Lista completa de Questões de Engenharia Química da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Existe no mundo uma quantidade consideravelmente grande de óleo e gás, cuja tecnologia de produção disponível requer altos custos, inviabilizando a sua produção comercial, classificados como Reservas de Exploração não Convencionais. É volume que NÃO faz parte desta classificação de reservas não convencionais o
gás em reservatórios retrógrados.
gás em solução na água de aqüíferos.
óleo em xistos e folhelhos betuminosos.
hidrato de gás em regiões congeladas.
hidrato de gás no fundo dos oceanos.
15
35
45
175
185
Os itens a seguir relacionam os principais mecanismos de produção de um reservatório, além de segregação gravitacional e mecanismos combinados.
I - Gás em solução
II - Capa de gás
III - Influxo de água
Com relação à caracterização de reservatórios, tem-se que
II é um mecanismo, exclusivamente, de reservatórios de gás.
III é um mecanismo, exclusivamente, de reservatórios de óleo.
I e II são mecanismos, exclusivamente, de reservatórios de óleo.
I e III são mecanismos, exclusivamente, de reservatórios de óleo.
II e III são mecanismos, exclusivamente, de reservatórios de óleo.
O processamento primário a que são submetidos o petróleo e o gás natural, provenientes dos reservatórios produtores de um campo, ocorre nas estações terrestres ou nas unidades marítimas de produção. Independente da ordem em que são realizadas, fazem parte das atividades de E&P (Downstream) as seguintes operações, para o fluxo do petróleo:
compressão, tratamento, separação e armazenamento.
processamento, compressão, armazenamento e separação.
tratamento, separação, bombeamento e armazenamento.
purificação, separação, tratamento e bombeamento.
purificação, processamento, separação e tratamento.
A seqüência percorrida pelo petróleo produzido em campos marítimos, entre o reservatório e a refinaria é
coluna de produção, árvore de natal, linha de surgência, separador, tratador, navio aliviador, navio cisterna, terminal marítimo, estação de bombeamento, duto de transporte.
coluna de produção, árvore de natal, riser de produção, tratador, separador, navio cisterna, navio aliviador, terminal marítimo, estação de bombeamento, duto de transporte.
coluna de produção, árvore de natal, riser de produção, separador, tratador, navio cisterna, navio aliviador, terminal marítimo, estação de bombeamento, duto de transporte.
riser, árvore de natal, linha de surgência, separador, tratador, navio cisterna, navio aliviador, terminal marítimo, estação de compressão, duto de transporte.
riser, árvore de natal, umbilical, separador, tratador, navio cisterna, navio aliviador, terminal marítimo, estação de bombeamento, duto de transporte.
Qual das técnicas, listadas a seguir, é utilizada para a prevenção da integridade estrutural de dutos submarinos em operação para detecção de mossas ou pontos de corrosão interna?
Estanqueidade
Raios X
Cupons de corrosão
Pig instrumentado
Ultra-som
A legislação brasileira para o setor do petróleo, gás natural e biocombustíveis regulamentou e estabeleceu procedimentos para a desativação de instalações, em áreas de concessão, no final da fase de produção, e definiu os conteúdos dos programas e dos relatórios de desativação de instalações, assim como alguns condicionantes para a devolução de áreas. Sobre este tema pode-se afirmar que
deixa de ser responsabilidade do concessionário zelar pelas condições de segurança e de mínimo risco ao meio ambiente e à saúde humana quando as instalações de produção forem retiradas temporariamente de operação.
a retirada definitiva de operação de qualquer instalação de produção de um campo deve ser comunicada à ANP ao término do contrato de concessão daquela área.
o programa de desativação de instalações que orienta a execução da retirada definitiva de sua operação, prevista no Programa Anual de Trabalho e Orçamento (PAT), está dispensado da aprovação pela ANP.
em casos de extinção do contrato de concessão, a desativação de uma instalação de produção da área ocupada se fará por conta exclusiva do concessionário, incluindo a remoção dos bens que são objetos de reversão.
por justificativa técnica, por razões de segurança ou determinação do órgão ao qual compete o controle ambiental, a remoção de uma instalação de produção desativada pode não ser recomendada.
O método de elevação natural ou surgência dos poços de petróleo corre normalmente no início da vida das jazidas. Após alguns anos de produção, a pressão dos reservatórios declina, e métodos artificiais de elevação são necessários. Dos métodos de elevação artificiais mais comuns, utilizados na indústria de petróleo, aquele que mantém livre a seção da coluna de produção do poço é o bombeio
hidráulico
centrífugo submerso
por cavidades progressivas
pneumático (Gas lift)
mecânico
De acordo com a legislação brasileira, específica para a medição do petróleo e gás natural, os pontos de Medição Fiscal devem localizar-se imediatamente após a instalação do sistema de
tratamento, para o caso das medições de petróleo.
transferência, para o caso das medições de petróleo.
separação primária, para o caso das medições de petróleo.
separação e condicionamento, para o caso das medições de gás natural.
condicionamento e processamento, para o caso das medições de gás natural.
A regulamentação brasileira para a medição de petróleo e gás natural é aplicável a todos os sistemas de medição em linha ou em tanques destinados a medir, computar e mostrar os volumes de petróleo e gás natural. Em relação aos volumes medidos para as importações e exportações de petróleo e gás natural, essas medições estão ligadas à categoria de medição
fiscal
operacional
compartilhada
de apropriação
de transferência
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...