Questões de Engenharia Naval da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

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No que se refere a resistência estrutural, julgue os itens a seguir. Considere que, em uma barcaça em forma de paralelepípedo dividido por anteparas transversais em cinco tanques de comprimentos iguais, foram carregados os dois tanques da extremidade e mantidos vazios os três centrais. Essa situação é caracterizada como tosamento e o momento flector máximo ocorrerá nas extremidades.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de tecnologias de soldagem e com base na figura acima, julgue os itens seguintes.

Considere que, na preparação em V do desenho, estão representados o ângulo de abertura, o afastamento (horizontal) e o trecho reto do chanfro (vertical) para penetração de uma solda. Nesse caso, a tendência à falta de penetração torna-se mais pronunciada à medida que o trecho reto do chanfro aumenta e o afastamento diminui.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de tecnologias de soldagem e com base na figura acima, julgue os itens seguintes.

Entre as posições de soldagem com junta de topo e chanfro em V, a que é empregada com mais freqüência é a sobre-cabeça, por ser a de mais fácil execução.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere a hidrodinâmica, julgue os itens a seguir. Segundo a teoria da quantidade de movimento, o propulsor (visto como um disco propulsor) mais eficiente é aquele que provoca o menor aumento nas velocidades das partículas fluidas que o atravessam.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere a hidrodinâmica, julgue os itens a seguir. Para se acelerar um corpo em um meio fluido infinito, deve-se aplicar sobre ele uma força para vencer a resistência do fluido. Essa resistência é composta de duas contribuições: uma força proporcional e contrária à aceleração do corpo e outra que é função da velocidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere a hidrodinâmica, julgue os itens a seguir. Ao se aplicar um ângulo de ataque ao leme de um navio, este se comporta como uma asa de pequena razão de aspecto. Lemes com alta razão de aspecto são efetivos para grandes ângulos de ataque.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere a hidrodinâmica, julgue os itens a seguir. A linha do ITTC é considerada uma linha de extrapolação de resultados de testes da escala do modelo de um navio para a escala do navio. Ela também é vista como a curva de resistência friccional do navio. Conseqüentemente, ela varia com o número de Reynolds, de tal forma que o coeficiente de resistência friccional aumenta com a velocidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de arquitetura naval, julgue os seguintes itens. Uma embarcação é muito estável em qualquer situação. O parâmetro GM determina a estabilidade da embarcação, apesar de não poder ser obtido por meio da curva de estabilidade estática (CEE).

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de arquitetura naval, julgue os seguintes itens. Considere que, em uma embarcação com deslocamento de 8.900 ton, KM igual a 9.400 m e KG igual a 7.620 m, uma carga de 200 ton seja movimentada do porão inferior (KG = 4,26 m) para o convés superior (KG = 12,60 m). Nesse caso, o momento de restauração para uma inclinação de 5º após a operação realizada encontra-se entre 1.200 e 1.300 ton.m.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de arquitetura naval, julgue os seguintes itens. O efeito de superfície livre em um tanque, que depende das ondas geradas no interior deste, pode ser dimensionado caso seja conhecida a geometria do tanque.

  • C. Certo
  • E. Errado
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