Questões de Engenharia Naval da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

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O desenho esquemático acima representa uma turbina a vapor de reaquecimento e condensação, que movimenta um gerador para a produção de energia em uma usina termelétrica. Os estágios da turbina são do tipo Curtis-Rateau. Com relação ao projeto e operação dessa turbina, julgue os seguintes itens.

A figura mostra uma turbina de carcaça simples (single casing), usada em pequenas unidades termelétricas.

  • C. Certo
  • E. Errado

O desenho esquemático acima representa uma turbina a vapor de reaquecimento e condensação, que movimenta um gerador para a produção de energia em uma usina termelétrica. Os estágios da turbina são do tipo Curtis-Rateau. Com relação ao projeto e operação dessa turbina, julgue os seguintes itens.

A turbina esquematizada acima é de reação e apresenta queda de pressão tanto no empalhetamento móvel quanto no fixo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto aos procedimentos de pintura apresentados na situação hipotética acima, julgue os próximos itens.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto aos procedimentos de pintura apresentados na situação hipotética acima, julgue os próximos itens.

O veículo da tinta de fundo é o óxido de ferro, o qual constitui a parte volátil da tinta.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto aos procedimentos de pintura apresentados na situação hipotética acima, julgue os próximos itens.

O jateamento ao metal quase branco corresponde ao padrão Sa1 ½ da norma sueca SIS e da ISO.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto aos procedimentos de pintura apresentados na situação hipotética acima, julgue os próximos itens.

O pigmento especial selecionado para esse esquema de pintura foi o antiincrustante, para evitar a aderência ao casco de cracas, mariscos, corais e algas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à análise das estruturas oceânicas, julgue os itens subseqüentes.

Comparando a resistência à flambagem de uma mesma unidade de chapeamento, simplesmente apoiada, quando a carga de compressão atua nos seus lados mais longos ou nos seus lados mais curtos, a tensão crítica de flambagem é maior quando a carga de compressão atua nos lados mais longos da unidade de chapeamento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à análise das estruturas oceânicas, julgue os itens subseqüentes.

Quanto à distribuição do momento fletor em navios na condição de águas tranqüilas, pode-se dizer que é uma função da distribuição dos pesos, das formas do casco e do peso específico da água do mar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à análise das estruturas oceânicas, julgue os itens subseqüentes.

Os modos de falha mais relevantes para a análise estrutural dos elementos de um navio, incluem a flambagem dos membros estruturais e o escoamento do material dos membros.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à análise das estruturas oceânicas, julgue os itens subseqüentes.

Um navio é constituído por painéis do casco, que são unidades formadas de chapeamento, perfis com pequenas inércias e perfis com grandes inércias, e são limitados por outros painéis (por exemplo, um painel do fundo pode ser limitado por painéis dos costados e anteparas). Quanto aos componentes de um painel do fundo como membros resistentes, os reforçadores com maiores inércias servem como apoio para os reforçadores com menores inércias e, ao mesmo tempo, colaboram com estes servindo também de apoio para o chapeamento.

  • C. Certo
  • E. Errado
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