para outros mercados da América Latina e do Sudeste/Sul do país.
Os gestores do porto de SUAPE/PE o apresentam, em seu sítio na Internet, como o mais completo pólo para a localização de negócios industriais e portuários da região Nordeste, dispondo de infra-estrutura completa para atender às necessidades dos mais diversos empreendimentos, atraindo um número cada vez maior de empresas interessadas em colocar seus produtos no mercado regional ou exportá-los para outros países. O sítio, complementando a informação acima, acrescenta que mais de 70 empresas estão ali instaladas ou em fase de instalação, construindo em SUAPE um complexo portuário industrial. Acerca dessas informações, julgue os itens a seguir.
As instalações de SUAPE não permitem realizar a operação de transhipment.
O balizamento, ou sinalização náutica, é o conjunto de sistemas e recursos visuais, sonoros, radioelétricos e eletrônicos destinados a proporcionar ao navegante informações para que dirija o movimento da embarcação sob sua responsabilidade com segurança e economia. No que se refere a esse assunto, julgue os itens subseqüentes.
Bóias são corpos flutuantes, de dimensões, formas e cores definidas, fundeados por amarras e ferros (âncoras) ou poitas, em locais previamente determinados. Sua finalidade é indicar ao navegante, apenas no período diurno, o caminho a ser seguido.
O balizamento, ou sinalização náutica, é o conjunto de sistemas e recursos visuais, sonoros, radioelétricos e eletrônicos destinados a proporcionar ao navegante informações para que dirija o movimento da embarcação sob sua responsabilidade com segurança e economia. No que se refere a esse assunto, julgue os itens subseqüentes.
Os faróis são constituídos de uma estrutura fixa, de formas e cores variadas, montada em pontos de coordenadas geográficas conhecidas na costa ou nas margens de rios, dotada de equipamento luminoso que exibe luz com característica predeterminada. Sua principal finalidade é a orientação de navegantes de longo curso.
O balizamento, ou sinalização náutica, é o conjunto de sistemas e recursos visuais, sonoros, radioelétricos e eletrônicos destinados a proporcionar ao navegante informações para que dirija o movimento da embarcação sob sua responsabilidade com segurança e economia. No que se refere a esse assunto, julgue os itens subseqüentes.
No Brasil, para balizamento de vias navegáveis em águas interiores, é obrigatória a adoção do sistema de balizamento marítimo da região B, da Associação Internacional de Sinalização Náutica (IALA), que pode ser complementado por outros sinais de auxílio à navegação, independentemente de autorização.
A regularização de um rio consiste basicamente na construção, em seu leito, de obras para dirigir e guiar as correntes, de forma a se obter um leito estável, segundo um traçado e um perfil transversal determinados, para se corrigirem e regularizarem as imperfeições naturais e se elevar o nível de água. Com relação às diversas medidas que podem ser adotadas para se regularizar um rio, julgue os itens a seguir.
Nos rios de leito móvel, a regularização pode ser feita por meio da união das águas, nos níveis médio ou de estiagem, em um único leito, quando o rio se divide em diversos braços. Para tanto, constroem-se diques de fechamento nos braços secundários com coroamento, aproximadamente, no nível de água adequado à navegação.
A regularização de um rio consiste basicamente na construção, em seu leito, de obras para dirigir e guiar as correntes, de forma a se obter um leito estável, segundo um traçado e um perfil transversal determinados, para se corrigirem e regularizarem as imperfeições naturais e se elevar o nível de água. Com relação às diversas medidas que podem ser adotadas para se regularizar um rio, julgue os itens a seguir.
A regularização por correntes helicoidais é obtida por meio do uso de estruturas temporárias que produzem alterações nas condições de escoamento, de forma a erodir um trecho do rio e, assim, escavar o seu leito, aumentando sua profundidade.
A regularização de um rio consiste basicamente na construção, em seu leito, de obras para dirigir e guiar as correntes, de forma a se obter um leito estável, segundo um traçado e um perfil transversal determinados, para se corrigirem e regularizarem as imperfeições naturais e se elevar o nível de água. Com relação às diversas medidas que podem ser adotadas para se regularizar um rio, julgue os itens a seguir.
Para regularizar rios de fundo fixo, podem-se construir espigões ou diques longitudinais, de forma a gerar-se uma concentração do fluxo que provoque erosão do leito do rio, garantindo-se, assim, a profundidade mínima desejada. Nesse caso, é mais vantajoso o uso de dique que o de espigões.
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